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Ética é (ou diz respeito a) um padrão de conduta de um grupo bem definido, padrão esse que permite aprovar ou desaprovar agentes e suas ações. Acerca desse tema, julgue os itens de 61 a 68.
Considere a seguinte situação hipotética. João, servidor público, após a saída de uma festa no sábado à noite, envolveu-se em uma pequena colisão no trânsito, decorrente de imprudência de terceiro. Consternado pela batida em seu carro novo, perseguiu em alta velocidade o motorista imprudente, que perdeu o controle do carro, subiu na calçada, atingiu e levou a óbito um casal de jovens que por ali trafegava. Tal acidente teve grande repercussão, tanto pela fatalidade, quanto pela atitude do servidor em não prestar socorro às vítimas. Nessa situação, é correto afirmar que, em relação à vida funcional do servidor, não haverá nenhum impacto, pois o acidente foi decorrente de ações provocadas no âmbito da sua vida privada e, por isso, não poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.
Ética é (ou diz respeito a) um padrão de conduta de um grupo bem definido, padrão esse que permite aprovar ou desaprovar agentes e suas ações. Acerca desse tema, julgue os itens de 61 a 68.
Considere que o diretor de secretaria de um órgão público, mensalmente, tem solicitado a um de seus subordinados que, no horário de expediente, pague suas contas particulares em um estabelecimento bancário, já que a ausência do diretor do local de trabalho poderia custar muito para o órgão. Nesse caso, essa demanda não caracteriza ato ético.
Ética é (ou diz respeito a) um padrão de conduta de um grupo bem definido, padrão esse que permite aprovar ou desaprovar agentes e suas ações. Acerca desse tema, julgue os itens de 61 a 68.
Um gestor público, ao tomar decisões referentes ao cargo que exerce, responde por seus atos administrativa e penalmente. Por esse motivo, é correto afirmar que, mesmo que envolva questão que possa trazer-lhe algum benefício, o gestor necessariamente deverá tomar a sua decisão.
Acerca de ética, qualidade dos serviços e trabalho em equipe, julgue os itens subsequentes.
O dever de urbanidade imposto ao servidor público caracteriza-se pela necessidade de respeito no trato com as pessoas, utilização de linguagem correta e cortês e emprego de comportamento diligente com os usuários do serviço, os colegas e os superiores hierárquicos.
Sobre ética e sigilo profissional apenas é INCORRETO afirmar que:
Considere a seguinte situação hipotética.
Em um grande escritório de advocacia, trabalham cinco secretárias. À hora do almoço, Luana, a mais antiga delas, reúne as demais para falarem dos segredos e da vida privada dos seus respectivos chefes. Sem o mínimo de ética profi ssional, Luana revelou às colegas que seu chefe lhe confi denciou que tem uma doença grave, mas não quer que ninguém saiba.
Neste caso, faltou a Luana
Acerca da etiqueta empresarial, julgue os itens subseqüentes.
Durante uma ligação telefônica a serviço, o funcionário de um banco, visando estabelecer contato cordial e gerar empatia com o cliente do outro lado da linha, deve empregar termos como querido ou amigo.
No serviço público, o funcionário deve-se guiar pela conduta ética, que abrange aspectos da atuação e da relação com os públicos externo e interno. Julgue os itens a seguir, acerca do comportamento ético do servidor público e suas implicações.
O funcionário, ao atender o usuário de seu serviço, deve ser cortês e interessado, mesmo que este usuário apresente comportamento irritado e indelicado ou seja de classe socioeconômica inferior à sua ou, ainda, ostente símbolos religiosos diferentes de sua religião.
No serviço público, o funcionário deve-se guiar pela conduta ética, que abrange aspectos da atuação e da relação com os públicos externo e interno. Julgue os itens a seguir, acerca do comportamento ético do servidor público e suas implicações.
O funcionário que, no exercício de suas funções, deixa o usuário de seu serviço à espera enquanto atende ligação telefônica particular por 20 minutos causa danos morais a esse usuário.
Analise a conduta de quatro funcionários públicos durante o atendimento ao telefone e assinale a alternativa que indica a conduta correta:
Funcionário MC atende ao telefonema de um usuário que deseja falar com o Chefe do Setor, mas este está fora da repartição. O funcionário, sem saber com quem está falando, pede que a pessoa tente ligar mais tarde.
Funcionário JC atende ao telefonema de um usuário que necessita deixar um recado com informações sobre datas de entregas de produtos. O funcionário se prontifica a dar o recado mais tarde, mas não anota nada.
Funcionário AR atende a um telefonema, identifica a repartição, é cordial, transmite prontamente as informações solicitadas e anota o nome da pessoa que ligou, com data, horário e assunto.
Funcionário OS sabe que o telefone de repartição pública deve ser utilizado para assuntos e interesse da repartição, mas, sempre que possível, faz uso do telefone para resolver questões particulares.
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