Questões de Estatística

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Considerando essas informações e que o custo financeiro total de um projeto — X — seja a soma dos seus custos financeiros das etapas I e II, julgue os itens subseqüentes.

Em pelo menos 50% dos projetos científicos, os custos financeiros na etapa I foram iguais ou superiores a R$ 10 mil.

  • C. Certo
  • E. Errado

           Em 2006, o rendimento do trabalhador com emprego formal somou R$ 43,5 bilhões, elevando o consumo e, conseqüentemente, a contratação de pessoal. Puxada pelo volume recorde de empregos formais e pela valorização dos rendimentos dos trabalhadores, a massa salarial registrou o maior crescimento desde 1995. De 2005 para 2006, a expansão chegou a 11,96%, atingindo o montante de R$ 43,5 bilhões. Esse aumento mostra que os brasileiros estão com mais dinheiro no bolso e, conseqüentemente, vão às compras. Para atender o ímpeto consumista, as empresas investem mais em produção, o que se reflete na contratação de novos trabalhadores. Tanto é que, em 2006, foram criados quase 1,917 milhão de empregos formais — o melhor resultado da série histórica da RAIS (relação anual de informações sociais), iniciada em 1985 —, um acréscimo de 5,77% em comparação a 2005. O setor de serviços foi o que mais contribuiu para a alta do emprego em 2006, com a abertura de 719,1 mil novas vagas. Em segundo lugar aparece a indústria de transformação (461,3 mil), seguida pelo comércio (325,2 mil) e administração pública (177,9 mil). A figura a seguir mostra alguns dados relevantes acerca da renda e da oportunidade de emprego do trabalhador brasileiro.

Considerando as informações ao lado, julgue os itens a seguir.

 

Os registros históricos da RAIS acerca dos números de empregos formais criados formam uma série temporal fracamente estacionária.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere as asserções a seguir.

A moda de um conjunto de observações é sempre um dos valores observados.

PORQUE

A moda é uma medida de posição de um conjunto de observações.

Analisando-se as asserções, conclui-se que

  • A.

    as duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

  • B.

    as duas asserções são verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

  • C.

    a primeira asserção é verdadeira, e a segunda é falsa.

  • D.

    a primeira asserção é falsa, e a segunda é verdadeira.

  • E.

    a primeira e a segunda asserções são falsas.

Acerca dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

A esperança condicional pode ser escrita na forma de um modelo linear, isto é,

  • C. Certo
  • E. Errado

Um estatístico analisou a série histórica do total anual de óbitos em certo município, de 1980 a 1999, e representou essa série temporal por {X(t)}, em que t = 1, 2, 3, ..., 20 correspondem, respectivamente, aos anos 1980, 1981, 1982, ..., 1999. A tabela acima apresenta parte da função de autocorrelação amostral e da função de autocorrelação parcial amostral. Com base nessas informações, julgue os itens de 76 a 81.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere a seguinte amostra resultante de uma pesquisa: 3, 5, 12, 3, 2. Assinale a alternativa que contém, respectivamente, a variância, o desvio padrão e o coeficiente de variação dessa amostra.

  • A. 80; 8,9 e 178%.
  • B. 16,5; 4,06 e 81,2%.
  • C. 13,2; 3,6 e 72,7%.
  • D. 4,01; 2 e 40%.

Considerando essas informações e que o custo financeiro total de um projeto — X — seja a soma dos seus custos financeiros das etapas I e II, julgue os itens subseqüentes.

A variância de X é igual ou inferior a 130.

  • C. Certo
  • E. Errado

           Em 2006, o rendimento do trabalhador com emprego formal somou R$ 43,5 bilhões, elevando o consumo e, conseqüentemente, a contratação de pessoal. Puxada pelo volume recorde de empregos formais e pela valorização dos rendimentos dos trabalhadores, a massa salarial registrou o maior crescimento desde 1995. De 2005 para 2006, a expansão chegou a 11,96%, atingindo o montante de R$ 43,5 bilhões. Esse aumento mostra que os brasileiros estão com mais dinheiro no bolso e, conseqüentemente, vão às compras. Para atender o ímpeto consumista, as empresas investem mais em produção, o que se reflete na contratação de novos trabalhadores. Tanto é que, em 2006, foram criados quase 1,917 milhão de empregos formais — o melhor resultado da série histórica da RAIS (relação anual de informações sociais), iniciada em 1985 —, um acréscimo de 5,77% em comparação a 2005. O setor de serviços foi o que mais contribuiu para a alta do emprego em 2006, com a abertura de 719,1 mil novas vagas. Em segundo lugar aparece a indústria de transformação (461,3 mil), seguida pelo comércio (325,2 mil) e administração pública (177,9 mil). A figura a seguir mostra alguns dados relevantes acerca da renda e da oportunidade de emprego do trabalhador brasileiro.

Considerando as informações ao lado, julgue os itens a seguir.

 

Considere-se que o crescimento real da massa salarial no período entre 2000 a 2006 seja modelado por uma tendência linear via regressão linear simples, cujos coeficientes — o intercepto e o coeficiente angular da reta — são obtidos pelo método dos mínimos quadrados ordinários. Nessa situação, o valor ajustado da massa salarial em 2003 é inferior a 4,2%.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nessas informações e considerando que o valor 100 é representado nesses diagramas como 10|0, julgue os itens que se seguem.

A mediana da distribuição do número de livros destruídos pelas chuvas foi igual a 101.

  • C. Certo
  • E. Errado

Responda às questões de nos 43 e 44 tendo como referência a distribuição dos cursos/programas por modalidade e níveis de curso segundo os conceitos recebidos na Avaliação Trienal de 2007, apresentada na tabela a seguir.

A moda dos conceitos dos cursos profissionais é

  • A.

    menor do que a mediana dos conceitos dos cursos profissionais.

  • B.

    igual à moda dos conceitos dos cursos de mestrado.

  • C.

    igual à moda dos conceitos dos programas de mestrado/doutorado.

  • D.

    igual à amplitude dos conceitos dos cursos de mestrado.

  • E.

    maior do que a moda dos conceitos dos cursos de doutorado.

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