Questões de Engenharia Naval do ano 2011

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Se a área da seção transversal resistente ao cisalhamento vale 0,15 m2, o valor da máxima tensão de cisalhamento, em MPa, é igual a

  • A. 10
  • B. 20
  • C. 30
  • D. 40
  • E. 50

Considerando a altura da linha neutra acima da linha de base e o momento de inércia da seção mestra em relação à linha neutra, respectivamente, iguais a 2 m e 0,9 m4, o valor da máxima tensão normal de flexão no convés, em MPa, vale

  • A. 100
  • B. 300
  • C. 500
  • D. 600
  • E. 900

Qual o número adimensional que expressa a razão entre as forças de inércia e as forças viscosas no escoamento de um fluido, onde L é uma dimensão característica, g o valor da aceleração da gravidade, V uma velocidade,μ viscosidade dinâmica e p densidade?

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Camada limite é a região

  • A. adjacente a uma superfície sólida na qual as forças de inércia são importantes.
  • B. adjacente a uma superfície sólida na qual as forças de inércia são superiores às viscosas.
  • C. adjacente a uma superfície sólida na qual as forças viscosas são importantes
  • D. adjacente a uma superfície sólida na qual as forças de viscosas são superiores às de inércia e gravitacional.
  • E. limítrofe entre o escoamento laminar e o turbulento.

O período de pico (TP) de um espectro de ondas representa o período

  • A. central do espectro.
  • B. entre zeros do espectro.
  • C. de densidade espectral zero.
  • D. de menor energia do espectro.
  • E. de maior energia do espectro.

Os Operadores de Amplitude de Resposta (RAO) são funções de transferência usadas para determinar o efeito de um estado de mar nos movimentos de um navio. Considerando o cálculo do RAO para um navio petroleiro típico, analise as afirmativas a seguir.

I – As forças viscosas afetam mais os movimentos de surge e roll.

II – O RAO só é definido quando os movimentos do navio podem ser assumidos como lineares.

III – As forças de amortecimento podem ser desprezadas.

Está correto o que se afirma em

  • A. II, apenas.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Alguns coeficientes são utilizados para se extrapolar o comportamento de modelos de navios, dentre os quais podemos destacar o número de Reynolds, que

  • A. é válido somente se o escoamento for laminar.
  • B. é válido somente se o escoamento for turbulento.
  • C. relaciona forças inerciais com forças de viscosidade.
  • D. é a razão entre uma força inercial com uma força gravitacional.
  • E. está relacionado com a resistência por formação de ondas.

Sobre o arranjo e subdvisão do casco de navios, analise as afirmativas a seguir.

I - A exigência de utilização de casco duplo e fundo duplo para novos petroleiros de grande porte bruto é regulamentada por legislação internacional e visa à prevenção da poluição por óleo.

II - Para efeitos de compartimentagem e de cálculos da estabilidade em avaria, o valor da permeabilidade de cada compartimento é considerado invariável e independente do fim a que ele se destina.

III - Os compartimentos destinados a receber os aparelhos de governo de uma embarcação devem ser, tanto quanto possível, separados dos compartimentos de máquinas.

Está correto APENAS o que se afirma em

  • A. II.
  • B. III.
  • C. I e II.
  • D. I e III.
  • E. II e III.

Normalmente, os procedimentos estabelecidos pelas Sociedades Classificadoras para o cálculo dos esforços solicitantes, requisitos de resistência, dimensões de chapeamento e reforços estruturais

  • A. são imprecisos e de pequena margem de segurança.
  • B. são amplamente utilizados nas etapas do projeto de detalhamento.
  • C. fornecem resultados subdimensionados.
  • D. agilizam o processo preliminar de dimensionamento estrutural.
  • E. necessitam de posterior análise racional.
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