Questões de Engenharia Naval da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Assinale a opção que corresponde às grandezas cujo produto resulta na potência no eixo propulsor do navio.

  • A. Pressão média indicada no cilindro e rotação.
  • B. Consumo de combustível e consumo de ar.
  • C. Torque no eixo propulsor e rotação.
  • D.

    Consumo de combustível e temperatura dos gases de descarga.

  • E. Consumo de ar e poder calorífico do combustível.

Quando se deseja selecionar um motor diesel para produzir a maior potência possível em um espaço restrito de uma embarcação, deve-se optar pelo motor:

  • A. de dois (2) tempos e baixa rotação.
  • B. de dois (2) tempos e média rotação.
  • C. de quatro (4) tempos e média rotação.
  • D. com os cilindros em linha.
  • E. com cilindros em "V" e alta rotação.

Para que o óleo pesado seja corretamente utilizado como combustível em um motor diesel, deve-se:

  • A.

    diminuir sua pressão de injeção na câmara de combustão.

  • B.

    resfriá-lo previamente, aumentando sua viscosidade.

  • C.

    misturá-lo com óleo vegetal de maior viscosidade.

  • D.

    aquecê-lo previamente, antes de admiti-lo no motor.

  • E.

    filtrá-lo e admiti-lo no motor, na temperatura ambiente.

A ocorrência de desgaste dos anéis de segmento do êmbolo (pistão) do motor deve ser determinada pela obtenção da seguinte medida de seu parâmetro operacional:

  • A. baixa pressão de compressão do ar.
  • B. baixa pressão de admissão do ar.
  • C. alto teor de oxigênio nos gases de descarga.
  • D. alta temperatura de admissão do combustível.
  • E. alta pressão dos gases de descarga.

A eficiência (rendimento) de uma caldeira, produzindo uma certa vazão de vapor em regime permanente, varia diretamente com a(o):

  • A. temperatura de entrada do combustível na caldeira.
  • B.

    temperatura de entrada na caldeira da água de alimentação.

  • C. temperatura dos gases de descarga.
  • D. consumo do combustível na caldeira.
  • E. poder calorífico do combustível.

O vapor produzido na caldeira de um navio para fins de aquecimento deve ser obtido na seguinte condição física:

  • A. úmido.
  • B. saturado seco.
  • C. com alto grau de superaquecimento.
  • D. com altas pressões e temperaturas.
  • E. próximo à condição de líquido saturado.

A eficiência de um propulsor aumenta quando se aumenta o valor da(o):

  • A. razão passo diâmetro.
  • B. razão área projetada por área expandida.
  • C. rotação.
  • D. diâmetro.
  • E. número de pás.

Um navio apresenta 10.000 hp de potência efetiva ao reboque (EHP). As eficiências do casco, do propulsor em águas abertas, rotativa relativa e do eixo são, respectivamente, 1,13; 0,54; 1,07 e 0,99. Qual o valor, em hp, da potência de empuxo (THP)?

  • A. 8849
  • B. 9232
  • C. 14786
  • D. 15337
  • E. 15479

Assinale a opção que corresponde à ação que aumenta a probabilidade de cavitação do propulsor.

  • A. Aumento do diâmetro.
  • B. Aumento do passo.
  • C. Redução da rotação.
  • D. Redução do número de pás.
  • E. Redução da razão de áreas (Fa/F).
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