Lista completa de Questões de Engenharia Naval do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O peso leve de um navio pode ser obtido experimentalmente através da realização de um teste de inclinação. Esse teste fornecerá um valor de peso ao qual, para se obter o peso leve da embarcação, é acrescido o peso
da tripulação e das provisões não embarcadas.
do material necessário à realização do teste.
do lastro líquido operacional não retirado.
do óleo combustível presente nos tanques de serviço.
dos equipamentos de convés não embarcados.
Qual o valor, em toneladas, da massa aproximada de uma barcaça de 85 m de comprimento, 9 m de pontal e 11 m de boca, que flutua com calado a vante de 6 m e calado a ré de 7 m em águas com 1.025kg/m3?
5.750
6.230
6.710
7.670
8.630
A partir das dimensões moldadas de um navio, para diversos calados e inclinações, são obtidas suas curvas hidrostáticas, que NÃO são suficientes, entretanto, para prever
a altura da quilha ao centro de flutuação KB.
a altura da quilha ao centro de gravidade KG.
o deslocamento em peso e volume.
as áreas do plano de flutuação.
as toneladas por centímetro de imersão.
A maior resistência à propulsão é indicada pelo coeficiente de forma
de bloco.
de linha dágua.
de seção mestra.
prismático vertical.
prismático.
Um navio possui um calado correspondente à linha de carga de verão no valor de 4,80 m. O valor do calado correspondente à linha de carga tropical é
5,00 m
4,70 m
4,90 m
5,10 m
4,60 m
Uma situação de estabilidade, na qual K=quilha, G=centro de gravidade, B=centro de empuxo e M=metacentro, é indicada por
KB > KM
KB > KG
KG > KM
GB > GM
BM > GM
Qual o fator que NÃO influencia o efeito de superfície livre de óleo em tanques parcialmente carregados, na estabilidade estática transversal inicial do navio?
Densidade do óleo
Altura de óleo no tanque
Largura do tanque
Comprimento do tanque
Deslocamento do navio
O ângulo máximo de inclinação transversal de um navio, sob a ação de vento lateral, ocorre somente na situação em que a(o)
força provocada pelo vento se iguala à força de empuxo vertical no navio.
força provocada pelo vento se iguala à força de empuxo lateral no navio.
energia acumulada pela força do vento se iguala à energia acumulada pelo empuxo lateral no navio.
energia acumulada pelo momento do vento se iguala à energia acumulada pelo momento de restauração do navio.
momento provocado pelo vento se iguala ao momento de restauração do navio.
Sobre avaria e subdivisão em Arquitetura Naval, analise as afirmações a seguir.
I - Os compartimentos de máquinas deverão ser delimitados por anteparas estanques à água, prolongadas até o convés de borda livre.
II - As anteparas do pique tanque de ré deverão ser colocadas em todos os navios, dispostas de maneira a encerrar o tubo telescópico num compartimento estanque à água, e deverão prolongar-se até o convés resistente.
III - Uma antepara de colisão, sem aberturas, deverá ser colocada em todos os navios e deverá estender- se até o convés de borda livre.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Considerando que uma massa de 5.000 t a bordo de um navio é movimentada na vertical para cima de 2 metros, analise as afirmativas a seguir.
I - A faixa de estabilidade do navio diminui.
II - A área abaixo da curva de estabilidade do navio aumenta.
III - A distância vertical do centro de gravidade G ao metacentro M diminui.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
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