Lista completa de Questões sobre Ética Profissional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
São atitudes éticas no trabalho as afirmativas abaixo, exceto:
Ser honesto em qualquer situação
Dar crédito a quem merece. Não aceitar elogios pelo trabalho de outra pessoa. Cedo ou tarde, será reconhecido o autor da idéia e você ficará com fama de mau-caráter.
Respeitar a privacidade do colega de trabalho. É proibido mexer na mesa, nos pertences e documentos de trabalho dos colegas e do chefe.
Trabalhar sem dar ouvidos às sugestões dos outros e avaliando a situação, não esquecendo de julgar e saber criticar os colegas de trabalho que trabalham em equipe.
Ser pontual. Se você sempre se atrasar, será considerado indigno de confiança.
No que se refere a ética e conduta pública, julgue os itens a seguir.
Constitui dever do servidor cumprir as ordens superiores, mesmo quando manifestamente ilegais.
A ética profissional e, consequentemente, das organizações é considerada um fator importantíssimo para a sobrevivência tanto das pequenas quanto das grandes empresas. As organizações estão percebendo a importância da ética como instrumento para melhorar sua imagem, o que permitirá o crescimento da relação entre empregados e clientes. A respeito das éticas profissional e empresarial, assinale a opção correta.
Apesar de desvinculada da visão e da missão da empresa, porque interesses individuais são diferenciados dos interesses da organização, as principais tarefas do empregador são: manter vivo e atualizado o código de ética da empresa e promover os meios necessários para a formação contínua de todos os empregados nesse campo específico.
O que é natural como comportamento ético é que a profissão esteja a serviço do social, quer dos indivíduos isolados, quer do coletivo ou conjunto, indiscriminadamente.
O código de ética é um instrumento criado para coibir o desempenho inadequado da empresa em suas ações e na interação com seu diversificado público. Para a concretização desse relacionamento, é necessário que a empresa desenvolva o conteúdo do seu código de ética com clareza e objetividade, facilitando a compreensão dos seus empregados.
Os preceitos éticos defendidos pelos códigos profissionais e empresariais dizem respeito estritamente ao relacionamento entre chefia e empregado, porque essa díade é a responsável pelos maiores conflitos nas organizações.
A atualidade exige uma postura consciente das criaturas em relação ao mundo físico, principalmente das empresas que usam recursos naturais, o que sustenta de forma completa o pensamento ético da organização.
Na intercorrência das mudanças ocorridas na sociedade brasileira e com o próprio acúmulo profissional, o Serviço Social desenvolveu-se, laicizou-se e diferenciou-se. Nesse sentido, sobre a ética profissional, é correto afirmar que:
O Código de Ética Profissional de 1946 teve, como um de seus procedimentos, a negação da base filosófica tradicional, nitidamente conservadora, que norteava a ética da neutralidade.
A necessidade da revisão do Código de 1986 começou a ser sentida nos organismos profissionais, desde fins dos anos noventa.
A revisão que se procedeu no Código de Ética Profissional de 1986, partiu, dentre outros elementos, da compreensão de que a ética deve ter como suporte uma ontologia do ser social.
A opção por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária não é um dos princípios fundamentais do Código de Ética Profissional de 1993.
A garantia do ecletismo pela exclusão de práticas e expressões teóricas que sejam contrárias à direção majoritária adotada pela categoria representa um dos princípios fundamentais do Código de Ética Profissional de 1993.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, acerca da ética e da moral.
A ética tem caráter prático imediato, visto que é parte integrante da vida quotidiana das sociedades e dos indivíduos, pois trata do estudo do fundamento das regras e normas que regem a existência.
Na atualidade, não basta a uma empresa ser economicamente forte. A sociedade exige novos valores. A existência de códigos formais de ética empresarial e profissional, se estes forem bem implantados e divulgados, revela-se essencial ao estabelecimento de condutas expectáveis, mitigadoras da ocorrência de fraudes de diversas naturezas. A respeito da ética empresarial e profissional, assinale a opção correta.
Deve-se omitir, dos clientes e fornecedores, informações da empresa, para evitar compreensões erradas e mal interpretadas.
É suficiente explicar a um empregado, para evitar que ele cometa atitudes antiéticas, o fato de os padrões éticos de cada pessoa serem diferentes dos da sociedade como um todo.
Um código de ética não abrange todas as questões decorrentes do exercício de uma atividade, mas fornece, por outro lado, uma linha de atuação e de conduta mais austera, sujeitando os seus partícipes a penalidades no caso de transgressões.
O código não é o único mecanismo de conduta, algumas medidas podem ser implantadas no sentido da remoção ou, pelo menos, redução de condutas inadequadas, em que a definição de incentivos apropriados revela-se eficaz na eliminação do comportamento indesejável.
É suficiente restringir a implantação de um código de ética a torná-lo apenas um manual para reduzir o risco de interpretações subjetivas sobre os aspectos morais e éticos inerentes a cada situação em particular.
Julgue os itens que se seguem, relacionados aos valores, aos princípios e à ética profissional no serviço social.
A ética profissional, considerada a partir de uma perspectiva de totalidade, deve ser relacionada à moralização da realidade e dos conflitos sociais.
No que concerne a relacionamento interpessoal e comportamento profissional, julgue os itens que se seguem.
Bom relacionamento interpessoal e conduta ética são essenciais para que o servidor não venha a prejudicar deliberadamente a reputação de outros servidores ou de cidadãos que dele dependam.
Considerando que a expectativa da sociedade com relação à conduta daqueles que desempenham atividades no serviço e na gestão de bens públicos é cada vez maior, julgue os itens que seguem, relativos à ética no contexto do serviço público e à legislação pertinente. A ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público e pode ser considerada uma atuação antiética.
Considerando as situações hipotéticas apresentadas acima, julgue os seguintes itens.
Quanto maior for a complexidade das atividades a serem realizadas, maior deverá ser o número de subordinados que se reportarão a um único gestor.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...