Lista completa de Questões de Farmácia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Farmácia - Farmacocinética - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Sobre fármacos benzodiazepínicos, é correto afirmar que
receptores benzodiazepínicos estão associados aos receptores do ácido gama-aminobutírico (GABA), o principal neurotransmissor estimulante do sistema nervoso central.
a interação benzodiazepínico-receptor forma um complexo que regula a entrada de cloreto nas células póssinápticas, levando a uma hiperpolarização e conseqüente diminuição da transmissão sináptica.
flumazenil é um importante agonista do receptor GABA, que age intensificando seus efeitos.
doses baixas de benzodiazepínicos são utilizadas para obter um relaxamento da musculatura, enquanto que doses mais elevadas levam a efeitos terapêuticos como diminuição da ansiedade e depressão do sistema nervoso.
benzodiazepínicos não podem ser utilizados no controle de epilepsia e prevenção de convulsões.
Farmácia - Fisiologia Humana - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Esterno, costelas, corpos vertebrados e ilíacos constituem a medula óssea de onde se originam os granulócitos, eritrócitos e plaquetas. Em relação aos elementos figurados do sangue, analise as seguintes afirmativas:
1. O linfócito, com diâmetro de 8 a 10 μm, apresenta um núcleo grande e um citoplasma escasso.
2. As variações quantitativas dos leucócitos com valores acima de 10.000 por mm3 são denominadas leucocitoses e com valores abaixo de 4.000 por mm3 são chamados leucopenias.
3. Os leucócitos polimorfonucleares são também conhecidos por granulócitos e os monomorfonucleares são também conhecidos por agranulócitos.
4. Os leucócitos mais numerosos no sangue periférico são os segmentados neutrófilos.
Estão corretas:
1,2 e 3, apenas.
2, 3 e 4, apenas.
3 e 4, apenas.
2 e 4, apenas.
1, 2, 3 e 4.
Farmácia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em relação à composição da Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT), conforme descreve a Organização Pan- Americana de Saúde (OPAS) e a Organização Mundial de Saúde (OMS), analise as seguintes afirmativas:
1. A CFT deve ser composta por uma equipe multidisciplinar, contando com médicos, farmacêuticos, enfermeiros e outros profissionais de saúde.
2. Com o propósito de tornar o trabalho mais funcional, recomenda-se que o número de membros da CFT não ultrapasse a oito.
3. Sempre que necessário, eventualmente podem ser convidados para compor a CFT profissionais para contribuir em casos específicos que demandam conhecimentos especializados.
4. Recomenda-se que as escolhas dos membros para compor a CFT se baseiem em critérios técnicos, considerando seus conhecimentos farmacológicos e terapêuticos, assim como sua experiência em estudos de utilização de medicamentos.
São verdadeiras as afirmativas:
1 e 2, apenas
1 e 3, apenas.
1, 3, e 4, apenas.
2, 3 e 4, apenas
1, 2, 3 e 4
Sobre as plaquetas, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
Farmácia - Fisiologia Humana - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em relação aos índices eritrocitométricos, assinale a alternativa incorreta:
Volume Corpuscular Médio (VCM) é a relação entre o hematócrito e o número de eritrócitos.
Hemoglobina Corpuscular Média (HCM) é a relação entre o valor encontrado da hemoglobina em gramas e o número de eritrócitos por mm3 de sangue.
A Concentração da Hemoglobina Corpuscular Média (CHCM) é calculada dividindo-se a hemoglobina (gramas por 100 mL) pelo hematócrito (mL/100 mL) e, em seguida, multiplica-se este resultado por 100.
Os valores normais do hematócrito variam de 4% a 5,4% no sexo masculino e de 3,7% a 4,7% no sexo feminino.
Supondo o glóbulo vermelho na forma cilíndrica, a Espessura Corpuscular Média (ECM) é obtida a partir do diâmetro e volume médios, apresentando valores normais de 1,7 a 2,5 nm.
Farmácia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A existência de uma Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT) em uma instituição é interpretada como uma sinalização de que esta instituição tem a intenção de implementar uma política de uso racional de medicamentos. Neste contexto, assinale a alternativa que não corresponde a uma função da CFT:
Elaborar e atualizar e periodicamente a relação de medicamentos essenciais da instituição
Validar protocolos de tratamentos elaborados pelos diferentes serviços clínicos da instituição.
Defender o fortalecimento da autonomia dos municípios no setor saúde e promover a descentralização político- administrativa, facilitando o poder decisório local.
Fixar os critérios nos quais se baseará a instituição para a obtenção de medicamentos que não tenham sido selecionados para uso regular, ou seja, que não integram a relação de medicamentos essenciais
Assessorar todas as atividades relacionadas com a promoção do uso racional de medicamentos na instituição.
Sobre os valores de referência, pode-se afirmar que adultos normais apresentam uma contagem de reticulócitos de:
Farmácia - Fisiologia Humana - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
A coagulação do sangue é um processo dinâmico que envolve proteínas plasmáticas, lipídeos e íons em uma série de reações bioquímicas e enzimáticas. Quanto a esse processo, é correto afirmar que
os fatores de coagulação são cisteíno-proteases que circulam no sangue sob a forma inativa.
dentre os fatores de coagulação dependentes de vitamina K, pode-se citar o grupo do fibrinogênio, que compreende os fatores I, V, VIII e XIII.
o fator X, ou fator de Von Willebrand, facilita a agregação plaquetária por formar ponte entre o colágeno subendotelial e as plaquetas.
o plasminogênio é um inibidor fisiológico da hemostasia primária.
a via comum da cascata de coagulação é aquela em que o fator IIa transforma o fator I em fibrina.
Farmácia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Quanto ao controle da infecção hospitalar, assinale a resposta incorreta no que concerne à inspeção em uma Unidade Hospitalar (UH).
As Unidades Hospitalares estão sujeitas à inspeções sanitárias para a avaliação da qualidade das ações de Controle de Infecção Hospitalar e atuação da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar
Auditorias internas devem ser realizadas, periodicamente, pelas Unidades Hospitalares, através de protocolos específicos para verificar o cumprimento da legislação específica que trata do Controle de Infecção Hospitalar.
As conclusões das auditorias internas devem ser devidamente documentadas e arquivadas.
Com base nas conclusões das inspeções sanitárias e auditorias internas, devem ser estabelecidas as ações corretivas necessárias para o aprimoramento da qualidade das ações de Controle de Infecção Hospitalar.
As inspeções sanitárias devem ser realizadas com base no Roteiro da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.
São causas potenciais de resultados errôneos com os contadores automatizados de leucócitos, EXCETO:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...