Questões de Ética do ano 2006

Lista completa de Questões de Ética do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Quanto a ética no serviço público, julgue os itens que se seguem.

A ética no serviço público deve estar sempre diretamente relacionada aos princípios, aos direitos, às garantias fundamentais e às regras constitucionais da administração pública.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto a ética no serviço público, julgue os itens que se seguem.

Na administração pública, mecanismos de controle interno e externo, de responsabilização disciplinar e de adequada capacitação profissional e funcional são fatores que não influenciam os padrões éticos dos servidores públicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto a ética no serviço público, julgue os itens que se seguem.

Os padrões éticos dos servidores públicos devem ter por base o caráter público da função e a sua relação com o público, usuário ou não do serviço.

  • C. Certo
  • E. Errado

A discussão sobre ética na administração tem sua origem na opinião de que as organizações têm responsabilidades sociais. Isto significa dizer que as organizações:

  • A.

    Necessitam preocupar-se unicamente com seus objetivos, sem levar em consideração a sua relação com a sociedade.

  • B.

    Utilizam recursos da sociedade e, como são riquezas naturais, não precisam devolver nem compensar a sociedade pela utilização do mesmo.

  • C.

    Lutam para defender seu ambiente de tarefa, enfatizando suas preocupações com seus mercados consumidor, fornecedor e concorrente.

  • D.

    Utilizam recursos da sociedade e devem cumprir seus papéis com a mesma, aumentando a riqueza da sociedade.

  • E.

    Devem se preocupar com seus custos somente financeiros, pois são os mesmos que fazem parte da suas formações de preços.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 38, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Com relação ao conceito de clima organizacional, é correto afirmar que:

  • A.

    são os resultados e metas obtidos pela empresa, a partir de sua cultura organizacional.

  • B.

    é o grau de autonomia ou liberdade que existe nas empresas e o grau de lealdade de seus funcionários.

  • C.

    é o sentimento das pessoas dentro da organização e a maneira como elas interagem entre si e com seus clientes.

  • D.

    é a expressão da maneira com que a empresa faz seus negócios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 38, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Nesses últimos anos, assistimos a muitas mudanças e transformações. Testemunhamos guerras e a paz entre continentes. Vimos grandes potências surgirem no mundo empresarial, da mesma forma que assistimos a outras tantas desaparecer. Embora ouçamos sempre dizer que as mudanças são necessárias, por que há tantas resistências?

1- pela maneira inadequada como são implantadas.

2- porque ninguém gosta de mudança.

3- pelo medo do novo, do que é desconhecido, do que não é familiar.

4- porque resistências sempre fazem bem às mudanças.

5- pelo medo de fazer contato com as pessoas.

São corretas somente as afirmativas:

  • A.

    1 e 4.

  • B.

    1, 2 e 5.

  • C.

    1 e 3.

  • D.

    2, 3 e 4.

São condutas que, de acordo com o Código de Ética da ANEEL, violam o compromisso com os valores nele estabelecidos:

I. tratar colega de trabalho, de forma discriminada, em razão de orientação sexual do mesmo.

II. não transferir, ao seu substituto ou a quem lhe for indicado, as informações necessárias à adequada manutenção do serviço, quando do seu desligamento do cargo ou função.

III. apresentar, como seu, trabalho realizado por outra pessoa.

IV. aceitar o pagamento de hospitalidade, tais como diárias de hotéis e jantares, feito por representante de agente regulado pelo setor de energia elétrica, quando representar a Agência em eventos e compromissos externos.

V. deixar a ANEEL de prevenir potenciais conflitos entre os agentes regulados e demais segmentos da sociedade.

Estão corretas:

  • a.

    as afirmativas I, II, III, IV e V.

  • b.

    apenas as afirmativas I, II, III e V.

  • c.

    apenas as afirmativas II, III, IV e V.

  • d.

    apenas as afirmativas I, III e V.

  • e.

    apenas as afirmativas II e V.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 24, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

No atendimento ao público, tratar as pessoas com cortesia, delicadeza é uma:

  • A. atitude de respeito humano.
  • B.

    perda de tempo pois o que importa é resolver o problema com eficiência.

  • C. oportunidade de transmitir poder e autoridade.
  • D.

    forma de transmitir uma idéia de lentidão no atendimento, prejudicando a eficiência.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 24, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Em termos de relações humanas no trabalho, estamos sempre participando de grupos e desenvolvendo relações interpessoais. Neste sentido, são comportamentos favorecedores de relações humanas adequadas:

1- comportamentos agressivos (ataque verbal, ironia) com pessoas que discordam de suas idéias.

2- capacidade de ouvir e tentar compreender o que os outros dizem.

3- disponibilidade para receber sugestões e influências de outros membros do grupo.

4- buscar aliados no grupo visando manipular as decisões, controlar pessoas e criar obstáculos a quem discorda de suas idéias.

O correto está somente em:

  • A. 1 e 2.
  • B. 2 e 3.
  • C. 3 e 4.
  • D. 2 e 4.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 24, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O bom profissional preocupa-se com seu desempenho competente e, também, principalmente, com o fundamento ético-moral de seu trabalho. Assim, é correto afirmar que:

1- não basta ser competente. É preciso ser ético para produzir qualidade no trabalho com pessoas e grupos.

2- é correto dar maior atenção, apoio e privilégios a pessoas de seu círculo pessoal de amizade, pois assim estará sendo cortês.

3- manipular as pessoas nos processos interativos em grupo, para ter ganhos pessoais, enfrentar dificuldades ou obter resultados rápidos para a empresa é um comportamento competente e ético.

O correto está apenas em:

  • A. 1.
  • B. 2.
  • C. 1 e 2.
  • D. 2 e 3.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...