Questões de Estatística do ano 2004

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Os membros do departamento de vendas de uma Cia aérea sabem que com probabilidade 5% um passageiro com reserva confirmada não se apresenta para o vôo. Nesse contexto a política de vendas da Cia é vender 52 passagens para um vôo que acomoda no máximo 50 passageiros. Assinale a opção que corresponde a probabilidade de que haja um lugar disponível para todo passageiro que se apresente para o vôo. Sabe-se que

(0,95)51 = 0,0731 e que (0,95)52 = 0,0694.

  • A.

    0,500

  • B.

    0,738

  • C.

    0,830

  • D.

    0,835

  • E.

    0,741

Uma variável aleatória X tem função de distribuição

Assinale a opção que corresponde ao valor da função massa de probabilidades (ou função densidade e probabilidades, se for o caso) de X no ponto x=1.

  • A.

    0,250

  • B.

    0,333

  • C.

    0,083

  • D.

    0,583

  • E.

    0,417

De 240 empregados, 120 dominam a matemática, 100 dominam o português e 40 dominam as duas áreas.

Considerando-se que um empregado seja escolhido ao acaso, perguntase: Qual a probabilidade desse empregado não dominar nem matemática nem português?

  • A. 1/36
  • B. 7/24
  • C. 3/4.
  • D. 1/4

Uma caixa contém 8 cilindros, sendo 5 brancos e 3 verdes. A caixa também contém 6 cubos, sendo 4 brancos e 2 verdes.

Retirando-se apenas uma peça de forma aleatória, a probabilidade de encontrar um cubo ou uma peça qualquer da cor verde é:

  • A. 10/14.
  • B. 45/56.
  • C. 9/14.
  • D. 11/14.

Uma caixa de ferramentas contem 5 martelos, sendo 3 com cabo de madeira e 2 com cabo de borracha. A caixa também contem 7 limas, sendo 3 com cabo de madeira e 4 com cabo de borracha.

Retirando-se 2 ferramentas de forma aleatória e sem reposição, a probabilidade de que uma seja martelo com cabo de madeira e a outra uma lima com cabo de borracha é:

  • A. 2/11
  • B. 12/35
  • C. 7/12
  • D. 1/11.

Uma caixa contém 4 peças, sendo 3 perfeitas e 1 defeituosa. Uma segunda caixa contém 6 peças sendo 4 perfeitas e 2 defeituosas.

Uma experiência consiste em retirar uma peça de cada caixa com a expectativa de que ambas as peças selecionadas sejam perfeitas. Após a realização de cada experiência, as peças retiradas voltam à caixa de origem. Se a experiência for realizada 3 vezes, a probabilidade de que a expectativa seja satisfeita em 2 oportunidades é:

  • A. 1/2
  • B. 1/8.
  • C. 3/8
  • D. 7/10

Se a probabilidade de ganhar um certo jogo é 25%, a probabilidade de um jogador que participa de 3 partidas, ganhar pelo menos uma vez é:

  • A. 57,81%
  • B. 25,00%
  • C. 75,00%.
  • D. 42,19%.

Em um lote de 80 peças, 10 são defeituosas. Escolhendo-se 4 peças sem reposição, a probabilidade de se obter pelo menos uma defeituosa é:

  • A. 12,50%
  • B. 41,38%.
  • C. 36,75%.
  • D. 42,03%.

Julgue os itens seguintes.

Considere um lote de 10 peças das quais 4 estão com defeito. Se 2 peças desse lote são escolhidas aleatoriamente, então a probabilidade de essas 2 peças serem defeituosas é superior a 15%.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dois jogadores, X e Y, apostaram em um jogo de cara-e-coroa, combinando que o primeiro a conseguir 6 vitórias ganharia a aposta. X já obteve 5 vitórias e Y, apenas 3. Qual é a probabilidade de X ganhar o jogo?

  • A.

    7/8

  • B.

    4/5

  • C.

    3/4

  • D.

    3/5

  • E.

    1/2

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