Lista completa de Questões de Estatística do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Estatística - Variância / Variância Amostral / Variância Absoluta - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2013
O modelo de componentes principais é utilizado para representar a estrutura de variância-covariância em função de um número reduzido de combinações lineares das variáveis originais, com o objetivo de se ter uma redução de dados e uma melhor interpretação destes. Para o vetor aleatório X´ = [X1, X2, ∙∙∙, Xp] com matriz de covariância Σ e autovalores iguais a λ1 ≥ λ2 ≥ ∙∙∙ ≥ λp ≥ 0, e as combinações lineares:
Estão corretas apenas as afirmativas
A sequência está correta em
O modelo de regressão logística é um caso particular de um modelo linear generalizado em que o componente aleatório tem distribuição Bernoulli e a função de ligação é a logito. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
A sequência está correta em
Uma variável aleatória Gama é definida para valores reais e positivos e sua função densidade é dada por
Estão corretas apenas as afirmativas
A respeito da amostra apresentada no texto, em relação à quantidade de Escherichia coli, é correto afirmar que
a média é igual a 5, a mediana é igual a 5,5 e a variância é igual a 34/9.
a média é igual a 5, a mediana é igual a 5,5 e a variância é igual a 34/10.
a média é igual a 5, a mediana é igual a 5 e a variância é igual a 34/9.
a média é igual a 5,5, a mediana é igual a 5 e a variância é igual a 34/10.
a média é igual a 5, a mediana é igual a 5,5 e a variância é igual a 6.
O coeficiente de correlação de Pearson entre a quantidade de Escherichia coli (em UFC/mL) e o tempo de estocagem (em horas) foi estimado em 0,73. Observando-se apenas o valor desse coeficiente, é correto afirmar que
as variáveis quantidade de Escherichia coli e tempo de estocagem são independentes.
existe uma relação negativa entre a quantidade de Escherichia coli e o tempo de estocagem.
existe uma relação positiva entre a quantidade de Escherichia coli e o tempo de estocagem.
o tempo de estocagem é responsável pela quantidade de Escherichia coli presente na amostra.
o tempo de estocagem depende da quantidade de Escherichia coli.
Um dos frascos do xarope, na referida amostra, foi coletada aleatoriamente e a quantidade de Escherichia coli foi anotada. Outra unidade foi selecionada por apresentar turvação e verificou-se tratar do produto com maior quantidade de Escherichia coli. Procedeu-se então à coleta aleatória de uma terceira unidade. Na primeira seleção, considera-se X a probabilidade de que a unidade do xarope selecionada tenha quantidade de Escherichia coli maior do que 5 UFC/mL. Já na coleta da terceira unidade, considera-se Y a probabilidade de que essa amostra apresente quantidade de Escherichia coli menor do que 5 UFC/mL. Verifica-se que a primeira unidade selecionada apresentou quantidade de Escherichia coli igual a 6 UFC/mL.
Sabendo-se que, no processo de coleta aleatória, todas as unidades do xarope possuem a mesma probabilidade de serem selecionadas, então, os valores de X e Y são, respectivamente50% e 44%.
50% e 50%.
60% e 40%.
50% e 40%.
44% e 50%.
É sabido que aproximadamente 95% dos valores de uma variável aleatória que segue uma distribuição normal encontram-se entre -1,96 e 1,96 desvios padrão abaixo e acima, respectivamente, da média da distribuição. Sabe-se, também, que o tempo de vida de um determinado parasita ao ar livre segue uma distribuição normal com média igual a dez horas e desvio padrão igual a 1 hora. Entretanto, quando na presença de um fármaco específico, o tempo de vida do parasita continua seguindo uma distribuição normal, porém com média igual a uma hora e desvio padrão de 0,5 hora. Ao ar livre, espera-se que após 11,96 horas, a porcentagem de parasitas vivos seja de X%. Já na presença do fármaco, espera-se uma porcentagem de Y% de parasitas vivos após uma hora de exposição. Os valores de X% e Y% são, respectivamente
7,5% e 95%.
5% e 50%.
2,5% e 47,5%.
2,5% e 50%.
5% e 47,5%.
Estatística - Correlação e Regressão Linear - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Como o valor do coeficiente da variável r é bastante superior aos demais coeficientes, essa variável é a mais relevante na explicação científica da quantidade de infectados.
Como o valor do R-quadrado da equação de regressão é elevado, a quantidade de pessoas infectadas em um dado ano depende das variáveis estudadas.
Apesar do coeficiente da variável r ser significativo ao nível de significância de 1%, a causalidade entre a quantidade de infectados e a quantidade de repelentes vendida pode ser questionada.
Como o valor-p das variáveis da e $ foram superiores a 0,7; a eliminação das mesmas da equação de regressão irá aumentar o seu R-quadrado.
Como o valor da constante da equação de regressão é elevado, quando comparado com os valores dos coeficientes, pouco se pode fazer para a redução da quantidade de casos de dengue abaixo de tal valor.
Considere uma amostra aleatória de uma população normal com média μ e variância σ2 desconhecidas. Nesse contexto, considere as afirmativas abaixo.
I - O estimador de máxima verossimilhança de σ2 é não viesado. II - O estimador pelo método dos momentos de σ2 é viesado, mas não viesado assintoticamente. III - O estimador pelo método dos momentos de μ é não viesado. Está correto o que se afirma emI, apenas
III, apenas
I e II, apenas
II e III, apenas
I, II e III
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...