Questões de Engenharia Naval do ano 2011

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  • A. não se alteram nas chapas originais.
  • B. aumentam no convés e no fundo.
  • C. aumentam no convés e diminuem no fundo.
  • D. diminuem no convés e no fundo.
  • E. diminuem no convés e aumentam no fundo.

  • A. 2P, compressão.
  • B. P, tração.
  • C. P/2, tração.
  • D. P, compressão.
  • E. P/2, compressão.

Um problema encontrado no projeto de um navio é a estimativa do seu peso leve, cujo valor é fundamental para o desenvolvimento do projeto. Para que o peso leve não seja subestimado durante o projeto, analise as medidas a serem tomadas.

I – Inclusão de margem de peso para a solda.

II – Inclusão de margem de peso para espessura de chapas usadas na construção.

III – Inclusão de margem para o volume dos porões de carga.

É(São) válida(s) APENAS a(s) medida(s)

  • A. I.
  • B. II.
  • C. III.
  • D. I e II.
  • E. I e III.

Na construção naval, a edificação de navios é, normalmente, realizada em carreiras ou diques secos. Em comparação à edificação em diques secos, a edificação em carreiras acarreta

  • A. facilidade de edificação do navio em um piso plano e necessidade de lançamento do casco.
  • B. menor custo para construção do estaleiro e dificuldade na edificação do navio, devido à inclinação do piso.
  • C. menor custo para construção do estaleiro e facilidade de edificação do navio em um piso plano.
  • D. maior custo para construção do estaleiro e dificuldade na edificação do navio, devido à inclinação do piso
  • E. maior custo para construção do estaleiro e necessidade de lançamento do casco.

Ao comparar-se o arranjo estrutural de cavernamento transversal com o longitudinal, foram feitas as observações a seguir. I – O sistema longitudinal apresenta uma maior quantidade de vaus como reforços secundários que o sistema transversal. II – Uma vantagem do sistema transversal é a capacidade de prover rigidez adequada ao chapeamento do convés, fundo e costado, quando em compressão por alquebramento ou tosamento em navios de grande porte. III – Nos navios menores, o sistema transversal pode ser vantajoso, por facilitar a construção. Está(ão) correta(s) APENAS a(s) observação(ões)

  • A. I.
  • B. II.
  • C. III.
  • D. I e III.
  • E. II e III.

Com relação ao projeto e à construção de navios, foram feitas as afirmações a seguir. I – Na construção modular, a parte estrutural, as máquinas, as redes entre outros, são construídos e instalados na carreira ou no dique, após a montagem de grandes blocos. II – No layout de um estaleiro moderno, o pátio de chapas deve estar localizado próximo da carreira ou do dique, para facilitar o transporte de chapas para a construção. III – Na metodologia conhecida como Espiral de Projeto, o projeto do navio é feito em várias fases, havendo um refinamento sucessivo dos cálculos visando o alcance dos seus objetivos. Está correto APENAS o que se afirma em

  • A. I.
  • B. II.
  • C. III.
  • D. I e III.
  • E. II e III.

  • A. ambas disponibilizam altas pressões e baixas vazões, estando no mesmo extremo.
  • B. ambas disponibilizam altas pressões e altas vazões, estando no mesmo extremo.
  • C. ambas disponibilizam baixas pressões e altas vazões, estando no mesmo extremo.
  • D. bombas axiais disponibilizam altas pressões e baixas vazões, e bombas centrífugas, o contrário, estando em extremos opostos.
  • E. bombas centrífugas disponibilizam altas pressões e baixas vazões, e bombas axiais, o contrário, estando em extremos opostos.

Do ponto de vista da estimativa da resistência ao avanço de navios, a partir de ensaios com os seus respectivos modelos, a similaridade dinâmica entre um navio e seu modelo NÃO é exata, pois os(as) seus(suas)

  • A. números de Froude não podem ser iguais.
  • B. números de Reynolds não podem ser iguais.
  • C. números de Reynolds e Froude não são iguais, simultaneamente.
  • D. dimensões são diferentes.
  • E. dimensões e seus números de Froude não são iguais, simultaneamente.

  • A. Os valores podem ser diferentes, porém a montagem deve ter sido inadequada, pois pelo princípio de Arquimedes Δz = 0.
  • B. Os valores devem ser iguais, porém a montagem deve ter sido inadequada, pois pelo princípio de Arquimedes Δz = Δh, sendo ambas as cotas formas diferentes de medir a queda da linha piezométrica ao longo do escoamento.
  • C. O valor de Δz mede a queda da linha de tomada da pressão estática, devendo ser igual a h, pois a linha de tomada estática segue a de cota, logo há algo de errado na montagem.
  • D. O valor de Δz mede a queda da linha de energia, ou de tomada estática, e deve ser diferente de Δh, pois a linha de tomada estática não segue a de cota, logo não há nada de errado na montagem.
  • E. O valor de Δz mede a queda da linha piezométrica, que é completamente independente do valor de Δh, logo não há nada de errado na montagem.
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