Questões de Estatística

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Considerando as informações fornecidas no texto e na tabela acima, julgue os seguintes itens.

Considerando-se que o d.m.s., pelo teste de Tukey, para se comparar recipiente (R) dentro de uma espécie (E), é igual a 2,06 cm, é correto concluir que o melhor recipiente para Eucalyptus grandis é o saco plástico pequeno.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A.

    �� = 1 - ��.

  • B.

    �� é o nível de significância do teste.

  • C.

    só se comete Erro Tipo I quando a amostra tiver menos do que 30 observações.

  • D.

    só se comete Erro Tipo II quando a amostra tiver menos do que 30 observações.

  • E.

    a probabilidade de não se cometer erro algum em um teste é igual a ��.

No esquema acima, cada tonalidade representa um bloco diferente de um experimento com uma espécie vegetal em campo. Considerando esse esquema, julgue os itens a seguir.

Um defeito desse esquema é que um dos blocos não está contíguo.

  • C. Certo
  • E. Errado

No esquema acima, cada tonalidade representa um bloco diferente de um experimento com uma espécie vegetal em campo. Considerando esse esquema, julgue os itens a seguir.

O fato de os blocos terem formas diferentes não causa prejuízos à análise do experimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Com relação a esse estudo, julgue os itens a seguir.

A estimativa do valor esperado de Y, dado que X = 10, é menor ou igual a 50.

  • C. Certo
  • E. Errado

No esquema acima, cada tonalidade representa um bloco diferente de um experimento com uma espécie vegetal em campo. Considerando esse esquema, julgue os itens a seguir.

Considere que, após a análise estatística, verificou-se que não houve efeito significativo dos blocos sobre a característica medida. Nesse caso, deve-se refazer a análise, omitindo-se o efeito de bloco.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os quadros que são apresentados registram uma pesquisa em Educação Matemática, que procura avaliar a evolução conceitual no âmbito da combinatória.

 

Diante das alternativas que seguem, assinale a que está incorreta.

  • A.

    Antes da intervenção, há uma certa uniformidade entre os conceitos.

  • B.

    Inicialmente há uma quantidade muito grande de conceitos que não são fundamentais, para caracterizar o campo da combinatória

  • C.

    A idéia básica de combinatória não aparece inicialmente.

  • D.

    A diminuição da quantidade de conceitos de 10 para 03 indica uma deficiência do ensinamento proposto.

  • E.

    Houve uma evolução conceitual sobre o campo da combinatória.

Sabe-se que x1, x2 e x3 representam, respectivamente, o primeiro, segundo e terceiro elemento de uma amostra de tamanho três, retirada de uma população com média μ e variância σ2. Sabe-se, também, que A e B são estimadores da média populacional, onde A = 3/4 x1 + 1/8 x2 + 1/8 x3 e B = 3/4 x1 + 1/8 x2. Com essas informações tem-se que

  • A.

    A é estimador não-tendencioso e variância de A é igual a 0,5 σ2.

  • B.

    A é estimador não-tendencioso e B é estimador tendencioso.

  • C.

    B é estimador não-tendencioso e variância de B é igual a 0,5 σ2.

  • D.

    B é estimador tendencioso e variância de B é igual à variância de A.

  • E.

    A e B são estimadores tendenciosos e possuem a mesma variância.

 

Com relação a esse estudo, julgue os itens a seguir.

A estatística DFITS (ou DFFITS) é uma medida que ajuda a avaliar o grau de influência de um par de observações (X, Y).

  • C. Certo
  • E. Errado

No esquema acima, cada tonalidade representa um bloco diferente de um experimento com uma espécie vegetal em campo. Considerando esse esquema, julgue os itens a seguir.

É conveniente que se refaça a casualização se, após a casualização dos tratamentos do experimento, se perceba que todas as repetições desse tratamento se encontram em um mesmo local.

  • C. Certo
  • E. Errado
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