Questões de Engenharia Naval do ano 2011

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A força cisalhante e o momento fletor atuantes nessa seção transversal da viga são, respectivamente,

  • A.

    F e Fa/3

  • B.

    2F/3 e Fa

  • C.

    2F/3 e Fa/3

  • D.

    F/3 e Fa/3

  • E.

    F/3 e Fa

  • A.

    tridimensional com a deformação εz positiva.

  • B.

    tridimensional com a deformação εz negativa.

  • C.

    unidimensional com a deformação εx positiva.

  • D.

    bidimensional com as deformações εx e εy positivas.

  • E.

    bidimensional com as deformações εx e εy negativas.

O diagrama de momentos fletores de uma viga engastada- apoiada, sujeita a uma carga uniformemente distribuída ao longo de todo o seu comprimento, possui a forma

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Uma estrutura elástica, sujeita a vibrações, é modelada como um sistema de 10 graus de liberdade. Desse modelo são obtidas 10 frequências naturais não amortecidas, sendo cada uma dessas frequências correspondente a um(a)

  • A.

    grau de liberdade.

  • B.

    modo de vibração da estrutura.

  • C.

    tipo de material utilizado na estrutura.

  • D.

    elemento estrutural constituinte da estrutura.

  • E.

    frequência de excitação do sistema.

Um engenheiro substituiu o perfil utilizado na fabricação de uma viga elástica biapoiada sob flexão por outro, com momento de inércia de área da seção transversal quatro vezes maior e com todos os demais parâmetros idênticos. Com essa substituição, as frequências naturais não amortecidas do novo perfil, relativamente ao perfil original, foram

  • A.

    duplicadas.

  • B.

    triplicadas.

  • C.

    quadruplicadas.

  • D.

    reduzidas à metade.

  • E.

    reduzidas a um quarto.

Considere uma barcaça prismática com as seguintes características:

• 30 m de comprimento;

• 5 m de boca e 3 m de pontal;

• dividida longitudinalmente em três tanques de 10 metros de comprimento cada, desprezando o peso do casco;

• tanque central vazio e os dois tanques das extremidades de ré e vante totalmente carregados (até o topo) com óleo de massa específica de 900 kg/m3.

O momento fletor máximo que ocorre na seção mestra dessa barcaça vale, em toneladas-força x metro,

  • A.

    337,5

  • B.

    675,0

  • C.

    1.012,5

  • D.

    1.350,0

  • E.

    2.700,0

O ensaio de tração de aço estrutural de alta resistência, utilizado em estruturas navais e oceânicas, requer que o limite de resistência à tração e que o limite mínimo de escoamento sejam, respectivamente,

  • A.

    410-500 MPa e 250 MPa

  • B.

    410-500 MPa e 320 MPa

  • C.

    480-600 MPa e 320 MPa

  • D.

    500-630 MPa e 250 MPa

  • E.

    500-630 MPa e 360 MPa

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