Questões de Estatística do ano 2013

Lista completa de Questões de Estatística do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A tabela a seguir apresenta os resultados de uma enquete com 1000 pessoas a respeito de satisfação no trabalho.

Qual o tipo de variável que está sendo estudada na tabela?

  • A. Nominal e numérica.
  • B. Nominal e cardinal.
  • C. Cardinal e qualitativa.
  • D. Ordinal e qualitativa.
  • E. Ordinal e quantitativa.

Entre os métodos de amostragem não probabilísticos, os três mais comuns são:

  • A. por cota, por conglomerado e por conveniência.
  • B. por cota, por bola de neve e por conveniência.
  • C. por estratos, por conglomerados e por conveniência.
  • D. por estratos, por conveniência e discricional.
  • E. por conglomerados, por bola de neve e discricional.

Os números-índice (I0,t) são medidas estatísticas que permitem acompanhar as variações de uma variável ao longo do tempo ou do espaço. A respeito das sobre as propriedades desejadas por um número-índice, julgue os itens a seguir.

I - Identidade: It ,t =1 

II - Inversão: I0,t It,0 × = 1

III - Circular: I 0,t ,x It,z xIz,0 = 1

IV - Cíclica: I0,t x It,z = I0,z

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 0.
  • B. 1.
  • C. 2.
  • D. 3.
  • E. 4.

O gráfico a seguir apresenta a altura, em metros, de um grupo de atletas.

Com base nessa informação, assinale a alternativa que apresenta a leitura correta do gráfico.

  • A. Vinte e cinco por cento dos atletas tem altura inferior a 1,70 m.
  • B. Um quarto dos atletas poderiam ser escolhidos para a equipe de basquete, caso fosse exigida uma altura mínima de 1,80 m.
  • C. O grupo é bastante homogêneo, pois há o mesmo número de atletas acima e abaixo da média.
  • D. Entre os atletas, 25 % têm altura superior a 1,80 m e a mesma quantidade tem altura inferior a 1,60 m.
  • E. Embora a média desse grupo seja levemente superior a 1,70 m, altura considerada superior à altura média nacional, apenas 25 % têm altura superior a 1,80 m.

Os dados a seguir apresentam as idades de um grupo de 30 alunos de uma turma de yoga.

Deseja-se fazer uma distribuição de frequências utilizando cinco classes cujas amplitudes sejam um número inteiro, escolhido adequadamente para melhor representar os dados. Assim, a amplitude deverá ser igual a

  • A. 3.
  • B. 4.
  • C. 7.
  • D. 6.
  • E. 5.

Em 20 dias de aula, um professor de estatística anotou o número de alunos ausentes. Depois, fez a seguinte tabela de frequências:

A letra B representa o número

  • A. 5.
  • B. 6.
  • C. 7.
  • D. 8.
  • E. 9.

Os distribuidores de vinhos importados da região central do Chile realizaram uma pesquisa, entre seus clientes, acerca do número de garrafas (Ngar) que eram vendidas. A partir de uma amostra dos dados, obtiveram os seguintes resultados:

Qual é o intervalo interquartílico?

  • A. 120.
  • B. 310.
  • C. 90.
  • D. 30.
  • E. 60.

Considerando as informações prestadas, é correto afirmar que os diagramas box-plots 1, 2 e 3 correspondem, respectivamente, aos dados dos locais

  • A. CA, GE e LE.
  • B. CA, LE e GE.
  • C. GE, LE e CA.
  • D. LE, GE e CA.
  • E. LE, CA e GE.

Os níveis sonoros médios, durante os dias em que os dados foram coletados, mostraram que CA = 71,9 dB, GE = 71,2 dB e LE = 69,4 dB. Isso mostra que

  • A. as 3 distribuições são simétricas.
  • B. as 3 distribuições são assimétricas à esquerda.
  • C. as 3 distribuições são assimétricas à direita.
  • D. CA é assimétrica à esquerda e as outras duas são assimétricas à direita.
  • E. CA é assimétrica à direita e as outras duas são assimétricas à esquerda.

O gráfico a seguir apresenta a frequência relativa acumulada de uma variável.

A variância V dessa variável é

  • A. 1,56.
  • B. 0,21.
  • C. 2,18.
  • D. 2,35.
  • E. 3,14.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...