Lista completa de Questões de Estatística para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação a essa situação hipotética e aos dados da análise de variância apresentados acima, julgue os itens a seguir.
O nível de significância para determinar o DMS foi de 1%.
Um grupo de 4 brasileiros e 4 bolivianos será aleatoriamente dividido em dois grupos de tamanho 4. A probabilidade de que ambos tenham o mesmo número de brasileiros e bolivianos é:
Assinale a alternativa que representa o desvio padrão amostral da série de dados abaixo (considere na sua resposta a precisão com duas casas decimais).
13,50
10,80
8,76
3,29
3,67
Em relação a essa situação hipotética e aos dados da análise de variância apresentados acima, julgue os itens a seguir.
O quadrado médio de blocos é igual a 226,7.
Um equipamento de teste de falhas satisfaz a condição com A={equipamento indica que componente é defeituoso}, é o complementar de A, B={o componente é defeituoso} e é o complementar de B. A expectativa de um cliente é usar esse aparelho para localizar os componentes defeituosos em um grande lote de componentes no qual 10% são defeituosos. O valor de é:
Calcule a correlação amostral das duas séries abaixo (considere na sua resposta a precisão com duas casas decimais) e assinale a opção que tem a resposta correta.
–0,32
0,32
0,73
–0,73
1
Em relação a essa situação hipotética e aos dados da análise de variância apresentados acima, julgue os itens a seguir.
Se o F da Tabela para 8 e 15 graus de liberdade no numerador e no denominador, respectivamente, com alpha = 0,01, foi igual a 4,00, é correto concluir que houve diferença significativa entre os tratamentos ao nível de 1%.
Para determinar se 60 pessoas em um grupo são portadoras ou não de certa doença, é necessário realizar um exame de sangue muito caro. Para contornar essa dificuldade, em vez de realizar 60 exames, decide-se distribuir essas pessoas em 4 grupos de 15 e juntar as amostras de sangue das pessoas de cada grupo, realizando-se inicialmente 4 exames, um para cada grupo. Em cada grupo, o sangue das quinze pessoas é coletado e misturado, e um único exame é realizado para essa amostra combinada. Se o exame da amostra combinada resulta negativo, conclui-se que nenhuma pessoa do grupo é portadora da doença e, assim, apenas um exame será realizado para esse grupo. Mas se o exame resulta positivo, conclui-se que pelo menos uma pessoa do grupo é portadora da doença e será necessário realizar um exame individual para cada membro desse grupo, de modo que serão realizados 16 exames para esse grupo. Se a probabilidade de ser portador da doença é 0,01 para todas as pessoas independentemente, o número esperado de exames em cada grupo é:
16 -15(0,99)15 ;
16 +15(0,99)15 .
Em relação a essa situação hipotética e aos dados da análise de variância apresentados acima, julgue os itens a seguir.
A maior produção de biomassa ocorreu no nível de salinidde de 20 ppm.
Uma firma distribuidora de eletrodomésticos está interessada em estudar o comportamento de suas contas a receber em dois meses consecutivos. Com esse objetivo, seleciona, para cada mês, uma amostra de 50 contas. As médias amostrais são, respectivamente, R$ 4.920,00 e R$ 4.520,00, para os meses de março e abril. Questiona-se se o valor médio populacional das contas a receber de março difere significantemente do valor médio populacional correspondente de abril. Para verificar essa conjectura, realiza-se um teste de médias, assumindo-se as amostras independentes e provenientes de populações normais com variâncias homogêneas. O valor obtido para a estatística teste foi de 0,78 com valor probabilístico de 0,434. Assinale a opção correta.
Não há evidência de que as médias sejam distintas no nível de significância de 5% e a estatística teste se distribui como t de Student com 97 graus de liberdade, sob a hipótese da igualdade das médias populacionais
As médias diferem significantemente no nível de 45% e a estatística teste se distribui como t de Student com 97 graus de liberdade, sob a hipótese da igualdade das médias populacionais
Não há evidência de que as médias sejam distintas para qualquer nível α < 43,4% e a estatística teste se distribui como t de Student com 97 graus de liberdade, sob a hipótese da igualdade das médias populacionais.
Não há evidência de que as médias difiram no nível de significância de 5% e a estatística teste se distribui como t de Student com 98 graus de liberdade, sob a hipótese da igualdade das médias populacionais.
O valor probabilístico associado ao valor da estatística teste não define informação suficiente para que se possa dizer que uma média difere da outra significantemente e a estatística teste se distribui como t de Student com 97 graus de liberdade, sob a hipótese de igualdade das médias populacionais
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...