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No que se refere à resistência primária de estruturas oceânicas, analise as afirmações a seguir.
I O módulo de seção utilizado para verificar o dimensionamento da estrutura de sua seção mestra é equivalente à razão entre o momento fletor máximo e a tensão admissível do material.
II Numa barcaça em forma de um paralelepípedo, dividido por anteparas transversais em cinco tanques de comprimentos iguais, foram carregados os dois tanques da extremidade, mantidos vazios os três centrais, situação essa caracterizada como tosamento, na qual o momento fletor máximo ocorrerá nas extremidades.
III O eixo neutro da seção mestra de um navio está localizado no fundo, onde as tensões normais de flexão pura da seção são nulas.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Em um FPSO, cuja seção mestra possui a distância máxima do CG de aço ao convés ou fundo igual a 6 m, o momento de inércia de área da seção de aço é igual a 27 m4, e a tensão admissível do aço é igual a 250 MPa, onde a aceleração da gravidade é 9,8 m/s2. Nessas condições, o momento fletor máximo (tonelada-força x metro) em sua seção mestra será, aproximadamente,
112.500
114.800
1.125.000
1.148.000
11.250.000
Os fatores abaixo são importantes na resistência estrutural de sistemas flutuantes à flexão, EXCETO o(a)
momento fletor.
momento de inércia da seção transversal.
módulo de seção ou módulo de resistência.
estabilidade transversal inicial.
tensão normal admissível do material.
Comparando a tensão crítica de flambagem (Scr) de três painéis com as mesmas dimensões, uma de aço de alta resistência (AR), uma de aço comum (AC) e uma de alumínio (AL), tem-se
ScrAR > ScrAC > ScrAL
ScrAR = ScrAC = ScrAL
ScrAR = ScrAC > ScrAL
ScrAR > ScrAC = ScrAL
ScrAR < ScrAC < ScrAL
A predição de frequências de ressonância na vibração em navios é importante para
evitar impactos provenientes de explosão.
minimizar níveis de ruído propagados para o ouvido.
evitar que agentes externos operem em frequências próximas às naturais, o que amplificaria o efeito da vibração.
minimizar a vibração nesta frequência, decorrente do impacto.
evitar que a vibração seja transmitida à tripulação.
Em relação à mecânica estrutural de plataformas oceânicas, analise as afirmações a seguir.
I A resistência à torção em unidades do tipo FPSO é geralmente menor que a de uma plataforma do tipo semissubmersível.
II A análise de fadiga é necessária quando uma estrutura está submetida a esforços cíclicos.
III A máxima distância do eixo neutro ao convés ou ao fundo influencia o valor da resistência à flexão de um sistema flutuante.
Está correto o que se afirma em
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Com relação ao sistema de distribuição de combustível em navios (óleo pesado e óleo diesel), considerando o fluxo de combustível desde os tanques de armazenamento até a injeção no motor, analise as afirmativas a seguir.
I Os purificadores situam-se entre os tanques de sedimentação e serviço e separam água e sólidos (borra) do óleo, tornando-o limpo.
II O tempo de sedimentação para o óleo pesado é calculado em função do consumo específico do motor, potência do motor e autonomia do navio.
III Em sistemas que usam óleo pesado, é necessário o aquecimento dos tanques de armazenamento, sedimentação e serviço, ao passo que, para sistemas que usam óleo diesel, somente o tanque de sedimentação pode ser aquecido.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Considere uma potência entregue ao propulsor (DHP) igual a 8.000 kW à rotação de 90 rpm. Suponha que o coeficiente de torque (Kq) tenha pouca variação com a rotação e que possa ser considerado constante. Admita, ainda, que as margens de mar, rotação e operacional são, respectivamente, 15%, 5% e 10%. Para a escolha do motor, os valores de potência e rotação devem ser, respectivamente, de
9.200 kW e 93,8 rpm.
10.653 kW e 98,5 rpm.
11.718 kW e 101,3 rpm.
12.236 kW e 105,6 rpm.
13.445 kW e 107,8 rpm.
No que se refere à operação e ao desempenho de motores diesel de navios, afirma-se que o(s)
resfriador intermediário reduz a temperatura do ar, após a passagem no turbo carregador, com intuito de aumentar a massa de ar admitida no motor.
turbo-carregador é um dispositivo que aumenta a vazão de gases de exaustão dos motores para aumento de potência.
motores diesel operam no ciclo diesel, caracterizado por adição de calor a volume constante.
motores de 4 tempos produzem mais potência comparados a motores de 2 tempos, já que ocorre um ciclo de potência a cada volta completa do eixo de manivelas.
motores de 2 tempos são dotados de janelas de admissão e exaustão, ambas para aumento do curso do cilindro do motor.
Quanto à eficiência do sistema propulsivo de navios, afirma- se que o(a)
aumento da razão de áreas (Fa/F) aumenta a eficiência em águas abertas.
aumento do número de pás aumenta a eficiência do propulsor, quando mantidos constantes P/D, Fa/F, rotação e diâmetro.
maior diâmetro do propulsor conduz à maior eficiência propulsiva, sendo o peso do propulsor o limite para o aumento do diâmetro.
diminuição da rotação reduz a eficiência do propulsor e é limitada pelo aumento do torque do motor em instalações com acoplamento direto motor-propulsor.
maior eficiência propulsiva em águas abertas (ηo) sempre leva à escolha do melhor motor, tendo o custo operacional (combustível) como critério de seleção.
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