Questões de Engenharia Naval da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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A equação dimensional de tensão S (em Pascal) em algum ponto da estrutura no sistema absoluto de comprimento [L], massa [M] e tempo [T], baseado no sistema MKS (unidades fundamentais: o metro, o quilograma e o segundo) é:

  • A. S = L−2 M T−2
  • B. S = L−1 M T−2
  • C. S = L−1 M T−1
  • D. S = L−2 M2 T −2
  • E. S = L−1 M2 T−1

Quanto ao tipo de carga que transportam, é correto afirmar que os navios:

  • A.

    petroleiros usualmente transportam petróleo e seus derivados simultaneamente.

  • B.

    mineropetroleiros transportam minério e petróleo simultaneamente.

  • C. gaseiros transportam gás no estado líquido.
  • D.

    químicos transportam sempre um produto químico em cada viagem, para não haver risco de contaminação.

  • E. porta-contentores transportam cargas resfriadas.

No trabalho de prospecção de petróleo em alto mar:

  • A.

    quase todas as plataformas semi-submersíveis não são plataformas de perfuração ou produção de petróleo.

  • B.

    as plataformas auto-eleváveis são, em sua maioria, plataformas de perfuração de petróleo.

  • C.

    as embarcações de apoio costeiro não prestam serviços como suprimento, reboque, manuseio de âncoras e apoio de plataformas.

  • D.

    as unidades de produção de petróleo não podem ser de casco de forma de navio.

  • E.

    as plataformas semi-submersíveis operam apoiadas no fundo da lâmina d'água e se movem flutuando.

Em projetos navais, o(s) desenho(s):

  • A.

    "plano de cavernas" apresenta informações sobre as emendas de chapas do chapeamento externo do navio.

  • B.

    "expansão do chapeamento" reproduz em escala todas as medidas do chapeamento externo do navio.

  • C.

    de arranjo de acessórios de casco são desenhos de fabricação.

  • D.

    de blocos estruturais de navios ou plataformas flutuantes mostram todas as cotas dessas estruturas.

  • E.

    de "seção-mestra e seções transversais típicas" e o "perfil estrutural e conveses" são desenhos estruturais de navios usados efetivamente para construção.

Em projeto de construção de estruturas navais, ao ser feita a previsão de componentes de casco, NÃO se devem indicar:

  • A.

    escotilhões, portas de visita e passarelas como acessórios de acesso.

  • B.

    sarilhos, tamancas e buzinas como acessórios de atracação.

  • C.

    verdugos e defensas como acessórios de proteção do costado.

  • D.

    paus de carga, turcos e guindastes como equipamentos de içamento.

  • E.

    mordentes, roletes de retorno e cabeços como acessórios de fundeio.

Na construção e montagem de navios, é correto considerar que:

  • A.

    prumos são vigas verticais de anteparas e cavernas são vigas transversais de costado.

  • B.

    hastilhas são vigas transversais de fundo e escoas são vigas horizontais de costado.

  • C.

    sicordas são vigas longitudinais de conveses e pés-decarneiro são colunas sob conveses de navios.

  • D.

    travessas são vigas horizontais de anteparas e vaus são vigas de duplo-fundo.

  • E.

    cintado é a fiada mais alta do costado e chapa-quilha é a fiada central de fundo de navios oceânicos.

Na indústria de construção naval, é correto considerar que:

  • A.

    alumínio puro não é usado estruturalmente em cascos de embarcações costeiras.

  • B.

    a maior parte dos aços usados em construção naval são aços de alta resistência.

  • C.

    os aços estruturais navais não são denominados por graus.

  • D.

    aços inoxidáveis não são usados em estruturas de navios químicos.

  • E.

    aços de baixo carbono podem substituir aços de alta resistência para diminuir o peso estrutural.

A respeito de materiais de construção naval, afirma-se que:

I - peças de aço fundido são usadas na estrutura em vários locais da região de porões e tanques de carga;

II - os fornecedores de chapas navais necessitam informar a composição química dos aços estruturais vendidos aos estaleiros;

III - na estrutura do cadaste e leme não são usadas peças de ferro fundido cinzento.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

  • A. I, apenas.
  • B. III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Sobre a fabricação do casco, em estruturas navais, assinale a afirmação INCORRETA.

  • A.

    O método mais moderno de marcação de peças, na oficina de fabricação de peças estruturais, é o que usa torre óptica.

  • B.

    O setor de delineamento de estrutura para estaleiros produz informações para as oficinas, com relação ao corte de peças, para a curvação de peças e para a montagem de grupos, painéis ou blocos.

  • C.

    O setor de delineamento produz gabaritos de madeira ou desenhos para sua confecção, para possibilitar a curvação correta de chapas de costado.

  • D.

    O setor de delineamento produz desenhos com as chamadas contracurvas, para marcação de perfis a serem curvados na prensa de cavernas.

  • E.

    Painéis corrugados com prensa são usados em anteparas internas de casarias para diminuir o peso de estrutura.

Em relação ao trabalho nas oficinas de fabricação de estruturas navais, é correto considerar que o(as):

  • A.

    processo de corte a oxigênio, em aço estrutural, gera menos empeno nas peças cortadas do que o corte a plasma.

  • B.

    processo de corte de aço estrutural que usa oxigênio e acetileno é baseado na fusão do ferro em alta temperatura.

  • C.

    peças de aço estrutural de curvatura cilíndrica são fabricadas usualmente com calandra, com aquecimento.

  • D.

    peças de aço estrutural de curvatura reversa são fabricadas pelo processo de linhas de calor.

  • E.

    peças de alumínio estrutural podem ser curvadas a quente.

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