Questões de Engenharia Naval do ano 2011

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O processo de projeto de um navio pode ser dividido em três partes fundamentais: básico ou preliminar, de contrato e final ou de detalhamento. Nesse contexto, considere as afirmativas a seguir. I – No projeto de detalhamento, desenvolvem-se os planos e as características técnicas principais dos navios e é impossível a construção diretamente a partir dele. II – O projeto de contrato consiste essencialmente no preparo dos desenhos de trabalho e das instruções detalhadas para a construção dos navios. III – No projeto básico, determina-se um pequeno conjunto de características do navio, tais como dimensões principais, coeficientes de forma, velocidade e potência. Está correto APENAS o que se afirma em

  • A. I.
  • B. III.
  • C. I e II.
  • D. I e III.
  • E. II e III.

Na construção da estrutura do casco de navios, algumas medidas são tomadas para se obter uma maior eficiência estrutural e evitar danos ao longo de sua vida operativa. Qual medida deve ser EVITADA durante a construção do casco, por reduzir a eficiência estrutural?

  • A. Posicionamento das arestas maiores paralelas à direção das tensões, nas aberturas de arestas desiguais.
  • B. Posicionamento oblíquo das arestas em relação à direção das tensões, nas aberturas de arestas iguais.
  • C. Arredondamento dos cantos nas aberturas dos conveses.
  • D. Alinhamento entre si de peças não passantes por anteparas ou conveses.
  • E. Uso de borboletas como reforço estrutural.

As informações da planta dos compartimentos, usadas para representar aparelhos de governo, aparelhos de suspender e fundear, armamento, compartimentagem e acesso, convés, e superestruturas, guindastes e pau de carga, cabrestantes, máquinas propulsoras, caldeiras e máquinas auxiliares, sem serventia para confecção de peças ou partes neles representadas, estão contidas no desenho denominado

  • A. plano de segurança.
  • B. plano de capacidades.
  • C. expansão de chapeamento.
  • D. perfil estrutural e conveses.
  • E. arranjo geral.

Em relação aos sistemas de combate a incêndios existentes a bordo de navios, afirma-se que

  • A. o Halon 1211 é o agente extintor recomendável em um sistema fixo de extinção de incêndio em praça de máquinas.
  • B. os sistemas de borrifo de água são utilizados de forma mais eficiente em compartimentos contendo equipamentos elétricos.
  • C. os sistemas fixos de convés utilizando espuma são empregados no combate a incêndio em líquidos derramados de navios-tanque.
  • D. os extintores de incêndio portáteis de dióxido de carbono são amplamente utilizados para o combate a incêndio em compartimentos habitáveis.
  • E. as bombas de esgoto de porão, lastro e serviços gerais não podem ser empregadas como bombas de incêndio.

  • A. I – S; II – P; III – Q e IV – R
  • B. I – S; II – R; III – T e IV – P
  • C. I – Q; II – P; III – S e IV – T
  • D. I – Q; II – S; III – Q e IV – R
  • E. I – R; II – P; III – S e IV – Q

Normalmente, a fonte principal de energia elétrica a bordo de um navio é garantida por, no mínimo, dois grupos geradores. Quando qualquer um deles estiver fora de ação, outros geradores entram em operação. Dentre os objetivos abaixo, NÃO está relacionado à capacidade desses outros grupos de geradores o(a)

  • A. suprimento, por um período de tempo especificado, da iluminação de emergência nos compartimentos de máquinas e nas praças dos geradores principais.
  • B. suprimento dos serviços necessários para estabelecer condições operacionais normais de propulsão e de segurança.
  • C. suprimento de iluminação para setores do navio normalmente acessíveis aos passageiros ou à tripulação e por eles utilizados.
  • D. suprimento dos serviços elétricos necessários para dar partida na planta principal de propulsão a partir da condição de navio apagado.
  • E. garantia das condições de conforto mínimas, tais como serviços de ventilação mecânica, sanitário e fornecimento de água doce, tendo em vista a habitabilidade.

Geradores de vapor podem queimar combustíveis baseados em hidrocarbonetos em suas fornalhas. O calor disponível para a geração de vapor por mol de combustível é expresso como uma fração menor que a unidade da diferença de entalpia de formação entre os produtos e reagentes, pois existem perdas significativas. As perdas do calor disponibilizado na combustão e a razão para a utilização de excesso de ar durante a queima deste tipo de combustível, são, respectivamente:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Em compressores centrífugos de ar, o ar é admitido axialmente e impelido radialmente nas pás rotativas do impelidor, fluindo pelo difusor antes de ser descarregado de forma periferica. Durante o trajeto do ar pelo compressor, sua pressão e velocidade variam de maneira significativa. Qual é a descrição correta das variações de pressão e velocidade do ar pelo compressor centrífugo?

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

  • A. 0,80
  • B. 0,83
  • C. 0,85
  • D. 0,87
  • E. 0,90

Uma barcaça de seções transversais retangulares constantes de comprimento L = 50 m, boca B = 10 m e pontal D = 4 m flutua com calado uniforme T = 3 m. Considerando a posição vertical do centro de grávida KG = 2,5 m, o valor da altura metacêntrica transversal inicial (GM0), em metros, vale

  • A. 1,78.
  • B. 1,81.
  • C. 1,94.
  • D. 2,05.
  • E. 2,13.
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