Questões de Estatística

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Um pesquisador está estudando a relação entre o número de crianças com menos de 6 anos de idade (X) por família (i) e o consumo semanal de leite, em litros (Y). O quadro acima mostra os resultados observados em uma amostra aleatória simples de 9 famílias. Considerando essas informações, julgue os itens a seguir.

A covariância entre X e Y é inferior a 1.

  • C. Certo
  • E. Errado

O histograma de freqüências absolutas abaixo apresenta a distribuição dos salários dos empregados de uma empresa no mês de dezembro de 2007. Dado: Considere que os intervalos de classe deste histograma são fechados à esquerda e abertos à direita.

                        

 

 Encontrou-se a média aritmética dos salários dos empregados, considerando que todos os valores incluídos em um certo intervalo de classe são coincidentes com o ponto médio deste intervalo. Obteve-se também a mediana dos salários utilizando o método da interpolação linear. O valor da moda dos salários (Mo) calculada conforme a fórmula Mo = 3Md − 2Me, sendo Md a mediana e Me a média aritmética, é igual a

  • A.

    R$ 2.125,00

  • B.

    R$ 1.950,00

  • C.

    R$ 1.875,00

  • D.

    R$ 1.750,00

  • E.

    R$ 1.625,00

A probabilidade de o mundo assistir a um atentado com armas de destruição em massa daqui a 5 anos é superior a 0,70.

  • C. Certo
  • E. Errado

Define-se como a comparação de todas as entradas e saídas (fluxo de caixa) na data inicial do projeto descontando os retornos futuros do fluxo de caixa a uma taxa de juros K. Estamos falando do(a)

  • A. método do valor presente líquido.
  • B. payback descontado.
  • C. taxa interna de retorno
  • D. razão benefício-custo.

Considere que a chegada e o atendimento de estudantes em determinada fila para matrícula em uma escola possam ser modelados segundo um passeio aleatório simples em tempo discreto t = 0, 1, 2, 3 ... e que, em cada instante t, apenas dois eventos sejam possíveis: ou um novo estudante entra na fila com probabilidade p ou um estudante na fila é atendido com probabilidade 1 - p. Suponha, ainda, que, no instante inicial t = 0, a quantidade de estudantes na fila não seja nula e grande o suficiente para que a fila não fique vazia em pouco tempo, e que, a cada instante t, no máximo um estudante pode ser atendido.

Com base nessa situação, julgue os itens a seguir.

Na situação em que se consideram apenas os dois instantes iniciais, sendo t = 1 e t = 2, e p = 0,6, é mais provável que a fila não cresça.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para que um município possa participar de um projeto na área educacional, a média das notas dos estudantes de 5.ª série a 8.ª série das escolas públicas localizadas nesse município deverá ser igual ou superior a   Como não foi possível coletar os dados de todos os estudantes, retirou-se uma amostra aleatória simples de 625 estudantes. Por um teste estatístico, não há evidências estatísticas contra a hipótese de que as notas dos estudantes seguem uma distribuição normal. A nota média observada na amostra foi igual a 6,5 e o desvio padrão amostral foi igual a 2,5. Considerando a situação hipotética apresentada no texto, julgue os itens que se seguem.

Há evidências estatisticamente significativas contra a hipótese de que a nota média dos estudantes deste município seja igual ou superior a 7,0.

  • C. Certo
  • E. Errado

A função de densidade de probabilidade de T é apresentada corretamente a seguir.

                                

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nessas informações, julgue os itens subseqüentes.

A variância amostral e o desvio-padrão amostral do saldo comercial são iguais a 25 e 5, respectivamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base na tabela anterior assinale a alternativa que contém uma afirmação verdadeira.

  • A. A moda da turma 2 é menor do que a moda da turma 3.
  • B. A média (aritmética simples) da turma 1 é maior do que a média (aritmética simples) da turma 2.
  • C. A mediana da turma 1 é menor do que a mediana da turma 2.
  • D. A mediana da turma 2 é maior do que a mediana da turma 3.

Considere que a chegada e o atendimento de estudantes em determinada fila para matrícula em uma escola possam ser modelados segundo um passeio aleatório simples em tempo discreto t = 0, 1, 2, 3 ... e que, em cada instante t, apenas dois eventos sejam possíveis: ou um novo estudante entra na fila com probabilidade p ou um estudante na fila é atendido com probabilidade 1 - p. Suponha, ainda, que, no instante inicial t = 0, a quantidade de estudantes na fila não seja nula e grande o suficiente para que a fila não fique vazia em pouco tempo, e que, a cada instante t, no máximo um estudante pode ser atendido.

Com base nessa situação, julgue os itens a seguir.

A fila somente atinge seu tamanho original em instantes de tempo t que são múltiplos de 2.

  • C. Certo
  • E. Errado
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