Lista completa de Questões de Engenharia Naval do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tenacidade
Dureza
Elasticidade
Resiliência
Ductilidade
Em relação ao estudo da resistência estrutural do navio, analise as afirmativas a seguir.
I - A tensão primária possui distribuição linear ao longo do pontal do navio e atinge valores nulos nos chapeamentos do fundo e do convés principal, sendo o seu valor máximo no eixo neutro da viga-navio.
II - A tensão terciária é decorrente da flexão da unidade de chapeamento, apoiada ou engastada entre os reforçadores adjacentes que lhe servem de apoio, estando o chapeamento submetido a uma pressão lateral.
III - As tensões secundárias, em perfi s pesados, podem ser calculadas utilizando-se a teoria simples de viga, considerando que esses perfis carregam consigo uma região do chapeamento que pode conter outros perfis de menor rigidez.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Em relação à resistência estrutural primária de um navio, analise as afirmativas a seguir.
I - A curva de carga representa o carregamento que solicitará a viga-navio e é obtida subtraindo-se a curva de flutuação da curva de pesos do navio.
II - A ação das ondas sobre o navio modifi ca a distribuição da flutuação ao longo do seu comprimento, podendo resultar em maior solicitação estrutural à viga-navio.
III - O diagrama de forças cortantes atuantes na viga- -navio é obtido a partir da curva de carga e esse diagrama possui valor máximo próximo à seção de meia nau.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
As deformações de alquebramento, às quais estão sujeitas a viga-navio, geram, no convés das anteparas e no fundo, respectivamente, tensões
de tração e nulas
de tração e de compressão
de compressão e de tração
nulas e de tração
nulas e de compressão
15
20
25
30
35
Em relação ao fenômeno de vibração na estrutura de um navio, analise as afirmativas a seguir.
I - O efeito de slamming ao qual está sujeito um navio provoca um movimento vibratório de alta frequência que se propaga ao longo da sua estrutura.
II - Os esforços transmitidos pelo propulsor ao eixo provocam a vibração deste e, através das reações em seus mancais, induzem a vibração da estrutura do navio.
III - Os motores de combustão interna empregados na propulsão de um navio são fontes de excitação que podem vir a causar problemas de vibração indesejáveis à estrutura do navio.
IV - A ressonância entre o empuxo do propulsor e os modos de vibração axial da linha de eixo podem provocar vibrações indesejáveis à estrutura do navio na região do mancal de escora.
Está correto o que se afirma em
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Em relação às características de uma instalação propulsora marítima, analise as afirmativas a seguir.
I - A complexidade cada vez maior dos equipamentos modernos e dos requisitos crescentes de confi abilidade estão associados com a tendência de redução da tripulação.
II - Os gastos com consumo de óleo combustível representam uma parcela considerável do custo operacional do navio, o que determina a escolha por instalações de baixa efi ciência térmica.
III - O custo de manutenção e reparo depende de muitos fatores, tais como: política de manutenção e reparo, solicitação média da instalação, escolha do combustível e lubrifi cante e da qualificação da tripulação de máquinas.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
No projeto de uma instalação propulsora de navio, são conhecidos o coeficiente de redução da força propulsora (t) e o coeficiente de esteira (w). Nesse contexto, a eficiência do casco (ηH) é expressa por
Nos motores de combustão interna de quatro tempos do ciclo Otto, há transmissão de força motriz favorável à rotação do eixo virabrequim do motor, somente, no(s)
2º tempo
3º tempo
1º e 2º tempos
2º e 4º tempos
3º e 4º tempos
compressão e expansão adiabáticas reversíveis
compressão e expansão a volumes constantes
combustão e exaustão adiabáticas reversíveis
expansão e exaustão a volumes constantes
expansão e compressão adiabáticas reversíveis
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