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Estatística - Diagrama ou Gráfico de Colunas ou Barras - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A qualificação dos professores é de grande importância para a qualidade da formação dos estudantes. Considerando que a figura acima apresenta a distribuição do número de professores em uma faculdade, segundo a formação acadêmica (curso), julgue os itens de 77 a 85.
A figura apresenta um gráfico de barras horizontais.
Considere que uma empresa esteja negociando acordos comerciais com os parceiros potenciais A e B, e que P seja uma probabilidade tal que P(X = 1) = P(Y = 1) = 0,7 e P(X + Y = 0) = 0,3, em que as variáveis aleatórias X e Y estão assim definidas:
X = 1, se a negociação for bem sucedida junto a A;
X = 0, se a negociação não for bem sucedida junto a A;
Y = 1, se a negociação for bem sucedida junto a B;
Y = 0, se a negociação não for bem sucedida junto a B.
Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.
A co-variância entre X e Y é superior a 0,20 e inferior a 0,25.
Um experimento foi realizado com o propósito de avaliar se a produtividade dos operários de uma indústria depende do método de treinamento. Para isso, vinte operários inexperientes foram selecionados aleatoriamente, sendo dez deles treinados pelo método A e os outros dez pelo método B. Após o treinamento, esses operários ingressaram na linha de produção, e seus índices de produtividade foram calculados. Constatou-se que a produtividade média e o desvio padrão amostral da produtividade dos dez operários treinados pelo método A foram iguais a 8 e 5, respectivamente. Daqueles que foram treinados pelo método B, a média e o desvio padrão amostral da produtividade foram iguais a 7 e 4, respectivamente.
Em face dessa situação hipotética e considerando que os índices de produtividade tenham seguido distribuições Normais, julgue os itens que se seguem.
De acordo com o teste t, para testar se a média dos índices de produtividade daqueles que foram treinados pelo método A foi estatisticamente igual à média dos índices de produtividade daqueles que foram treinados pelo método B, o número de graus de liberdade a ser considerado é inferior a 8.
Considere as asserções a seguir.
O Coeficiente de Correlação Linear de Pearson é necessariamente um número no intervalo (−1 , 1).
PORQUE
O Coeficiente de Correlação Linear de Pearson só pode ser calculado para variáveis quantitativas.
Analisando-se as asserções, conclui-se que
as duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
as duas asserções são verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
a primeira asserção é verdadeira, e a segunda é falsa.
a primeira asserção é falsa, e a segunda é verdadeira.
a primeira e a segunda asserções são falsas.
Estatística - Definição e Conceito Sobre Estatística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir acerca dos métodos estatísticos em análise multivariada.
A carga fatorial indica a proporção da variabilidade total explicada por uma variável explicativa.
Estatística - Diagrama ou Gráfico de Colunas ou Barras - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A qualificação dos professores é de grande importância para a qualidade da formação dos estudantes. Considerando que a figura acima apresenta a distribuição do número de professores em uma faculdade, segundo a formação acadêmica (curso), julgue os itens de 77 a 85.
A distribuição do número de professores segundo a sua formação acadêmica poderia ser adequadamente representada por um gráfico de pizza ou por um histograma.
Uma pessoa comprou vários tipos de canetas. As quantidades e os preços unitários de cada tipo estão na tabela.
Considerando o total de canetas compradas, o preço médio de uma caneta foi de R$ 1,25, então o preço unitário da caneta do tipo A foi
R$ 1,30.
R$ 1,40.
R$ 1,50.
R$ 1,60.
R$ 1,70.
Um experimento foi realizado com o propósito de avaliar se a produtividade dos operários de uma indústria depende do método de treinamento. Para isso, vinte operários inexperientes foram selecionados aleatoriamente, sendo dez deles treinados pelo método A e os outros dez pelo método B. Após o treinamento, esses operários ingressaram na linha de produção, e seus índices de produtividade foram calculados. Constatou-se que a produtividade média e o desvio padrão amostral da produtividade dos dez operários treinados pelo método A foram iguais a 8 e 5, respectivamente. Daqueles que foram treinados pelo método B, a média e o desvio padrão amostral da produtividade foram iguais a 7 e 4, respectivamente.
Em face dessa situação hipotética e considerando que os índices de produtividade tenham seguido distribuições Normais, julgue os itens que se seguem.
Ao testar se as variâncias das distribuições são iguais ou não, a estatística do teste F será superior a 0,5 e será inferior a 1,7.
Estatística - Definição e Conceito Sobre Estatística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir acerca dos métodos estatísticos em análise multivariada.
O objetivo da análise de agrupamentos é produzir um modelo capaz de predizer a qual grupo determinado indivíduo ou objeto mais provavelmente pertence, dado um conjunto de variáveis que definem o perfil desse indivíduo ou objeto.
Uma pessoa foi ao supermercado e comprou 5 tipos diferentes (A, B, C, D e E) de azeite com 500 mL cada um. O azeite tipo A custou R$ 12,80; o tipo B custou R$ 13,20; o tipo C, R$ 11,00 e o tipo D, R$ 10,90. Se na média, o preço de um vidro de azeite dessa compra foi de R$ 12,60, então o preço do vidro de azeite do tipo E foi
R$ 1,90 mais barato que o azeite do tipo B.
R$ 2,30 mais caro que o azeite do tipo C.
R$ 2,30 mais barato que o azeite do tipo A.
R$ 1,90 mais caro que o azeite do tipo B.
R$ 4,20 mais barato que o azeite do tipo D.
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