Lista completa de Questões de Estatística do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para um Benefício de Pensão de R$ 1.000,00, que já esteja sendo recebido no final de cada mês, 80% para o cônjuge e os outros 20% para o filho universitário, sem que haja contribuição futura, a reserva matemática correspondente será obtida por:
Atenção: observe que nas opções há "x" como operador matemático (donde a interpretação faz parte da questão).
Assinale a opção correta.
O benefício que pagará R$ 1.000,00, no final de cada mês, para a pessoa de 30 anos que atingir os 65 anos, com prêmio (ou contribuição) fracionado no início de cada mês, de forma imediata e durante o período de diferimento do benefício, pelo método prospectiva e antes de atingir a idade de direito ao benefício, terá a formulação da reserva matemática, segundo a metodologia de Woolhouse (tanto para o benefício quanto para o prêmio), dada por:
Seja X uma variável aleatória discreta com função de probabilidade binomial f(x), onde f(x)= Cn,x px(1-p)n-x e Cn,x é o número de combinações de n elementos tomados x a x. Sendo n=6 e p=1/3, determine f(6).
1/729.
1.
0.
64/729.
8/729.
Sendo F(x) a função de distribuição da variável aleatória definida na questão anterior, determine F(0).
0.
1/729.
64/729.
243/729.
1.
Seja X a soma de n variáveis aleatórias independentes de Bernoulli, isto é, que assumem apenas os valores 1 e 0 com probabilidades p e 1-p, respectivamente. Assim, a distribuição de X é:
Binomial com parâmetros n e p.
Gama com parâmetros n e p.
Qui quadrado com n graus de liberdade.
Laplace.
"t" de Student com n-1 graus de liberdade.
Uma população de indivíduos é constituída 80% por um tipo genético A e 20% por uma variação genética B. A probabilidade de um indivíduo do tipo A ter determinada doença é de 5%, enquanto a probabilidade de um indivíduo com a variação B ter a doença é de 40%. Dado que um indivíduo tem a doença, qual a probabilidade de ele ser da variação genética B?
1/3.
0,4.
0,5
0,6.
2/3.
Tem-se que f(x)= Cn,x px(1-p)n-x, onde Cn,x é o número de combinações de n elementos tomados x a x, é a função de probabilidade de uma variável aleatória binomial. Fazendo-se na sua expressão , mas com tem como limite a função de probabilidade de uma variável aleatória de Poisson, que é:
A e B são eventos independentes se:
Em uma população de N objetos, M possuem determinada propriedade, enquanto N-M não possuem esta propriedade. Ao se retirar uma amostra aleatória de n objetos desta população, sem reposição, qual a probabilidade de que exatamente k objetos na amostra tenham a referida propriedade?
CM,k CN-M,n-k / CN,n
(M/N)k/n
Cn,k (M/N)k (1-M/N)n-k
(M/N)k-1 (1-M/N)
(M/N)k (1-M/N)n-k
A probabilidade de sucesso em um experimento aleatório é p. Seja X o número de experimentos independentes realizados até se obter o primeiro sucesso. Qual a probabilidade de X = k, onde k=1,2,3,....
(1-p)k-1.
p(1-p)k-1.
k pk-1(1-p).
pk-1(1-p).
k(1-p)k-1 p.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...