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Estatística - Variância / Variância Amostral / Variância Absoluta - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2011
igual a 0,6
igual a 1
igual à variância
menor que a média
menor que a moda
Dois eventos de um espaço amostral são independentes quando
a informação de que um deles ocorreu não altera a probabilidade de o outro ocorrer.
um deles ocorrendo, o outro, necessariamente, não vai ocorrer.
são disjuntos, ou seja, a probabilidade de ocorrerem juntos é negativa.
são negativamente correlacionados.
têm a mesma probabilidade de acontecer.
Considerando que a figura e as estatísticas mostradas na tabela acima se referem aos índices percentuais de audiência de três programas de televisão coletados durante 360 dias, julgue os itens de 105 a 108.
Os outliers indicados nos diagramas referentes aos programas 1 e 3 são picos de audiência ocorridos ao longo do ano.
Estatística - Informações Tabuladas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2011
Para responder às questões de números 68 e 69, considere a seguinte distribuição de frequência (considere os intervalos de classe abertos à esquerda e fechados à direita):
Assinale a alternativa que contém uma afirmação verdadeira.
A mediana é 7.
A distribuição é simétrica.
A distribuição acumulada abaixo da quarta classe é 22.
A moda situa-se na quarta classe.
O desvio padrão é 8.
Em uma distribuição de valores determinando uma curva de frequência unimodal, verificou-se que o valor da mediana é superior ao valor da moda e inferior ao valor da média. Considere as seguintes informações: I
II
. A distribuição é assimétrica à direita.III
. A amplitude do intervalo entre a moda e a mediana é inferior à amplitude do intervalo entre a mediana e a média.IV
. Os valores da distribuição estão fortemente concentrados em torno da mediana.V
. Metade dos valores da distribuição situam-se entre o valor da moda e o valor da média.O número de assertivas corretas é igual a
1.
2.
3.
4.
5.
0,0227
0,0454
0,0709
0,0968
0,1936
Um município contém 200 escolas, totalizando 2.000 turmas e 45.000 alunos de ensino médio (as escolas têm diferentes números de turmas, e as turmas têm diferentes números de alunos). Uma pesquisa por amostragem foi feita para avaliar a qualidade do ensino médio no município, utilizando um plano amostral em dois estágios. No primeiro estágio foram selecionadas 40 escolas por amostragem com probabilidades proporcionais ao tamanho (PPT) sem reposição, tendo sido adotado, como medida de tamanho, o número de turmas das escolas. No segundo estágio foram selecionadas, por amostragem aleatória simples sem reposição, 5 turmas dentro de cada escola selecionada no primeiro estágio. Foram entrevistados todos os alunos das turmas selecionadas no segundo estágio. A probabilidade de inclusão de cada aluno do município na amostra final é
proporcional ao número de alunos da turma à qual ele pertence.
proporcional ao número de turmas da escola à qual ele pertence.
a mesma para todos os alunos, igual a 1/5.
a mesma para todos os alunos, igual a 1/10.
a mesma para todos os alunos, igual a 1/15.
Considerando que a figura e as estatísticas mostradas na tabela acima se referem aos índices percentuais de audiência de três programas de televisão coletados durante 360 dias, julgue os itens de 105 a 108.
Considerando que a receita diária de propaganda da emissora seja diretamente proporcional ao índice da audiência levantado no dia correspondente, é correto concluir que o programa 2 produziu a maior receita total ao final do período da coleta dos dados.
Estatística - Informações Tabuladas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2011
Foi selecionada uma amostra de 200 estudantes, e foram pesquisadas as variáveis X = fazer cursinho e Y = passar no vestibular. Os resultados estão na tabela seguinte:
Pela tabela, pode-se concluir que
entre os que fizeram cursinho, 80% foram aprovados.
entre os que não fizeram cursinho, 60% foram reprovados.
dessa amostra, 60% foram reprovados.
dessa amostra, 80% fizeram cursinho.
entre os reprovados, 40% não fizeram cursinho.
Estatística - Medidas de Ordenamento e Forma - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando-se duas variáveis aleatórias contínuas X e Y, em que X tem função de densidade arbitrária f com função geradora de momentos M(t) e Y = exp(X), julgue os próximos itens.
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