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Estatística - Dados, Casos, Variáveis e Informações - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando o texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Em maio de 2006, o contingente de desocupados com 50 anos ou mais de idade era de 6,4 milhões de pessoas.
Estatística - Dados, Casos, Variáveis e Informações - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2008
Os dados hipotéticos agrupados na tabela abaixo se referem à distribuição de freqüência das vendas realizadas por funcionários de uma empresa durante um determinado mês.
Com base nos dados apresentados na tabela, é CORRETO afirmar:O desvio cresce em progressão aritmética de razão igual a um.
A empresa realizou sessenta e oito vendas em único mês.
O total de oitenta e nove vendas pertence à quarta classe.
O intervalo de classes é igual a setenta.
As conclusões a seguir foram tiradas a partir dos dados da tabela.
I – Menos da metade das escolas privadas ficou sem conceito no Enem 2006.
II – Apenas 10,0% das escolas estaduais ficaram sem conceito no Enem 2006.
III – A escola com o maior número de matrículas participou do Enem 2006 com menos da metade de seus alunos.
IV – Participaram do Enem 2006 duas vezes mais escolas públicas do que privadas desse município.
V – Menos da metade das escolas desse município ficou com média abaixo de 50,0 na prova objetiva.
Estão corretas APENAS as afirmações
I, II e III
I, II e IV
II, III e IV
II, IV e V
III, IV e V
Responda às questões de nos 45 e 46 utilizando os dados de desempenho, no ENADE, dos alunos ingressantes e concluintes de uma determinada área, apresentados a seguir.
Analisando-se a tabela afirma-se que
I - o coeficiente de variação no grupo dos concluintes é maior do que o coeficiente de variação no grupo dos ingressantes;
II - o desvio padrão das notas de todos os alunos que fizeram a prova é a média dos desvios padrões dos dois grupos;
III - o Coeficiente de Assimetria de Pearson é maior no grupo dos ingressantes;
IV - menos da metade dos alunos dessa área não compareceu ao ENADE 2006.
Estão corretas APENAS as afirmações
I e II
I e IV
III e IV
I, II e III
II, III e IV
As questões do questionário socioeconômico foram tabuladas segundo as respostas dos ingressantes e dos concluintes e também segundo os dois grupos extremos (inferior e superior) de desempenho dos alunos da área no ENADE 2006. Estes grupos foram definidos pelos percentis de ordem 25 (P25) e 75 (P75). Os resultados relativos ao número de horas de estudo encontram-se na tabela a seguir.
Analisando-se as informações, conclui-se que
I - a proporção de alunos que não estudam, ou estudam no máximo duas horas por semana é maior no grupo de concluintes com desempenho inferior na prova;
II - pelo menos 12.000 alunos da área estudam mais de oito horas por semana;
III - a maioria dos alunos com desempenho superior, nos dois grupos, estuda de três a oito horas por semana.
IV - mais de 60,0% dos alunos concluintes com desempenho superior na prova estudam, no mínimo, três horas por semana.
Está(ão) correta(s) APENAS a(s) informação(ões)
I
III
I e IV
I, II e IV
II, III e IV
Estatística - Dados, Casos, Variáveis e Informações - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Texto para as questões de 23 a 25
A tabela acima apresenta a distribuição das notas N (de 0 a 100) obtidas por 100 alunos em uma prova de matemática. Nessa tabela, ao lado da freqüência absoluta, encontra-se a freqüência absoluta esperada sob a hipótese nula de que a nota N segue uma distribuição normal com média 50 e desvio padrão igual a 20.
Com base nas informações apresentadas no texto, assinale a opção correta.
Sob a hipótese nula, (N-50)/2 segue uma distribuição normal padrão.
A freqüência absoluta esperada sob a hipótese de normalidade para N > 70 é superior a 15 e inferior a 17.
A média aritmética das notas obtidas pelos 100 alunos é superior a 67 e inferior a 70.
O valor da estatística de Kolmogorov-Smirnov para o teste de normalidade é superior a 4,5.
Estatística - Dados, Casos, Variáveis e Informações - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Texto para as questões de 26 a 29
A figura acima apresenta a evolução temporal da quantidade de carvão vegetal - em toneladas - produzida no Brasil entre os anos 1990 e 2006. Ao longo desse período, a produção anual média de carvão vegetal foi de 2,4 milhões de toneladas/ano, o desvio padrão amostral foi de 470 mil toneladas e a correlação linear entre a produção e o ano foi igual a 0,15.
Com base nas informações apresentadas no texto acima, assinale a opção incorreta.
Em 1997, há um pico na produção de carvão vegetal que atinge mais de 3,5 milhões de toneladas. Tal valor destoante pode ser considerado como um valor atípico ou outlier.
De 1990 a 1996, a correlação linear entre a produção e o ano é superior a 0,15.
A mediana da quantidade de carvão vegetal produzida no Brasil entre os anos 1990 e 2006 é inferior a 2,5 milhões de toneladas e é superior a 2,0 milhões de toneladas.
O coeficiente de variação da quantidade de carvão vegetal produzida nos anos de 1990 a 2006 é superior a 0,2 tonelada/ano.
Estatística - Dados, Casos, Variáveis e Informações - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Texto para os itens 101 a 115
Um estudo foi realizado por uma prefeitura acerca da qualidade do atendimento no hospital municipal da cidade. Com base em uma amostra de 100 dias, foram produzidas as seguintes estatísticas referentes ao número diário de pacientes atendidos.
média = 30
variância amostral = 100
mínimo = 0
primeiro quartil = 10
segundo quartil = 25
terceiro quartil = 40
máximo = 60.
Com base nas informações apresentadas no texto, julgue os itens subseqüentes.
Em pelo menos metade dos dias observados no estudo foram registradas contagens inferiores a 11 pacientes ou superiores a 39 pacientes.
Estatística - Dados, Casos, Variáveis e Informações - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A tabela acima contém um conjunto de dados formado por quatro variáveis: RG; gênero ( M = masculino; F = feminino); grau de instrução (1 = analfabeto; 2 = fundamental incompleto; 3 = fundamental completo; 4 = médio incompleto; 5 = médio completo ou superior); e hiperatividade (S = sim; N = não). Com base nessa tabela, julgue os itens seguintes.
As variáveis mostradas na tabela são qualitativas.
Estatística - Dados, Casos, Variáveis e Informações - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A tabela acima contém um conjunto de dados formado por quatro variáveis: RG; gênero ( M = masculino; F = feminino); grau de instrução (1 = analfabeto; 2 = fundamental incompleto; 3 = fundamental completo; 4 = médio incompleto; 5 = médio completo ou superior); e hiperatividade (S = sim; N = não). Com base nessa tabela, julgue os itens seguintes.
Com relação à variável dicotômica hiperatividade, atribuindose valor 1 para uma categoria e 0 para a outra, a média dessa variável binária representa a frequência relativa de observações que receberam valor 1.
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