Lista completa de Questões de Estatística do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para os itens a seguir, utilize, se necessário, as tabelas abaixo para calcular os valores das probabilidades da distribuição normal padrão e valores de
Uma unidade de produção demanda uma quantidade aleatória D (em kg/dia) de um componente químico. A unidade de produção mantém um estoque X desse componente em kg/dia. Sabe-se que as duas variáveis aleatórias são normais. A distribuição conjunta (D, X) está representada pela tabela abaixo.
Com base na situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.
A probabilidade condicional é nula.
Uma empresa desenvolveu um sistema de coleta e transmissão de dados. Devido a reclamações por parte de um dos seus clientes, o departamento de controle de qualidade (DCQ) fez um estudo, considerando um período de 300 dias, e identificou os problemas possíveis e a freqüência esperada (em dias) de cada um deles, conforme a tabela abaixo.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
Para certo dia, a probabilidade de os dados coletados serem corretamente armazenados no computador local é superior a 0,65.Suponha que o motor de um avião em vôo falhe, independentemente dos outros motores, com probabilidade 1-p, sendo p um número entre zero e um. O avião é capaz de fazer um vôo seguro se pelo menos a metade de seus motores estiverem funcionando propriamente. Assinale a opção que corresponde aos valores de p para os quais voar num avião com 4 motores é mais seguro do que voar num bimotor.
p=0,500
p=0,200
p deve estar entre 0,500 e 0,655
p deve ser menor do que 0,200
p deve ser maior que 2/3
Num estudo do consumo de combustível para uma determinada marca de automóvel, supõe-se que a distribuição do consumo é aproximadamente normal com média desconhecida μ Km/l e desvio padrão de 3 Km/l. Uma amostra de 36 veículos produziu a média de consumo de 16 Km/l. Deseja-se testar a hipótese H: μ =15 contra a alternativa A:μ >15 . Considerando os valores da função de distribuição da normal padrão dados abaixo, assinale a opção que dá o valor probabilístico (p-valor) do teste que toma por base a estatística , sendo a média amostral.
0,500
0,977
0,050
0,023
0,010
Sejam variáveis aleatórias independentes com distribuição exponencial com média 0,5. Usando o Teorema Central do Limite e a tabela da função de distribuição da normal padrão dada na questão 49, assinale a opção que corresponde à probabilidade de que
0,500
0,014
0,975
0,977
0,025
Suponha que, de uma grande população, n pessoas serão selecionadas ao acaso. Da amostra, contar-se-á o número k de pessoas (k < n) que possuem uma determinada doença. De acordo com estudos médicos anteriores, acredita-se que 10% dos indivíduos dessa população têm essa doença. Considere X a variável aleatória que representa o número de pessoas observadas na amostra que possuem a doença.
A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.
Se, de fato, 10% dos indivíduos dessa população têm a doença, então a média de X é igual a 0,1n.
Suponha que, de uma grande população, n pessoas serão selecionadas ao acaso. Da amostra, contar-se-á o número k de pessoas (k < n) que possuem uma determinada doença. De acordo com estudos médicos anteriores, acredita-se que 10% dos indivíduos dessa população têm essa doença. Considere X a variável aleatória que representa o número de pessoas observadas na amostra que possuem a doença.
A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.
Se, de fato, 10% dos indivíduos dessa população têm a doença, então, em uma amostra de 5 pessoas, a probabilidade de que pelo menos uma pessoa tenha a doença é inferior a 0,45.
Durante uma aula o professor pediu a seus alunos que pegassem, ao acaso, uma bolinha de uma urna que continha várias bolinhas coloridas, anotassem a cor e a devolvessem à urna. Pediu ainda que repetissem várias vezes esse procedimento e que, ao final, calculassem o porcentual de vezes em que foi sorteada uma bolinha de cor preta. Estes foram os resultados:
Com base nos resultados dessa tabela, os alunos concluíram que a probabilidade de ser sorteada uma bolinha preta da urna era igual a 32%. Essa conclusão, tirada pelos alunos, está:
errada, porque não é correto considerar o resultado de um experimento aleatório, mesmo que repetido várias vezes, como valor exato da probabilidade de ocorrência de determinado evento deste experimento.
correta, porque a probabilidade é, de fato, o resultado da tabulação experimental da ocorrência de alguma característica que desejamos observar.
correta, porque se em 32% das vezes uma bolinha preta foi sorteada, podemos concluir que se houverem 100 bolinhas na caixa, 32 delas serão pretas.
errada, porque não sendo conhecido o número de repetições do sorteio, não é possível determinar se a probabilidade de ocorrer bolinha preta é mesmo 32%.
errada, porque o cálculo da probabilidade em questão não depende do número de bolinhas pretas existentes na urna, e sim do número de vezes em que o sorteio é realizado.
Para resolver às questões de números 51 a 53 considere o enunciado abaixo.
A proporção de vezes em que o valor de X2 supera o de X1 é0,4
0,5
0,6
0,7
0,8
Em relação à situação hipotética apresentada no texto, julgue os itens a seguir.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...