Questões de Engenharia Naval do ano 2011

Lista completa de Questões de Engenharia Naval do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação ao sistema de lubrificação de um motor de combustão interna, analise as afirmativas a seguir.

I - A viscosidade de um óleo lubrificante deve ser suficiente para assegurar um atrito líquido das peças do motor a altas temperaturas de funcionamento, visto que a viscosidade diminui com o aumento da temperatura.

II - Os óleos lubrificantes de baixa temperatura de combustão são empregados nos motores de combustão interna a dois tempos que não utilizam cárter como depósito de óleo misturado ao óleo combustível.

III - O ponto de congelamento de um óleo lubrificante deve ser o mais alto possível, de forma a facilitar que o motor entre em movimento depois de um tempo prolongado de exposição a temperaturas muito baixas.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Num ciclo Rankine ideal, uma turbina desenvolve uma potência de 20 HP com uma variação de entalpia igual a 100 kcal/kg. Para essa situação, qual o fluxo de massa de vapor, em kg/min, que passa pela turbina?

Dados: 1 HP 10,7 kcal/min

  • A.

    0,54

  • B.

    1,07

  • C.

    2,14

  • D.

    4,28

  • E.

    6,42

As âncoras têm como objetivo aguentar o navio no fundeadouro, evitando que ele seja arrastado por forças externas, como ventos, correntezas ou ondas. Dessa forma, o peso desse equipamento tem um grau de importância elevado no seu projeto. Para determinar o peso de uma âncora, as Sociedades Classificadoras, normalmente, adotam tabelas próprias que têm como dado de entrada a(o)

  • A.

    boca do navio

  • B.

    calado do navio

  • C.

    comprimento de amarra

  • D.

    comprimento do navio

  • E.

    numeral do equipamento

Normas e regulamentos internacionais preveem a dotação de alguns equipamentos de salvatagem, segurança e combate a incêndio para o passadiço de um navio petroleiro, EXCETO a dotação de

  • A.

    sistema fixo de CO2

  • B.

    coletes salva-vidas

  • C.

    detector de fumaça

  • D.

    dispositivo para alarme geral

  • E.

    extintores portáteis de pó químico

Para combater um incêndio da classe C, que ocorre em equipamentos elétricos energizados, podem-se utilizar como agentes extintores

  • A.

    CO2 e água

  • B.

    espuma e CO2

  • C.

    espuma e água

  • D.

    CO2 e pó químico seco

  • E.

    espuma e pó químico seco

  • A.

    M-O-P-Q e 12 dias

  • B.

    M-O-N-Q e 10 dias

  • C.

    M-N-Q e 9 dias

  • D.

    M-P-Q e 5 dias

  • E.

    M-O-Q e 5 dias

O projeto de um navio é o conjunto de tarefas que vão desde o surgimento da necessidade de obtenção de informações ao final do detalhamento para a construção. Sobre as características do projeto de um navio, considere as tarefas abaixo.

I - Definição dos requisitos do armador

II - Elaboração de desenhos estruturais de fabricação

III - Elaboração de desenhos de instalação de equipamentos

IV - Estabelecimento das dimensões principais do navio

São tarefas pertencentes à fase de projeto de detalhamento as apresentadas em

  • A.

    I e IV, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    I, II e III, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

A metodologia da espiral de projeto é caracterizada pela sequência de tarefas que incorpora os requisitos iniciais de projeto, os parâmetros geométricos do navio e os itens para análise desses parâmetros, repetindo o processo o quanto for necessário até atingir a convergência de valores desejada. Nesse contexto, é INCORRETO afirmar-se que

  • A.

    a execução das tarefas ocorre de forma sequencial.

  • B.

    a estimativa inicial pode ser executada com base em navios semelhantes.

  • C.

    o grau de detalhamento do projeto cresce à medida que se percorre a espiral.

  • D.

    as tarefas são executadas, segundo os processos da engenharia simultânea.

  • E.

    cada tarefa executada tem uma forte dependência em relação às demais.

No arranjo de acomodações de um navio, devem ser considerados alguns requisitos mínimos de habitabilidade, EXCETO a(s)

  • A.

    altura entre conveses

  • B.

    largura dos corredores de circulação

  • C.

    posição dos postos de reunião

  • D.

    quantidade de aparelhos sanitários

  • E.

    dimensões dos camarotes

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...