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Usando a desigualdade de Tchebyshev, o menor valor de n de modo a assegurar a validade da desigualdade em (I) é:
200.
400.
600.
800.
1000.
As questões de nos 41 a 44 referem-se à Avaliação Trienal de 2007 realizada pela Capes em 2.256 cursos/programas de pós-graduação de 282 Instituições de Ensino Superior (IES).
Responda às questões de nos 41 e 42 utilizando a tabela a seguir, na qual estão relacionados os conceitos recebidos pelos cursos/programas nas duas últimas avaliações.

A proporção de cursos que, em 2007, mantiveram o conceito da avaliação anterior é
20,8%
21,6%
63,4%
66,1%
67,2%
Um professor de matemática avaliou duas de suas turmas: a primeira obteve média aritmética das notas igual a 7 e a segunda, média aritmética igual a 6. Se a média aritmética das duas turmas juntas foi igual a 6,4, então a quantidade de alunos da turma que obteve média 7, em relação ao total, representa
Considere que um processo estocástico de Wiener seja representado por
com Var[W(t)] = 0,25t e a transformação X(t) = [W(t)]2. Nessa situação, julgue os itens que se seguem.
Considere-se um processo de choques aleatórios (ruído branco ou white noise) representado por
com E[a(t)] = 0, Var[a(t)] = 0,25 e independente de {W(t)}. Nessa situação, o processo H(t) = W(t) - W(t - 1) + a(t), em que t > 1, é um processo estacionário em torno de zero.

A figura acima apresenta os resultados de um estudo acerca da evolução temporal da temperatura máxima média anual — Y — de 1961 a 2002 e sua relação com o desmatamento em uma área da região amazônica. A tendência de crescimento linear foi obtida pelo método de mínimos quadrados ordinários. De acordo com esse modelo de regressão linear simples, os valores ajustados para a temperatura Y em 1961 e 2002 foram iguais a 22,5 ºC e 24,5 ºC, respectivamente, e o coeficiente de determinação (R2) foi igual a 0,72.
Com base nas informações apresentadas, julgue os itens subseqüentes.
A tendência linear apresentada na figura pode ser obtida pelo método do alisamento exponencial simples aplicado à série temporal Y.

0,1.
0,2.
0,3.
0,4.
0,5.

Analisando-se os dados em relação ao conjunto desses filhos, conclui-se corretamente que
há, ao todo, 32 filhos.
há exatamente 8 filhos que não possuem qualquer irmão.
há exatamente 10 filhos que possuem um único irmão.
há mais de 30 filhos que possuem mais de um irmão.
o número de filhos que não possuem qualquer irmão é maior do que o número de filhos que possuem pelo menos um irmão.
Estatística - Distribuição do Qui-Quadrado - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008

A forma quadrática
segue uma distribuição qui-quadrado.
A tabela a seguir apresenta algumas estatísticas das notas dos alunos de determinada área, que participaram do ENADE 2006. Estatísticas Básicas da prova de Componente Específico por grupo de estudantes 
a distribuição das notas é assimétrica à esquerda nos dois grupos de estudantes.
a distribuição das notas dos concluintes apresenta-se mais homogênea do que a dos ingressantes.
pelo menos metade dos alunos ingressantes não alcançou a média de 1,9.
mais de 90,0% dos alunos dessa área compareceram ao ENADE 2006.
mais alunos ingressantes do que concluintes dessa área compareceram ao ENADE 2006.
Para resolver as questões 43 e 44, utilize os dados abaixo: Em certo concurso público, foi adotada a padronização dos pontos por meio da fórmula , onde P são os pontos padronizados, A é o número de acertos, x é a média aritmética dos acertos e D é o desvio padrão.
Se quatro candidatos a um determinado cargo acertaram respectivamente 3, 4, 6 e 7, o desvio padrão das suas médias é igual à raiz quadrada de
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