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Acerca da distribuição dos consumidores de determinado produto segundo suas preferências por marcas, sabe-se que, em determinada cidade, 20% dos consumidores preferem a marca A, 50%, a marca B e os 30% restantes, preferem a marca C. A marca A é importada e as marcas B e C são nacionais. Considere que os desvios padrão das rendas mensais dos consumidores que preferem as marcas A, B e C sejam, respectivamente, iguais a R$ 500,00, R$ 400,00 e . Uma amostragem aleatória estratificada de 3 n = 500 pessoas será retirada dessa população para estimar a renda média mensal dos consumidores desse produto dessa cidade.
Considerando que os três grupos de consumidores são os estratos da amostragem, julgue os itens que se seguem.
No caso da alocação proporcional ao tamanho dos estratos, a amostra deve consistir em 100 consumidores que preferem a marca A, 250 que preferem a marca B e 150 que preferem a marca C.
Acerca da distribuição dos consumidores de determinado produto segundo suas preferências por marcas, sabe-se que, em determinada cidade, 20% dos consumidores preferem a marca A, 50%, a marca B e os 30% restantes, preferem a marca C. A marca A é importada e as marcas B e C são nacionais. Considere que os desvios padrão das rendas mensais dos consumidores que preferem as marcas A, B e C sejam, respectivamente, iguais a R$ 500,00, R$ 400,00 e . Uma amostragem aleatória estratificada de 3 n = 500 pessoas será retirada dessa população para estimar a renda média mensal dos consumidores desse produto dessa cidade.
Considerando que os três grupos de consumidores são os estratos da amostragem, julgue os itens que se seguem.
Considere que a alocação ótima de Neyman será feita em função da estimativa do desvio padrão das rendas mensais dos consumidores de cada estrato. Nessa situação, de acordo com a alocação ótima de Neyman, a amostra deve consistir em 200 consumidores que preferem a marca A, 200 que preferem a marca B e 100 que preferem a marca C.
Para uma população de tamanho superior a 100 e uma fração amostral superior a 20%, o fator de correção será inferior a 0,9.
Se a fração amostral for inferior a 5%, então o fator de correção será superior a 0,97.
Considere que um estudo tenha sido realizado para estimar a média das idades dos empregados de determinado segmento de empresas, e que, na ocasião em que o estudo foi realizado, o tamanho da população de funcionários era N = 5.000 funcionários. Essa população foi estratificada em três grupos de tamanhos N1 = 1.000, N2 = 1.500 e N3 = 2.500. Da população de funcionários, foi retirada uma amostra aleatória estratificada de tamanho n = 100 com alocação proporcional ao tamanho dos estratos.
Considerando que o quadro acima mostra os resultados do estudo hipotético em apreço, julgue os itens subsecutivos.
O erro padrão do estimador da idade média é menor que
Considere que um estudo tenha sido realizado para estimar a média das idades dos empregados de determinado segmento de empresas, e que, na ocasião em que o estudo foi realizado, o tamanho da população de funcionários era N = 5.000 funcionários. Essa população foi estratificada em três grupos de tamanhos N1 = 1.000, N2 = 1.500 e N3 = 2.500. Da população de funcionários, foi retirada uma amostra aleatória estratificada de tamanho n = 100 com alocação proporcional ao tamanho dos estratos.
Considerando que o quadro acima mostra os resultados do estudo hipotético em apreço, julgue os itens subsecutivos.
A amostra foi composta de 30 empregados do estrato 1, 20 empregados do estrato 2, e 50 empregados do estrato 3.
Estatística - Coeficiente de Determinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
O coeficiente de determinação do modelo ajustado (R2) é inferior a 40%.
A média aritmética e a variância dos salários dos empre- gados em uma fábrica são iguais a R$ 1.500,00 e 22.500 (R$) 2, respectivamente. Para todos os emprega- dos foi concedido um reajuste de 8% e posteriormente um adicional fixo de R$ 180,00. O coeficiente de variação, após o reajuste e o adicional concedidos, é igual a
5%.
6%.
8%.
9%.
10%.
Ao elaborar um plano de pesquisa qualitativa, na perspectiva fenomenológica, o pesquisador deve privilegiar
a distribuição randômica dos sujeitos nos grupos.
a distribuição dos sujeitos no grupo.
a relação que se estabelece entre o pesquisador e o pesquisado.
as técnicas de pesquisa, pois o campo pouco interferirá em seus dados.
os dados estatísticos obtidos no trabalho de campo.
As pesquisas quantitativas que utilizam instrumentos estruturados são adequadas para apurar opiniões e atitudes explícitas e conscientes dos entrevistados, sendo que esses devem ser representativos de um determinado universo, para que os achados possam ser generalizados e projetados para aquele universo.
PORQUE
As pesquisas quantitativas devem ser usadas quando se tem por objetivo a busca de percepções e o entendimento sobre a natureza geral de um universo.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
as duas afirmações são falsas.
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