Lista completa de Questões de Engenharia Química da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Diagênese refere-se a qualquer mudança química, física ou biológica sofrida por um sedimento após a sua deposição, excluindo alteração superficial e metamorfismo. Com relação à diagênese, é característica do seu processo:
a conversão de rochas sedimentares em sedimentos inconsolidados ocorre sob a influência de alta pressão.
a cimentação de uma rocha ocorre na fase de soterramento profundo e sob a influência de altas temperaturas.
a redução de óxidos (ou hidróxidos) férricos pela matéria orgânica ou a expulsão da água em sedimentos lamosos impedem a diagênese dos sedimentos.
os sedimentos passam por cimentação, compactação, desidratação, recristalização, redução e dissolução diferencial.
os estágios diagenéticos precoces se iniciam sob temperaturas altas, devido, entre outras causas, à superposição de sedimentos mais novos.
Analisando-se a sequência estratigráfica representada na figura ao lado, constata-se que a evolução dessa sequência é
de linha de costa transgressiva, onde o cordão arenoso litorâneo migrou em direção ao continente, passando por cima de sequências lagunares e de planícies de maré.
de linha de costa transgressiva onde o cordão arenoso migrou em direção aos depósitos de plataforma continental.
de linha de costa regressiva, onde o cordão arenoso litorâneo migrou em direção ao continente, passando por cima de sequências lagunares e de planícies de maré.
de linha de costa regressiva, onde o cordão arenoso litorâneo migrou em direção ao oceano, passando por cima de sequências lagunares e de planícies fluviais.
de um ambiente lagunar preenchido por sedimentos de leques aluviais das áreas proximais.
As rochas sedimentares carbonáticas perfazem de 25% a 35% das seções estratigráficas. Com relação à formação dos sistemas deposicionais carbonáticos, qual dos processos descritos abaixo corresponde à formação das rochas carbonáticas?
A maioria dos recifes é composta por corais e outros organismos menos conhecidos, como as algas, nos mares quentes atuais.
O mineral dolomita se forma como precipitado primário a partir da água do mar comum e poucos organismos secretam conchas desse mineral.
O processo diagenético da formação da dolomita, ocorre abaixo da profundidade de compensação do carbonato.
Os processos inorgânicos são os responsáveis pela formação dos estromatólitos recentes.
As rochas carbonáticas são abundantes nas regiões temperadas por causa da grande quantidade de cálcio e carbonato presentes nos organismos planctônicos.
Diversos ambientes recentes apresentam acumulações de sedimentos carbonáticos. Nesse contexto, com relação à formação de depósitos carbonáticos atuais, tem-se que as(os)
vasas de globigerina (foraminíferos) são mais abundantes em baixas latitudes, onde as águas superficiais caracterizam- se por salinidades e temperaturas mais baixas.
depósitos carbonáticos dos atóis e os depósitos carbonáticos de sabkha pertencem aos grupos de calcários marinhos de águas profundas.
caliches correspondem a solos endurecidos por cristalização da calcita e outros minerais nos interstícios e são comuns em regiões desérticas.
estromatólitos são formados em ambientes de baixa salinidade e pouco oxigênio dissolvido.
recifes são estruturas inorgânicas com a forma de um morrote arredondado ou de uma crista alongada, constituídos por esqueletos de carbonato de cálcio de milhões de organismos.
Os leques aluviais são depósitos sedimentares em forma de leque (ou cone) encontrados comumente em áreas de sopé de regiões montanhosas. Os leques aluviais,
formados por um padrão distributário responsável pela redução no gradiente topográfico, causam desconfinamento do fluxo, aumento na velocidade da corrente e aumento na profundidade da água.
formados por padrão de canais tributários, diferem dos sistemas fluviais típicos que apresentam uma drenagem dominantemente distributária.
formados em regiões tropicais úmidas, constituem ambientes sedimentares proximais de sistemas fluviais entrelaçados.
dominados por fluxos de gravidade, têm dimensão de pequena a média (centenas de metros a poucos quilômetros) e são formados pela interação de processos gravitacionais e fluviais.
dominados por fluxos de gravidade, ocorrem em ambientes de clima semiárido, associados a intensa precipitação típica dessas regiões.
Considere as figuras acima, relacionadas aos processos associados à descarga de água doce e sedimentos nas desembocaduras deltaicas. Comparando-se os fluxos hipopicnais e hiperpicnais, constata-se que a densidade das águas da bacia receptora nos fluxos
hipopicnais é menor do que a densidade das águas do canal fluvial, promovendo uma estratificação da coluna d´água, onde os sedimentos finos se depositam por decantação.
hipopicnais é menor do que a densidade das águas do canal fluvial e, nesse caso, o fluxo denso ocorre junto ao fundo, transportando sedimentos por decantação por maiores distâncias.
hipopicnais é maior do que a densidade das águas do canal fluvial, promovendo uma estratificação da coluna d´água, onde os sedimentos finos se depositam por decantação.
hiperpicnais é superior à densidade das águas do canal fluvial e, nesse caso, o fluxo denso ocorre junto ao fundo, transportando sedimentos por tração por maiores distâncias.
hiperpicnais é igual à densidade das águas do canal fluvial e, nesse caso, o fluxo denso ocorre junto ao fundo, transportando sedimentos por decantação por maiores distâncias.
A precipitação do sal ocorre quando o soluto atinge o ponto de saturação salina daquele componente. Dessa maneira, a deposição de camadas salinas ocorre, em uma sequência ou sucessão de precipitação progressiva, na bacia de deposição. Qual é a sequência ideal de precipitação na água do mar?
Carbonatos, halita, sulfato de cálcio (gipsita), sais complexos de potássio e magnésio.
Carbonatos, sulfato de cálcio (gipsita), halita, sais complexos de potássio e magnésio.
Sulfato de cálcio (gipsita), halita, carbonatos, sais complexos de potássio e magnésio.
Sais complexos de potássio e magnésio, halita, sulfato de cálcio (gipsita) e carbonatos.
Halita, sais complexos de potássio e magnésio, sulfato de cálcio (gipsita) e carbonatos.
A porosidade primária refere-se ao volume, à geometria e à distribuição de poros que o agregado sedimentar tinha no momento de deposição. Qual das características abaixo corresponde à porosidade primária?
Feição efêmera, que pode ser facilmente modificada pelo soterramento, e raramente observável no produto sedimentar final.
Granulometria, grau de seleção, recristalização, diferenciação diagenética e desidratação são fatores que influem na porosidade primária.
Interação química do arcabouço e da matriz com a água intersticial pode ser favorecida pelas condições diagenéticas de temperatura e pressão.
Distribuição e geometria da porosidade primária inicial preservam-se numa rocha sedimentar quando sofre pressão, compactação e diagênese.
Elevada porosidade associada à elevada permeabilidade de uma rocha sedimentar é resultante da diagênese e da elevação da temperatura.
na base do conglomerado (H) há uma desconformidade.
a falha X é mais velha que a falha Y.
o dique A é mais velho que a falha X.
a idade do conglomerado é maior que 27 milhões de anos.
a intrusão do batólito foi posterior à formação da falha X.
A geocronologia é o ramo da geologia que trata da datação absoluta das rochas, portanto fornece a idade da ocorrência de um evento. Para a datação utilizam-se radioisótopos, além de eventos de abrangência global com idades conhecidas. A esse respeito, tem-se que
a datação isotópica feita em amostra de rocha total fornece idade mais precisa que a feita em minerais isolados.
os isótopos 14C-14N, 3H-3He ou 18O-16O são utilizados para datação de rochas sedimentares ou sedimentos.
a maioria dos isótopos encontrados na natureza são instáveis.
o número atômico, no decaimento epsilon, diminui em uma unidade, sem afetar o seu número de massa.
a Tabela do Tempo Geológico foi construída com base nas datações absolutas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...