Questões sobre Ética Profissional

Lista completa de Questões sobre Ética Profissional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

       Ana e Sandra trabalham na mesma empresa, como auxiliares de apoio. Ana é cortês, atenciosa e prestativa. Sandra conhece bem o funcionamento do setor, está apta a dar qualquer informação ao público, entretanto, não tem paciência e é intolerante com o público, especialmente quando este se demonstra desgastado pela espera de atendimento ou insatisfeito diante de sua solicitação. Ana presenciou Sandra destratando um cliente que tinha razão ao fazer uma queixa.

Considerando a situação hipotética apresentada, e com relação a etiqueta profissional, é correto afirmar que Ana deveria

  • A.

    proteger a colega, ignorando o que presenciou.

  • B.

    interromper o atendimento de Sandra e chamar a sua atenção, mesmo na presença do cliente.

  • C.

    aguardar o término do atendimento e, particularmente, orientar Sandra quanto ao seu comportamento inadequado.

  • D.

    comunicar o fato à chefia mas omitir que Sandra era a responsável pelo mau atendimento.

A boa etiqueta profissional recomenda que é dever do atendente

I ser prestimoso e estar sempre pronto para ajudar.

II demonstrar boa vontade e transmitir segurança da informação prestada.

III abordar gentilmente o cliente mesmo que ele não tome a iniciativa de solicitar a informação.

Assinale a opção correta.

  • A.

    Apenas um item está certo.

  • B.

    Apenas os itens I e II estão certos.

  • C.

    Apenas os itens I e III estão certos.

  • D.

    Todos os itens estão certos.

A apresentação pessoal é importante para quem lida com o público. A boa aparência profissional inclui

  • A.

    beleza física.

  • B.

    luxo nos trajes.

  • C.

    simplicidade e asseio.

  • D.

    ostentação.

A etiqueta profissional faz parte do contexto de toda atividade que envolve relações interpessoais. Para o atendente, a boa etiqueta profissional inclui

  • A.

    indiscrição no trato com o cliente.

  • B.

    rapidez e eficiência.

  • C.

    convencimento do cliente pela imposição de sua opinião.

  • D.

    demonstração de atitudes discriminatórias.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

No que se refere á ética e à atuação do psicólogo nas organizações é correto afirmar:

I. O Psicólogo participa dos serviços técnicos da empresa, colaborando em projetos de construção e adaptação dos instrumentos e equipamentos de trabalho ao homem, bem como de outras iniciativas relacionadas à ergonomia.

II. Utiliza métodos e técnicas da Psicologia Aplicada ao Trabalho, como entrevistas, testes e técnicas de dinâmicas de grupo, dentre outros, com o objetivo de subsidiar as decisões na área de recursos humanos, tais como: promoção, movimentação de pessoal, incentivo, remuneração de carreira, capacitação e integração funcional, tendo como foco a promoção da auto-realização no trabalho.

III. O Psicólogo desenvolve, analisa, diagnostica e orienta, conjunta e interdisciplinarmente, intervenções na área da saúde do trabalhador, observando os níveis de prevenção, reabilitação e promoção de saúde.

IV. Está previsto no "Código de Ética Profissional do Psicólogo" que este profissional deve considerar as relações de poder nos contextos em que atua, posicionando-se sempre de forma crítica, à revelia das questões de caráter hierárquico e dos impactos relacionais oriundos desta prática.

O correto está em:

  • A.

    I, II e III, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    III e IV, apenas.

  • D.

    I, II, III e IV.

O cerne da maioria dos problemas do homem cidadão está relacionado à sua postura ética individual. A dignidade e a consciência dos princípios morais, entre outros valores intrínsecos, devem fazer parte da conduta do servidor público, no exercício de sua função ou cargo ou fora dele, uma vez que seus atos, comportamentos e atitudes refletirão na preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.

Acerca do Código de Ética Profissional do servidor público e tendo como referência inicial o texto acima, que aborda aspectos desse código, julgue os itens a seguir.

Por meio do exercício dos princípios e valores morais no trabalho, como ser probo, reto, leal e justo, entre outros, o servidor, além de desenvolver suas capacidades, habilidades e competências, projeta também seus valores éticos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da ética profissional, julgue os itens subseqüentes.

O técnico em prótese dentária poderá exercer sua profissão em qualquer estado da Federação independentemente da localização do conselho regional de odontologia em (CRO) que realizou sua inscrição.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da ética profissional, julgue os itens subseqüentes.

A divulgação de serviços para os cirurgiões-dentistas, feita em revistas, folhetos e jornais especializados, deverá trazer o nome do laboratório, do técnico responsável e sua inscrição no CRO.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da ética profissional, julgue os itens subseqüentes.

Cabe aos CROs a fiscalização do exercício da profissão de técnico em prótese dentária.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da ética profissional, julgue os itens subseqüentes.

É permitida a divulgação de listas de serviços protéticos para a população em geral, desde que elas sejam acompanhadas do número de inscrição do técnico em prótese dentária nos conselhos de odontologia.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...