Questões de Engenharia Naval

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  • A.

    10

  • B.

    15

  • C.

    20

  • D.

    25

  • E.

    50

O mastro de um navio, fabricado em aço comum, apresenta vibração com excessiva amplitude, causando danos à sua estrutura e aos equipamentos suportados. Ao se desenvolver um estudo para serem identificadas as causas do problema, constatou-se que o navio possuía em sua operação forças de excitação atuando fortemente entre as frequências de 2 e 20 Hz. Foram calculados os 3 primeiros modos de vibração do mastro, obtendo-se como resultado as frequências naturais de 15, 25 e 45 Hz, respectivamente. As medidas abaixo foram tomadas para se reduzir a amplitude de vibração, através do aumento do valor das frequências naturais de vibração do mastro, evitando-se a faixa das frequências de excitação.

I – Uso de aço especial no mastro com tensão de escoamento 50% superior à do aço comum.

II – Aumento da rigidez da estrutura através de reforços e alteração de sua geometria.

III – Redução do peso dos equipamentos e da estrutura do mastro.

Dentre as medidas tomadas, é(são) efetiva(s) a(s)

  • A. I, apenas.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

  • A.

    1,0

  • B.

    1,3

  • C.

    1,5

  • D.

    2,0

  • E.

    2,4

O limite de fadiga usado nos critérios mais comuns de modos de falha, em uma determinada aplicação, é obtido pela redução do valor resultante do ensaio de fadiga, dependendo das particulares condições de aplicação do componente estrutural e da sua manufatura. Dentre os fatores abaixo, qual NÃO contém um fator diretamente responsável pela alteração do valor do limite de fadiga resultante do respectivo ensaio?

  • A. Condições da superfície e forma.
  • B. Corrosão e temperatura.
  • C. Tamanho e pressão.
  • D. Tensão residual e tratamento superficial.
  • E. Fretting e carregamento.

A área sob a curva de um espectro de mar é dada pelo momento espectral de ordem zero m0 = 0,09 m2. Nesse contexto, qual o valor, em metros, da amplitude significativa (A1/3)?

  • A.

    0,6

  • B.

    0,9

  • C.

    1,2

  • D.

    1,5

  • E.

    1,8

Um navio de 200m de comprimento e pontal de 14 m está submetido a um momento fletor máximo de 5.000 t x m. O eixo neutro, na seção mestra, está localizado a 6 m acima da quilha. Se a tensão de escoamento do aço e o momento de inércia da seção mestra em relação ao eixo neutro são iguais, respectivamente, a 250 MPa e 3,2 x 1012 mm4, o fator de segurança a ser considerado é igual a (Considere a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2)

  • A. 1,3
  • B. 1,5
  • C. 2,0
  • D. 2,7
  • E. 3,0

Considere a lei de comparação ou similaridade proposta por Froude para a estimativa da resistência ao avanço do navio. Com base no ensaio de reboque do modelo do casco em tanque de provas e no valor do fator de escala (λ) entre o modelo e o navio, a velocidade do ensaio será igual à velocidade do navio multiplicada por

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

  • A. k . E . I
  • B. k . y . I
  • C. óX. E . I
  • D. óX. k . E . I
  • E. óX. k . E . y

Em relação aos equipamentos de amarração e fundeio, analise as afirmativas a seguir.

I - Por efeito de seu peso e desenho, a âncora possui a qualidade de, se largada em determinado fundo do mar, fazer presa nele e, se içada pela amarra, soltar- -se com facilidade.

II - Nos fundos que não sejam de boa tença, a desvantagem da âncora com menor poder de unhar é compensada retirando-se filame (comprimento da amarra fora do escovém) da amarra.

III - Com o navio fundeado, a amarra toma a forma de uma catenária que dá à amarração elasticidade, amortecendo qualquer choque brusco sobre a amarra e a âncora, o que é importante nos casos de mau tempo.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    III, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

  • A. não se alteram nas chapas originais.
  • B. aumentam no convés e no fundo.
  • C. aumentam no convés e diminuem no fundo.
  • D. diminuem no convés e no fundo.
  • E. diminuem no convés e aumentam no fundo.
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