Lista completa de Questões de Ética do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ética - Ética na Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Quanto a ética no serviço público, julgue os itens que se seguem.
A ética no serviço público deve estar sempre diretamente relacionada aos princípios, aos direitos, às garantias fundamentais e às regras constitucionais da administração pública.
Ética - Ética na Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Quanto a ética no serviço público, julgue os itens que se seguem.
Na administração pública, mecanismos de controle interno e externo, de responsabilização disciplinar e de adequada capacitação profissional e funcional são fatores que não influenciam os padrões éticos dos servidores públicos.
Ética - Ética na Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Quanto a ética no serviço público, julgue os itens que se seguem.
Os padrões éticos dos servidores públicos devem ter por base o caráter público da função e a sua relação com o público, usuário ou não do serviço.
A discussão sobre ética na administração tem sua origem na opinião de que as organizações têm responsabilidades sociais. Isto significa dizer que as organizações:
Necessitam preocupar-se unicamente com seus objetivos, sem levar em consideração a sua relação com a sociedade.
Utilizam recursos da sociedade e, como são riquezas naturais, não precisam devolver nem compensar a sociedade pela utilização do mesmo.
Lutam para defender seu ambiente de tarefa, enfatizando suas preocupações com seus mercados consumidor, fornecedor e concorrente.
Utilizam recursos da sociedade e devem cumprir seus papéis com a mesma, aumentando a riqueza da sociedade.
Devem se preocupar com seus custos somente financeiros, pois são os mesmos que fazem parte da suas formações de preços.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 38, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Com relação ao conceito de clima organizacional, é correto afirmar que:
são os resultados e metas obtidos pela empresa, a partir de sua cultura organizacional.
é o grau de autonomia ou liberdade que existe nas empresas e o grau de lealdade de seus funcionários.
é o sentimento das pessoas dentro da organização e a maneira como elas interagem entre si e com seus clientes.
é a expressão da maneira com que a empresa faz seus negócios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 38, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Nesses últimos anos, assistimos a muitas mudanças e transformações. Testemunhamos guerras e a paz entre continentes. Vimos grandes potências surgirem no mundo empresarial, da mesma forma que assistimos a outras tantas desaparecer. Embora ouçamos sempre dizer que as mudanças são necessárias, por que há tantas resistências?
1- pela maneira inadequada como são implantadas.
2- porque ninguém gosta de mudança.
3- pelo medo do novo, do que é desconhecido, do que não é familiar.
4- porque resistências sempre fazem bem às mudanças.
5- pelo medo de fazer contato com as pessoas.
São corretas somente as afirmativas:
1 e 4.
1, 2 e 5.
1 e 3.
2, 3 e 4.
São condutas que, de acordo com o Código de Ética da ANEEL, violam o compromisso com os valores nele estabelecidos:
I. tratar colega de trabalho, de forma discriminada, em razão de orientação sexual do mesmo.
II. não transferir, ao seu substituto ou a quem lhe for indicado, as informações necessárias à adequada manutenção do serviço, quando do seu desligamento do cargo ou função.
III. apresentar, como seu, trabalho realizado por outra pessoa.
IV. aceitar o pagamento de hospitalidade, tais como diárias de hotéis e jantares, feito por representante de agente regulado pelo setor de energia elétrica, quando representar a Agência em eventos e compromissos externos.
V. deixar a ANEEL de prevenir potenciais conflitos entre os agentes regulados e demais segmentos da sociedade.
Estão corretas:
as afirmativas I, II, III, IV e V.
apenas as afirmativas I, II, III e V.
apenas as afirmativas II, III, IV e V.
apenas as afirmativas I, III e V.
apenas as afirmativas II e V.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 24, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
No atendimento ao público, tratar as pessoas com cortesia, delicadeza é uma:
perda de tempo pois o que importa é resolver o problema com eficiência.
forma de transmitir uma idéia de lentidão no atendimento, prejudicando a eficiência.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 24, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Em termos de relações humanas no trabalho, estamos sempre participando de grupos e desenvolvendo relações interpessoais. Neste sentido, são comportamentos favorecedores de relações humanas adequadas:
1- comportamentos agressivos (ataque verbal, ironia) com pessoas que discordam de suas idéias.
2- capacidade de ouvir e tentar compreender o que os outros dizem.
3- disponibilidade para receber sugestões e influências de outros membros do grupo.
4- buscar aliados no grupo visando manipular as decisões, controlar pessoas e criar obstáculos a quem discorda de suas idéias.
O correto está somente em:
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 24, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O bom profissional preocupa-se com seu desempenho competente e, também, principalmente, com o fundamento ético-moral de seu trabalho. Assim, é correto afirmar que:
1- não basta ser competente. É preciso ser ético para produzir qualidade no trabalho com pessoas e grupos.
2- é correto dar maior atenção, apoio e privilégios a pessoas de seu círculo pessoal de amizade, pois assim estará sendo cortês.
3- manipular as pessoas nos processos interativos em grupo, para ter ganhos pessoais, enfrentar dificuldades ou obter resultados rápidos para a empresa é um comportamento competente e ético.
O correto está apenas em:
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