Questões de Estatística do ano 2003

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  • A.

    boa, porque depende dos desvios da média.

  • B.

    insatisfatória, a não ser que se calcule sua raiz quadrada.

  • C.

    boa, porque dispersão é uma medida de distância.

  • D.

    insatisfatória, porque tal medida é sempre igual a zero.

  • A.

    O desvio padrão da distribuição A é maior do que o da distribuição B, e as médias são iguais.

  • B.

    O desvio padrão de A é menor do que o de B e as médias são diferentes.

  • C.

    O desvio padrão de A é igual ao de B, independentemente do valor da média.

  • D.

    As distribuições possuem o mesmo coeficiente de variação.

Um investigador criminal está empenhado em levar a julgamento dois assassinos em série e distintos – um deles costuma atacar prostitutas, enquanto o outro tem como alvo estudantes universitárias. Pela experiência anterior, o investigador é levado a admitir que tem uma chance de 0,50 de prender o assassino das prosti-tutas e uma chance de 0,65 de prender o assassino das estudantes. A fim de calcular a probabilidade de prender ambos os assassinos, você deve:

  • A.

    somar as probabilidades.

  • B.

    subtrair as probabilidades.

  • C.

    multiplicar as probabilidades.

  • D.

    dividir as probabilidades.

A probabilidade de acertar "por palpite" pelo menos duas questões em 10, do tipo "verdadeiro ou falso", é:

  • A.

    1023 / 1004

  • B.

    1023 / 1034

  • C.

    1013 / 1024

  • D.

    1023 / 1034

Qual das afirmações seguintes NÃO é válida para uma curva normal verdadeira?

  • A.

    É assimétrica.

  • B.

    É uma distribuição de probabilidade.

  • C.

    Sua área total contém 100% dos casos.

  • D.

    A moda, a mediana e a média são idênticas.

Sobre teste de significância foram feitas as seguintes afirmações:

I- Teste de significância é uma regra de decisão que permite aceitar ou rejeitar como verdadeira uma hipótese nula (Ho), com base na evidência amostral.
II- Nível de significância de um teste é a probabilidade de se cometer o erro tipo I, ou seja, rejeitar uma hipótese verdadeira.
III- Erro tipo I: Consiste em rejeitar uma hipótese Ho, quando Ho é verdadeira.
IV- Erro tipo II: Consiste em aceitar como verdadeira uma hipótese Ho, quando Ho é falsa.

O número de afirmações verdadeiras é:

  • A.

    2

  • B.

    4

  • C.

    3

  • D.

    1

Durante muito tempo, o coeficiente de correlação entre a nota final num curso de treinamento de agentes de saúde e sua produtividade, após 6 meses de curso, foi 0,50. Foram introduzidas modificações no curso, com o intuito de aumentar a correlação. O coeficiente de correlação de uma amostra de 28 agentes submetidos ao novo curso foi de 0,65. Quanto ao estabelecimento das hipóteses Ho (nula) e H1 (alternativa), podemos afirmar:

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

Quando os entrevistados que obtêm altos escores no teste de avaliação esco-lar SAT tendem também a obter altas notas na faculdade, há razão para pres-supormos uma correlação:

  • A.

    positiva entre os escores SAT e as notas da faculdade.

  • B.

    negativa entre os escores SAT e as notas da faculdade.

  • C.

    nula entre os escores SAT e as notas da faculdade.

  • D.

    positiva perfeita entre os escores SAT e as notas da faculdade.

Uma medida da proporção da variância em Y explicada por X é conhecida como:

  • A.

    coeficiente de não-determinação

  • B.

    coeficiente de determinação

  • C.

    regressão múltipla

  • D.

    inclinação

  • A.

    0,25

  • B.

    0,75

  • C.

    0,45

  • D.

    0,50

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