Questões de Engenharia Naval

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Limite de fluência é a(o)

  • A. tensão limite sob a qual um corpo não excede um valor especifico de deformação durante um período especifico de tempo sob uma temperatura determinada.
  • B. tensão limite sob a qual um corpo não excede um valor especifico de deformação durante um período especifico de tempo sob uma pressão determinada.
  • C. deformação limite sob a qual um corpo não excede um valor especifico de tensão de cisalhamento durante um período especifico de tempo sob uma temperatura determinada.
  • D. deformação limite sob a qual um corpo não excede um valor especifico de tensão durante um período especifico de tempo sob uma pressão determinada.
  • E. limite de tenacidade à fadiga sob o qual um corpo não excede um valor especifico de tensão durante um período especifico de tempo sob uma deformação determinada.

O caminho crítico e a sua duração são, respectivamente,

  • A.

    M-N-P-R-S-T ; 19 dias

  • B.

    M-N-P-R-S-T ; 23 dias

  • C.

    M-N-O-Q-S-T ; 21 dias

  • D.

    M-N-O-P-R-S-T ; 21 dias

  • E.

    M-N-O-P-R-S-T ; 23 dias

Os tratamentos térmicos são recursos de metalurgia empregados para se alterar algumas propriedades do aço, visando a adequar o material ao tipo de aplicação a que se destina. A característica do material que é menos afetada por esses tipos de tratamento é a(o)

  • A. dureza.
  • B. tenacidade.
  • C. tensão de ruptura.
  • D. tensão de escoamento.
  • E. módulo de elasticidade.

A metodologia da Espiral de Projeto do navio é uma sequência de cálculo que define as características de cada um dos sistemas do navio com base em procedimentos adequados à quantidade e ao nível de detalhamento de informações disponíveis naquele ponto do projeto. Sobre essa metodologia, é INCORRETO afirmar-se que

  • A.

    a resistência ao avanço, no primeiro ciclo da espiral, é calculada através de ensaios com modelo em tanque de provas.

  • B.

    o ponto inicial da espiral são os requisitos do armador, nos quais se estipulam as condições operacionais do navio.

  • C.

    as principais fases dessa espiral são o projeto de concepção, o projeto preliminar e o projeto de detalhamento.

  • D.

    as primeiras características do navio a serem definidas são as linhas do casco, baseadas nos requisitos do armador.

  • E.

    os valores obtidos em cada sistema são, a cada volta da espiral, recalculados e integrados aos valores obtidos nos demais sistemas.

Se a área da seção transversal resistente ao cisalhamento vale 0,15 m2, o valor da máxima tensão de cisalhamento, em MPa, é igual a

  • A. 10
  • B. 20
  • C. 30
  • D. 40
  • E. 50

Em relação às caldeiras aquatubulares, analise as afirmações a seguir.

I - Os economizadores são superfícies trocadoras de calor com a fi nalidade de elevar a temperatura do vapor produzido no tubulão superior a um valor superior ao valor de saturação.

II - O uso de caldeiras de recuperação é comum nos navios com propulsão Diesel, sendo possível produzir, através delas, vapor para fins de geração de potência elétrica ou aquecimento.

III - Os superaquecedores são trocadores de calor instalados na região de passagem dos gases de combustão de uma caldeira com a fi nalidade de aproveitar a energia térmica desses gases, transferindo-a para sua água de alimentação.

É correto APENAS o que se afirma em

  • A.

    I

  • B.

    II

  • C.

    III

  • D.

    I e II

  • E.

    II e III

Considerando a altura da linha neutra acima da linha de base e o momento de inércia da seção mestra em relação à linha neutra, respectivamente, iguais a 2 m e 0,9 m4, o valor da máxima tensão normal de flexão no convés, em MPa, vale

  • A. 100
  • B. 300
  • C. 500
  • D. 600
  • E. 900

Considere as afirmações sobre o sistema de óleo lubrificante em um motor de combustão interna.

I - Para evitar o atrito e dilatações excessivas entre as partes metálicas móveis do motor, o sistema de lubrifi cação introduz o lubrificante entre tais partes.

II - A função da lubrifi cação é, além de resfriar as superfícies que ficam em contato, proteger os componentes contra corrosões e melhorar a vedação entre os cilindros e os pistões.

III - Para que as impurezas contidas no óleo lubrifi cante sejam retidas, antes da passagem do óleo pelo motor, são introduzidos no sistema elementos filtrantes.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    III, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Qual o número adimensional que expressa a razão entre as forças de inércia e as forças viscosas no escoamento de um fluido, onde L é uma dimensão característica, g o valor da aceleração da gravidade, V uma velocidade,μ viscosidade dinâmica e p densidade?

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Para um motor Diesel de baixa rotação empregado na propulsão de navios petroleiros, são conhecidas as seguintes informações:

Poder calorífico do óleo combustível = 12 kWh/kg

Eficiência térmica = 50%

Rendimento mecânico = 95%

Nesse contexto, qual é, aproximadamente, o consumo específico do motor em kg/kWh?

  • A.

    0,175

  • B.

    0,167

  • C.

    0,158

  • D.

    0,088

  • E.

    0,044

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