Lista completa de Questões de Estatística do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Estatística - Desvio Padrão / Desvio Padrão Amostral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com base nessas informações, julgue os itens de 105 a 108.
Sabendo-se que a média histórica na disciplina foi 5,09, se as menções A, B e C forem atribuídas com relação aos respectivos pontos de corte da nota bruta 9,0, 7,0 e 5,0, é correto afirmar que a proporção de alunos com menções A ou B tenderá a ser maior somente se o desvio padrão for menor que 3,0.
Estatística - Desvio Padrão / Desvio Padrão Amostral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A amplitude R é um estimador tendencioso para o desvio padrão
Estatística - Desvio Padrão / Desvio Padrão Amostral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O desvio padrão amostral dos tempos de espera na fila é um estimador não tendencioso para o desvio padrão populacional
Acerca da tabela acima que mostra as notas de uma amostra de 10 alunos em provas de matemática e física, julgue os próximos itens.
Estatística - Diagrama ou Gráfico de Colunas ou Barras - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2008
Certa escola, onde estudam alunos de 5.ª a 8.ª série no período diurno, promoveu um torneio de conjugação de verbos. O gráfico mostra o número de alunos classificados em cada fase do torneio.
A porcentagem de alunos que chegaram à fase final em relação à 1.ª fase foi deSegundo o gráfico, a maior queda no ritmo de crescimento das matrículas ocorreu na região
norte
nordeste
sudeste
sul
centro-oeste
Os pesquisadores cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) estão distribuídos, por faixa etária, conforme gráfico abaixo.
A menor proporção de pesquisadores nas faixas de idade abaixo de 35 e acima de 55 anos ocorreu no ano de
1995
1997
2000
2002
2004
Estatística - Diagrama ou Gráfico de Colunas ou Barras - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considere que o gráfico a seguir, que resume dados de uma pesquisa, esteja sendo utilizado como recurso para trabalho de análise e interpretação de textos.
Com referência à correta interpretação das informações resultantes da pesquisa e transmitidas em forma de gráfico, julgue os itens subseqüentes.
O gráfico é simétrico: se a parte que está abaixo da linha horizontal for retirada, as informações poderão ser recuperadas pelo que está na parte de cima.
Um importante indicador na avaliação da demanda por transporte coletivo é a sua participação no total de viagens realizadas. Esta participação é obtida agrupando-se as viagens motorizadas em duas categorias: viagens motorizadas por modo coletivo e viagens motorizadas por modo individual. O percentual de cada um desses grupos no total de viagens motorizadas é a divisão modal. Analise o gráfico abaixo:
Com base no texto e na análise do gráfico, é correto afirmar:
Em 2002, houve uma queda da divisão modal para o modo individual e parcela significativa das viagens deixou de ser realizada a pé.
Em 1997, a divisão modal era de 53% para o modo coletivo e 47% para o modo individual. Em 2002, 37% das viagens eram realizadas a pé.
Entre 1987 e 1997 houve um aumento na participação das viagens por modo coletivo, o que revela pela primeira vez a superação do modo individual pelo modo coletivo.
Entre 1997 e 2002 houve diminuição da divisão modal para o modo coletivo, o que revela pela primeira vez a superação do modo coletivo pelo modo individual.
A divisão modal para o modo coletivo continuou inalterada nas duas últimas décadas.
Estatística - Diagrama ou Gráfico de Colunas ou Barras - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A qualificação dos professores é de grande importância para a qualidade da formação dos estudantes. Considerando que a figura acima apresenta a distribuição do número de professores em uma faculdade, segundo a formação acadêmica (curso), julgue os itens de 77 a 85.
Nessa faculdade, a quantidade de professores com mestrado representa 25% dos professores com especialização.
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