Lista completa de Questões de Farmácia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Entre 2007 e 2009, foram realizadas 8 notificações de suspeitas de inefetividade terapêutica de bupivacaína pesada no Hospital de Clínicas da UFPR. A bupivacaína pesada é um anestésico local de longa duração utilizado em raquianestesias. Foi verificado que esse fármaco possui dois polimorfos, isto é, duas diferentes estruturas cristalinas que, devido às respectivas propriedades físico-químicas, podem diferir em sua ação terapêutica e estabilidade. É correto afirmar que
para fármacos cuja absorção é limitada pela sua dissolução, diferenças significativas na solubilidade de várias formas polimórficas não afetam a biodisponibilidade.
as condições de armazenamento de fármacos polimórficos não comprometem seu prazo de validade.
a formulação e o processo de manufatura do medicamento não são afetados pelo polimorfismo do princípio ativo.
o polimorfismo de um fármaco pode alterar seu perfil de degradação química.
as formas polimórficas de um fármaco diferem na estrutura química e na estrutura interna de seu estado sólido.
No almoxarifado, os termômetros de máxima e mínima devem ser usados no
climatizador e freezer.
refrigerador e climatizador.
freezer e refrigerador.
ambiente e climatizador.
O ensaio de dissolução é um procedimento em que um fármaco é liberado de sua forma farmacêutica para a solução, sob particulares condições experimentais e específica aparelhagem. (Brandão, 2006). Com relação a esse ensaio, é correto afirmar que
fármacos com diferentes tamanhos de partículas apresentam o mesmo perfil de dissolução para uma mesma massa.
substâncias amorfas são menos solúveis que as cristalinas, assim como as substâncias anidras são menos solúveis que as hidratadas do mesmo fármaco.
os excipientes de formas sólidas não exercem qualquer influência na dissolução.
comprimidos produzidos utilizando-se diferentes forças de compressão têm o comportamento da dissolução variável conforme a formulação e as características de seus componentes.
a utilização de polímeros hidrossolúveis e gelatina como ligantes tem apresentado uma diminuição na taxa de dissolução de fármacos pouco solúveis.
Com relação à farmacovigilância, julgue os itens a seguir.
Atualmente os desvios da qualidade de produtos farmacêuticos são questões irrelevantes para a farmacovigilância.
Para a determinação do teor do princípio ativo, independente da técnica analítica utilizada para sua quantificação, é necessário validar a metodologia empregada. Quanto aos parâmetros de segurança analítica a serem validados, pode-se afirmar que
o coeficiente de correlação linear (r) é frequentemente usado para indicar o quanto a reta (regressão linear) é adequada para o conjunto de pontos estudados para se verificar a linearidade do método. Esse coeficiente deve apresentar valores abaixo de 0,99 para que o método seja considerado linear.
sensibilidade é um parâmetro que demonstra a variação da resposta em função da concentração do analito. Pode ser expressa pelo coeficiente de determinação da curva de regressão linear do método.
o limite de detecção do método é a menor quantidade do analito presente em uma amostra que pode ser detectado, porém não necessariamente quantificado, sob as condições experimentais estabelecidas.
a exatidão do método é definida como a dispersão de resultados entre ensaios independentes, repetidos de uma mesma amostra, amostras semelhantes ou padrões, em condições definidas.
precisão é a concordância entre o resultado de um ensaio e o valor de referência aceito como convencionalmente verdadeiro.
No que se refere a garantia de qualidade; sanitização e higiene; qualificação e validação; recolhimento de produtos; produtos; contrato de produção e(ou) análise; e instalações, julgue os itens a seguir, acerca das boas práticas de fabricação de medicamentos de uso humano.
O fabricante pode aceitar, em substituição à realização de testes de controle de qualidade de matérias-primas, o certificado de análise emitido pelo fornecedor, desde que a confiabilidade do certificado seja estabelecida por meio de avaliação periódica dos resultados apresentados e de auditorias às suas instalações.
Para técnicas cromatográficas, além dos parâmetros de segurança analítica usuais, devem ser estimados outros parâmetros para descrever a especificidade do método. Com relação a esses parâmetros, analise a figura e assinale a alternativa correta.
to refere-se ao tempo morto.
t´R(B)´ é a seletividade do sistema cromatográfico utilizado.
resolução é a habilidade de o sistema cromatográfico diferenciar duas substâncias.
a eficiência da separação tem relação com o tempo morto.
No que se refere a garantia de qualidade; sanitização e higiene; qualificação e validação; recolhimento de produtos; produtos; contrato de produção e(ou) análise; e instalações, julgue os itens a seguir, acerca das boas práticas de fabricação de medicamentos de uso humano.
O cumprimento das boas práticas de fabricação está orientado primeiramente à diminuição dos custos inerentes a qualquer produção farmacêutica, os quais devem ser considerados na realização dos ensaios nos produtos terminados.
Quanto ao preparo de doses unitárias, a RDC 67, de 08.10.07, que dispõe sobre as Boas Práticas de Manipulação de Preparações Magistrais e Oficinais, estabelece que
no caso de fracionamento em serviços de saúde sem o rompimento da embalagem primária, o prazo de validade será no máximo 25% do tempo remanescente constante na embalagem original, desde que preservadas a segurança, qualidade e eficácia do medicamento.
no caso de fracionamento em serviços de saúde em que há o rompimento da embalagem primária, o prazo de validade será de 120 dias, quando não houver recomendação específica do fabricante.
o prazo máximo para estoque dos medicamentos já submetidos à preparação de dose unitarizada é de 90 dias, respeitada a forma farmacêutica e o prazo de validade estabelecido pelo fabricante.
as doses unitarizadas devem ser utilizadas em até 72h após sua manipulação.
No que se refere a garantia de qualidade; sanitização e higiene; qualificação e validação; recolhimento de produtos; produtos; contrato de produção e(ou) análise; e instalações, julgue os itens a seguir, acerca das boas práticas de fabricação de medicamentos de uso humano.
Os procedimentos analíticos qualitativos e quantitativos empregados para caracterizar um padrão de referência devem ser mais extensos que os utilizados para controlar identidade, teor, qualidade, pureza e potência de fármacos e medicamentos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...