Questões sobre Ética Profissional

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Suponha que você seja convocado, por seu supervisor, para realizar uma atividade de manutenção em um telhado do prédio no qual você trabalha. Diante desta convocação, procurando agir de maneira adequada, você deve:

  • A.

    buscar orientações detalhadas sobre qual serviço deverá ser executado, planejar os procedimentos adequados para execução da tarefa, separar todo o material necessário e se dirigir ao local para iniciar o serviço.

  • B.

    seguir imediatamente para o local do serviço, subir no telhado, tentar identificar qual a tarefa que deverá ser executada, descer para apanhar as ferramentas e depois subir para dar início ao serviço.

  • C.

    subir no telhado sem saber qual serviço deverá ser realizado e, caso não o identifique, descer imediatamente para conversar com o seu supervisor.

  • D.

    transportar todas suas ferramentas para cima do telhado, depois descer e perguntar ao seu supervisor qual tarefa deve ser executada e subir novamente no telhado para realizar o serviço.

A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. O servidor público, ao tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente, segundo o código de ética, comete

  • A.

    dano moral aos usuários do serviço público.

  • B.

    ofensa à disciplina no trabalho.

  • C.

    ato de desumanidade aos usuários do serviço público.

  • D.

    conduta negligente no desempenho da função.

São comportamentos adequados ao profissional no relacionamento interpessoal:

  • A.

    sigilo, discrição e respeito.

  • B.

    objetividade, impaciência e discrição.

  • C.

    preconceitos, discriminação e respeito.

  • D.

    subjetividade, desrespeito e sigilo.

  • E.

    sigilo, indiscrição e intromissão.

Empatia está relacionada com eficiência no atendimento telefônico por tratar-se de

  • A.

    disfunção nas cordas vocais.

  • B.

    aversão pelo outro.

  • C.

    defeitos na transmissão de dados.

  • D.

    colocar-se no lugar do outro.

  • E.

    antipatia pelo outro.

São, dentre outras habilidades importantes para o profissional que atende o público:

  • A.

    paciência, resistência à pressão e objetividade.

  • B.

    introversão, distração e timidez.

  • C.

    bom humor, capacidade de colocar-se no lugar do outro e ansiedade.

  • D.

    atenção concentrada, habilidade em cálculos e impaciência.

  • E.

    habilidade em cálculos, redação técnica e distração.

De acordo com o Código de Ética Profi ssional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, aprovado pelo Decreto n. 1.171, de 22.6.1994, são deveres fundamentais do servidor público:

I. abster-se de exercer as prerrogativas funcionais do cargo de forma contrária aos legítimos interesses dos usuários do serviço público.

II. quando estiver diante de mais de uma opção, escolher aquela que melhor atenda aos interesses do governo.

III. exigir de seus superiores hierárquicos as providências cabíveis relativas a ato ou fato contrário ao interesse público que tenha levado ao conhecimento deles.

IV. facilitar a fiscalização de todos os atos ou serviços por quem de direito.

V. materializar os princípios éticos mediante a adequada prestação dos serviços públicos.

Estão corretas

  • A.

    as afirmativas I, II, III, IV e V.

  • B.

    apenas as afirmativas I, III, IV e V

  • C.

    apenas as afirmativas I, II, IV e V.

  • D.

    apenas as afirmativas I e IV.

  • E.

    apenas as afirmativas I, IV e V.

Estão subordinados ao Código de Conduta Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, aprovado pelo Decreto n. 1.171, de 22.6.1994:

I. os empregados das empresas públicas federais.

II. os empregados das empresas privadas que prestam serviços aos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal mediante contrato de prestação de serviços (serviços terceirizados, tais como segurança, limpeza, etc.).

III. os que prestam serviço de natureza temporária na Administração Pública federal direta, sem remuneração.

IV. os servidores do Poder Legislativo.

V. os servidores do Poder Judiciário.

Estão corretas

  • A.

    as afirmativas I, II, III, IV e V.

  • B.

    apenas as afirmativas I, IV e V.

  • C.

    apenas as afirmativas I e III.

  • D.

    apenas as afirmativas I, II e III.

  • E.

    nenhuma das afirmativas está correta.

Um servidor público titular de cargo efetivo, ao ser exonerado de cargo em comissão incluído entre os que devem observar período de impedimento para o exercício de outras atividades (quarentena):

I. pode optar por retornar ao cargo efetivo, se não houver conflito de interesses.

II. se retornar ao cargo efetivo, fará jus à remuneração desse cargo, acrescida da remuneração do cargo em comissão, durante o período de quatro meses.

III. poderá dispor, durante o período de impedimento, dos bens e pessoal que estavam à sua disposição quando ocupava o cargo em comissão.

IV. caso se aposente, durante o período de impedimento, faz jus aos proventos da aposentadoria, acrescidos da remuneração compensatória, pelo período que restou dos quatros meses.

V. se for nomeado para outro cargo em comissão, cessa o direito à remuneração compensatória.

Estão corretas

  • A.

    apenas as afirmativas I, IV e V.

  • B.

    apenas as afirmativas I, II, III e IV.

  • C.

    apenas as afirmativas I, II e IV.

  • D.

    apenas as afirmativas II, III e V.

  • E.

    as afirmativas I, II, III, IV e V.

A quarentena estabelecida na Medida Provisória nº 2.225-45 tem por finalidade

  • A.

    estabelecer remuneração compensatória para alguns cargos públicos.

  • B.

    manter o vínculo do agente público com a Administração Pública.

  • C.

    conceder tratamento privilegiado a alguns cargos de natureza política.

  • D.

    proporcionar a busca de uma nova atividade, sem influência política.

  • E.

    evitar o uso de informação privilegiada.

De acordo com o Código de Ética Profi ssional, os membros e detentores de certificações da ISACA devem

  • A.

    repassar ou transferir conhecimento aos acionistas evitando, assim, que tenham um aumento de sua compreensão dos controles dos sistemas de informação.

  • B.

    evitar repassar qualquer tipo de informação dos resultados obtidos no trabalho às partes competentes.

  • C.

    evitar qualquer tipo de conhecimento no campo de atuação a ser auditado e concordar em atuar apenas com as atividades onde não tenham envolvimento profissional.

  • D.

    servir aos interesses dos acionistas de forma honesta e legal, mantendo altos padrões de conduta e caráter, não se envolvendo em atos desonrosos à profissão.

  • E.

    manter as informações obtidas no curso de suas atividades disponíveis para a consulta de terceiros.

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