Lista completa de Questões de Engenharia Naval do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação ao sistema de lubrificação de um motor de combustão interna, analise as afirmativas a seguir.
I - A viscosidade de um óleo lubrificante deve ser suficiente para assegurar um atrito líquido das peças do motor a altas temperaturas de funcionamento, visto que a viscosidade diminui com o aumento da temperatura.
II - Os óleos lubrificantes de baixa temperatura de combustão são empregados nos motores de combustão interna a dois tempos que não utilizam cárter como depósito de óleo misturado ao óleo combustível.
III - O ponto de congelamento de um óleo lubrificante deve ser o mais alto possível, de forma a facilitar que o motor entre em movimento depois de um tempo prolongado de exposição a temperaturas muito baixas.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Num ciclo Rankine ideal, uma turbina desenvolve uma potência de 20 HP com uma variação de entalpia igual a 100 kcal/kg. Para essa situação, qual o fluxo de massa de vapor, em kg/min, que passa pela turbina?
Dados: 1 HP 10,7 kcal/min
0,54
1,07
2,14
4,28
6,42
As âncoras têm como objetivo aguentar o navio no fundeadouro, evitando que ele seja arrastado por forças externas, como ventos, correntezas ou ondas. Dessa forma, o peso desse equipamento tem um grau de importância elevado no seu projeto. Para determinar o peso de uma âncora, as Sociedades Classificadoras, normalmente, adotam tabelas próprias que têm como dado de entrada a(o)
boca do navio
calado do navio
comprimento de amarra
comprimento do navio
numeral do equipamento
Normas e regulamentos internacionais preveem a dotação de alguns equipamentos de salvatagem, segurança e combate a incêndio para o passadiço de um navio petroleiro, EXCETO a dotação de
sistema fixo de CO2
coletes salva-vidas
detector de fumaça
dispositivo para alarme geral
extintores portáteis de pó químico
Para combater um incêndio da classe C, que ocorre em equipamentos elétricos energizados, podem-se utilizar como agentes extintores
CO2 e água
espuma e CO2
espuma e água
CO2 e pó químico seco
espuma e pó químico seco
M-O-P-Q e 12 dias
M-O-N-Q e 10 dias
M-N-Q e 9 dias
M-P-Q e 5 dias
M-O-Q e 5 dias
O projeto de um navio é o conjunto de tarefas que vão desde o surgimento da necessidade de obtenção de informações ao final do detalhamento para a construção. Sobre as características do projeto de um navio, considere as tarefas abaixo.
I - Definição dos requisitos do armador
II - Elaboração de desenhos estruturais de fabricação
III - Elaboração de desenhos de instalação de equipamentos
IV - Estabelecimento das dimensões principais do navio
São tarefas pertencentes à fase de projeto de detalhamento as apresentadas em
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
A metodologia da espiral de projeto é caracterizada pela sequência de tarefas que incorpora os requisitos iniciais de projeto, os parâmetros geométricos do navio e os itens para análise desses parâmetros, repetindo o processo o quanto for necessário até atingir a convergência de valores desejada. Nesse contexto, é INCORRETO afirmar-se que
a execução das tarefas ocorre de forma sequencial.
a estimativa inicial pode ser executada com base em navios semelhantes.
o grau de detalhamento do projeto cresce à medida que se percorre a espiral.
as tarefas são executadas, segundo os processos da engenharia simultânea.
cada tarefa executada tem uma forte dependência em relação às demais.
No arranjo de acomodações de um navio, devem ser considerados alguns requisitos mínimos de habitabilidade, EXCETO a(s)
altura entre conveses
largura dos corredores de circulação
posição dos postos de reunião
quantidade de aparelhos sanitários
dimensões dos camarotes
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