Lista completa de Questões de Estatística do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Estatística - Medidas de Posição Central - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
0 0 3 3 3 4 1 2 2 1 1 2 3 3 4 1 2 2 0 4
Considerando os dados acima, que representam a quantidade de doutores presentes em pesquisas que geraram patentes industriais, julgue os próximos itens.A mediana dos dados é igual a 3.
Em um experimento, obteve-se uma amostra de 15 valores da variável discreta x. A amostra é dada pelo conjunto {1, 2, 3, 1, 3, 4, 3, 4, 3, 2, 3, 5, 2, 4, 5}. Assim, para esta amostra, a média aritmética, a moda, a mediana e o tipo de distribuição obtidas são, respectivamente:
3, 5, 3, assimétrica positiva
3, 5, 3, assimétrica negativa
3, 5, 3, simétrica
3, 3, 3, simétrica
3, 3, 5, assimétrica negativa
17/81.
14/81.
1/9.
2/9.
1/3.
Os indicadores são medidas estatísticas que objetivam sintetizar diversos aspectos. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.
Sabendo-se que a diferença entre as escalas de indicadores leva à necessidade de padronização ou normalização quando o objetivo é a comparação desses indicadores entre si, então é correto afirmar que o procedimento mais adequado para esse propósito é a normalização obtida da diferença entre o valor do indicador e seu valor médio.Com base nas informações apresentadas, julgue os itens que se seguem, referentes a números-índices.
Considerando que IPCAt = 4,50, é correto afirmar que a variação média dos preços no instante t relativamente ao período base foi de R$ 4,50.
Com base nas informações apresentadas, julgue os itens que se seguem, referentes a números-índices.
O IPCA é uma média ponderada das variações dos preços dos bens consumidos entre os instantes inicial e t, em que cada peso representa a participação do bem i no total das despesas de um consumidor no instante t.
Um perito investiga se determinada empresa manipulou os resultados fiscais com o objetivo de sonegar impostos. Considere que M e L representam, respectivamente, os eventos manipula os resultados fiscais e obteve lucro no último trimestre, e que Mc e Lc denotam os eventos complementares correspondentes. Com base em investigações anteriores, é conhecida a proporção de empresas que manipulam os resultados fiscais, ou seja, P(M). Conhece-se também a probabilidade condicional P(M|L). O perito determinou a proporção de empresas que tiveram lucro no último trimestre, P(L), com base em dados fornecidos pela junta comercial. Com base nessas informações, assinale a opção correta.
P(M) = P(M|Lc) × P(Lc) + P(M|L) × P(L).
P(M|Lc) = 1 - P(M|L).
Não há qualquer relação entre as probabilidades P(Lc) e P(L) e a probabilidade P(M).
Suponha que P(L) = 0,8, P(M|Lc) = 0,4 e P(M) = 0,1. Nesse caso, é correto afirmar que P(M|L) > 0,9.
A probabilidade condicional P(M|Lc) pode ser determinada pela fórmula de Bayes.
Assinale a opção que resulta diretamente da definição axiomática de probabilidade estabelecida por Kolmogorov.
Se Ac for o evento complementar do evento A, então P(Ac) = 1 - P(A).
princípio da invariância.
lei fraca dos grandes números.
desigualdade de Chebyshev.
lei forte dos grandes números.
teorema limite central.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...