Questões sobre Ética Profissional

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Na situação mencionada no texto, o funcionário deve estar informado e compreender os direitos do cliente irritado, bem como os de outrem. À luz do exercício desses direitos no âmbito das relações sociais profissionais, assinale a opção correta.

  • A.

    O reconhecimento dos direitos humanos, mesmo não sendo uma norma, estabelece que Carlos tem direito de ser tratado com respeito e dignidade.

  • B.

    O funcionário deve desenvolver ações que garantam a restituição do equilíbrio nas relações com Carlos, acolhendo seu desagrado e respeitando seu direito de protestar e de solicitar mudança de comportamento do outro.

  • C.

    A situação descrita permite inferir que houve violação aos direitos de Carlos, principalmente quanto à expressão de suas opiniões e de ser ouvido e levado a sério.

  • D.

    Carlos deve promover a mobilização de sentimentos de justiça em Carlos, ao afirmar que ele tem o direito de cometer erros por desinformação e de buscar reparar as faltas cometidas.

No trabalho, Marcos pediu a seu colega que procurasse determinado assunto na Internet, pois seu filho precisava com urgência de dados para uma pesquisa escolar. A alternativa que melhor caracteriza, quanto ao procedimento, a atitude de Marcos é:

  • A.

    errada, pois deveria pedir autorização ao seu chefe

  • B.

    certa, pois seu filho precisava com urgência da pesquisa

  • C.

    errada, pois deveria ter pedido ao colega que fizesse a pesquisa nas horas de folga

  • D.

    certa, pois seu colega costumava fazer pesquisas na Internet durante o expediente

  • E.

    errada, pois não poderia utilizar equipamento do setor de trabalho para fins particulares

Em relação ao objeto da ética profissional, julgue o item abaixo. As normas que regem a atividade profissional são únicas posto que não há diversidade de atividades profissionais no mundo contemporâneo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Cortesia no atendimento, orientação para o autoatendimento e conhecimento dos empregados sobre serviços são exemplos voltados para preocupação com:

  • A. ciclo de serviço
  • B. ferramenta gerencial
  • C. ferramenta da qualidade
  • D. indicador de desempenho
  • E. excelência administrativa

Zeus, Técnico Judiciário, presta serviços de atendimento ao público. Apolo, trajando terno, identifica-se a Zeus, dizendo que perdeu o crachá, e que tem uma reunião importante com o Gerente Geral. Zeus não consegue contato com a Secretária do gerente, pois trata-se de horário de almoço. Apolo insiste, afirmando que é uma autoridade e que a demora no atendimento causa-lhe sérios problemas. Perante esses fatos, Zeus

  • A.

    libera imediatamente a entrada de Apolo, visto que trata-se de pessoa que apresentou RG e que conhece muitas pessoas do alto escalão.

  • B.

    solicita a Apolo que espere, pois não consegue checar as informações, porém, depois de 15 minutos, resolve liberá-lo mesmo assim.

  • C.

    trata Apolo de forma agressiva e informa que não recebe ordens de estranhos, e mantém a postura de não deixá-lo entrar.

  • D.

    libera a entrada de Apolo com uma condição: que Zeus deixe o RG na Portaria, assim terá certeza de que controlará o visitante.

  • E.

    pede gentilmente para Apolo aguardar, agindo de modo firme, porém educado, comunicando o fato ao seu superior imediato.

Zeus é Técnico Judiciário do período noturno e recebe uma equipe de reportagem da TV""Y" que lhe solicita informações sobre um grave acidente ocorrido há uma hora. Zeus, corretamente,

  • A.

    concede gentilmente a entrevista, informando todos os dados do acidente e pedindo ao repórter para tranqüilizar os familiares, visto que o acidentado sobreviveu.

  • B.

    informa que nada tem a declarar e pede rudemente que os repórteres se retirem imediatamente do local, pois atrapalham o trânsito e a ambulância precisará sair a qualquer momento.

  • C.

    chama seu colega Apolo, que sabe mais detalhes sobre o acidente, liga para o Presidente em sua residência e informa o ocorrido.

  • D.

    permite que adentrem na Portaria, utilizem o telefone, banheiro, tomem café, e, preocupado em auxiliar a equipe, fornece-lhes uma lista com os nomes e telefones de todos os Gerentes.

  • E.

    comunica imediatamente que a pessoa responsável em repassar as informações à mídia é o Gerente de Comunicações; trata a equipe de TV com discrição e limita-se a dizer que não possui informações sobre o ocorrido.

Pedro revista todos os dias o Lap Top (Computador) da empresa terceirizada X. Jó, engenheiro da X, não está agüentando mais tamanha humilhação e retalia, pedindo a troca de posto de Pedro ao superior deste. Diante dos fatos, Pedro deve

  • A.

    solicitar que lhe demitam, pois percebe que não está sendo prestigiado.

  • B.

    explicar com educação que a revista faz parte de sua rotina e é medida de segurança definida pela própria organização.

  • C.

    partir imediatamente para "as vias de fato" com Jó, fora do local de trabalho, pois não suporta esse tipo de desrespeito.

  • D.

    dirigir-se à Delegacia de Polícia para registrar um Boletim de Ocorrência.

  • E.

    aceitar passivamente uma bronca do seu superior, visto que precisa do seu emprego para sustentar a família.

Macabeus, Técnico Judiciário na área de segurança, em ronda rotineira pelo prédio administrativo, percebe que um empregado de empresa terceirizada está num andaime de 15 m de altura, sem utilizar cinto de segurança. Macabeus deve

  • A.

    ignorar a situação, visto que a segurança do trabalho não é de sua responsabilidade.

  • B.

    retornar à Portaria, preparar um e-mail detalhado a respeito das irregularidades observadas e enviá-lo ao seu chefe.

  • C.

    solicitar imediatamente que o empregado da empresa terceirizada desça do andaime, chamar seu superior hierárquico e comunicar o fato à Segurança do trabalho.

  • D.

    falar com o empregado da empresa terceirizada e, devido à urgência do serviço (troca de telha), permitir que este continue sem o cinto, porém adverti-lo de que, da próxima vez, comunicará a ocorrência ao chefe imediato.

  • E.

    anotar o fato em sua caderneta e voltar-se para suas atribuições, dado que deveria inspecionar um caminhão de sucata que sairia naquele momento.

Antônio, Técnico Judiciário, observou que "Bola", um empregado com mais de 20 anos na empresa, ao adentrar na Portaria, exalava forte odor de bebida alcoólica. Antônio deve

  • A.

    solicitar que "Bola" aguarde, em uma sala reservada, e chamar o Serviço Social da Empresa, conforme instruções da organização.

  • B.

    deixar que "Bola" adentre, posto que o alcoolismo deste é de conhecimento de todos os funcionários.

  • C.

    discutir com "Bola", pedindo a ajuda de seu superior.

  • D.

    conversar rudemente com o "Bola", exigindo que não beba mais, pois, da próxima vez, não deixará que ele entre naquele estado.

  • E.

    chamar o Superior de "Bola" na Portaria e comunicar a notícia a todos os funcionários.

Sobre a responsabilidade do servidor pode-se afirmar:

I. a responsabilidade administrativa resulta de atos ou omissões praticados no desempenho do cargo ou função.

II. a responsabilidade civil decorre de procedimento doloso ou culposo, que importe prejuízo à Fazenda Estadual ou a terceiro.

III. o servidor que, no exercício das funções, por dolo ou culpa, causar prejuízo a terceiro, responderá perante a Fazenda Estadual, em ação regressiva, quando essa for condenada a indenizar o dano.

IV. pelo exercício irregular de suas atribuições, o servidor responde civil, penal e administrativamente.

V. a responsabilidade penal abrange os crimes e contravenções imputados ao funcionário, nessa qualidade.

Estão corretas:

  • A. as afirmativas I, II, III, IV e V.
  • B. apenas as afirmativas I, II, III e IV.
  • C. apenas as afirmativas I, II e III.
  • D. apenas as afirmativas III, IV e V.
  • E. apenas as afirmativas II, III e IV.
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