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Com relação aos tipos de amostragem, podemos afirmar que:
O censo, por ouvir toda a população, sempre será a técnica de amostragem mais adequada em qualquer situação;
A amostragem aleatória simples com reposição fornece resultados mais precisos, com menor margem de erro do que a amostragem aleatória simples sem reposição;
A amostragem estratificada sempre fornece um resultado mais preciso, menor margem de erro, em comparação a qualquer amostragem aleatória simples;
Quanto maior o tamanho da população, menor é a margem de erro da amostragem aleatória simples com reposição;
A amostragem por conglomerados é um caso particular da amostragem estratificada.
A tabela acima apresenta uma distribuição hipotética das quantidades de eleitores que não votaram no segundo turno da eleição para presidente da República bem como os números de municípios em que essas quantidades ocorreram. Com base nessa tabela, julgue os itens segunites, relativos à análise exploratória de dados.
Quartis, mínimo e máximo são estatísticas de ordem que podem ser representadas em um diagrama conhecido como esquema dos cinco números.
Considere que determinado fabricante classifique suas embalagens de acordo com a capacidade de armazenamento unitário (c), em kg, de determinado produto por exemplo, a embalagem do tipo 10 permite armazenar mais de 9 e até 10 kg do produto. Com base nessas informações e na tabela acima, que mostra a distribuição dos dez tipos de embalagens e a demanda observada em março de 2011 para cada tipo, julgue os itens que se seguem.
Um quarto da demanda foi por embalagens com capacidades para mais de 4 kg.
Para orientar os investimentos em educação em certo município, um analista foi contratado para criar um ranking das escolas públicas desse município. Para cada escola, as variáveis disponíveis são a quantidade de turmas, a quantidade de alunos, a quantidade de professores, a nota da Prova Brasil e a área do terreno.
A partir dessa situação, julgue os itens subsequentes.
A análise de componentes principais é uma técnica da análise multivariada que permite formar um ranking dessas escolas com base nesses dados.
Estatística - Variância / Variância Amostral / Variância Absoluta - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Um analista de mercados está coletando informações sobre a variável X = preço de determinado produto. Ele coletou uma amostra aleatória, sem reposição, de tamanho n de uma população de 45 compradores do produto. Sabendo-se que a variância da média amostral ( X ) dos preços pagos pelos n clientes pelo produto é 1/11 da variância populacional (variância de X para a população finita de 45 compradores), o valor de n é
10.
9.
8.
6.
5.
Para orientar os investimentos em educação em certo município, um analista foi contratado para criar um ranking das escolas públicas desse município. Para cada escola, as variáveis disponíveis são a quantidade de turmas, a quantidade de alunos, a quantidade de professores, a nota da Prova Brasil e a área do terreno.
A partir dessa situação, julgue os itens subsequentes.
A análise discriminante é técnica multivariada equivalente a um modelo de regressão linear múltiplo.
Estatística - Variância / Variância Amostral / Variância Absoluta - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
A variância da variável aleatória Z = X + Y é dada por
1/9
2/9
1/3
4/9
2/3
Considerando que a figura e as estatísticas mostradas na tabela acima se referem aos índices percentuais de audiência de três programas de televisão coletados durante 360 dias, julgue os itens de 105 a 108.
A distribuição dos índices de audiência do programa 3 apresentou menor amplitude em comparação com as demais distribuições.
Estatística - Medidas de Ordenamento e Forma - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A tabela acima apresenta uma distribuição hipotética das quantidades de eleitores que não votaram no segundo turno da eleição para presidente da República bem como os números de municípios em que essas quantidades ocorreram. Com base nessa tabela, julgue os itens segunites, relativos à análise exploratória de dados.
Considerando-se os três intervalos de classe centrais, é correto afirmar que a distribuição dos dados da tabela acima é aproximadamente simétrica em torno da média.
No caso de um teste estatístico clássico, com a hipótese nula Ho e a alternativa H1, cometer o erro do tipo II consiste em
rejeitar Ho, sendo Ho verdadeiro.
aceitar Ho, sendo Ho falso.
aceitar H1, sendo H1 verdadeiro.
rejeitar H1, sendo H1 falso.
aceitar Ho e aceitar H1.
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