Lista completa de Questões de Farmácia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Farmácia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Conforme descrito na obra de Maria José Vasconcelos de Magalhães Gomes e Adriano Max Moreira Reis, intitulada "Ciências Farmacêuticas: Uma Abordagem em Farmácia Hospitalar", a história da farmácia hospitalar no Brasil está vinculada à estruturação do complexo médico industrial. Neste contexto, assinale a alternativa incorreta:
No início do XX, o farmacêutico era o profissional de referência para a sociedade nos aspectos do medicamento
No período compreendido entre 1920 e 1950 intensificou- se a descaracterização das funções do farmacêutico e as farmácias hospitalares converteram-se num canal de distribuição de medicamentos produzidos pela indústria.
A partir de 1950 evidenciou-se uma fase de desenvolvimento da farmácia hospitalar, com grande enfoque na questão de fabricação de medicamentos
Em 1953, o Prof. José Sylvio Cimino publicou o livro Iniciação à Farmácia Hospitalar, primeira obra científica na área publicada no país.
A Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAFH) foi criada em 1995, o que tem contribuído intensamente para a dinamização da profissão e para o desenvolvimento da produção técnico-científica nas áreas de assistência farmacêutica hospitalar.
Farmácia - Farmacocinética - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
A Farmacocinética estuda os processos que determinam a velocidade e as quantidades de fármaco que entram e saem dos diversos compartimentos do organismo. Em relação a esses processos, é correto afirmar que
a determinação da concentração sangüínea de um fármaco inclui a fração livre e a ligada às proteínas plasmáticas, sendo essa última a que se liga ao receptor e é responsável pela resposta farmacológica.
o modelo monocompartimental é útil para os fármacos hidrossolúveis, que saem rapidamente do plasma e se distribuem nos demais fluidos do organismo, como é o caso dos aminoglicosídeos.
no modelo de dois compartimentos, a distribuição inicial do fármaco ocorre no compartimento periférico onde sofre biotransformação e só depois ganha o compartimento central.
a principal vantagem dos modelos não compartimentais é a observação do comportamento do medicamento como um todo, apesar de não permitir que se estime o volume de distribuição.
de acordo com o modelo monocompartimental, quando o medicamento é administrado em dose única, por via extra-vascular, as concentrações sangüíneas decaem linearmente em relação ao tempo.
Farmácia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A farmácia hospitalar, como unidade clínica, tem como focos de atenção o paciente e o medicamento. Neste sentido, entre os objetivos básicos da farmácia hospitalar, citam-se:
1. Desenvolver, em conjunto com a Comissão de Farmácia e Terapêutica ou similar, a seleção de medicamentos necessários ao perfil assistencial do hospital.
2. Contribuir para a qualidade da assistência prestada ao paciente, promovendo o uso seguro e racional de medicamentos e correlatos.
3. Estabelecer um sistema eficaz, eficiente e seguro de distribuição de medicamentos.
4. Implantar um sistema apropriado de gestão de estoques.
5. Defender uma política de saúde que assegure acesso universal equânime e integral a todos cidadãos brasileiros.
São verdadeiras as afirmativas
1, 3 e 4, apenas.
1, 2, 3 e 4, apenas.
1, 2, 4 e 5, apenas
1, 3, 4 e 5, apenas.
2, 3, 4 e 5, apenas.
Farmácia - Farmacocinética - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Sobre a interação droga-receptor e suas consequências, é correto afirmar que
a combinação da droga com o seu receptor resulta em uma alteração na configuração terciária da droga ou na distribuição de cargas na membrana da célula.
para cada receptor que uma droga se combina, há uma função que, fisiologicamente, é mediada por neurotransmissores, hormônios ou outras substâncias.
agonista e antagonista são termos que se aplicam à ocupação do sítio receptor, seguida de inibição e mimetização da reação celular, respectivamente.
receptores sempre exercem efeitos celulares mediados por segundos mensageiros, como a proteína G.
a proteína G liga-se à guanosina difosfato (GDP), fosforilando- a a guanosina trifosfato (GTP).
Farmácia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Para funcionamento da farmácia hospitalar, qual dos ambientes abaixo relacionados não é recomendação mínima pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAFH)?
Área de dispensação.
Área de planejamento
Área de armazenamento
Área de administração.
Área de orientação farmacêutica
Farmácia - Farmacocinética - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Nas interações químicas entre droga e receptor,
as ligações covalentes são as mais desejáveis para a maioria dos fármacos e compostos fisiológicos.
as ligações iônicas resultam de atração eletrostática entre cargas opostas e diminuem sua força proporcionalmente ao quadrado da distância entre as espécies iônicas.
o padrão de ligação iônica é o mais desejável para drogas antineoplásicas.
na interação iônica ocorre a somatória de várias pontes de hidrogênio e, conseqüentemente, alteração terciária da estrutura de proteínas e ácidos nucléicos.
as ligações de Van der Waals são muito fracas e por este motivo não têm relação com a especificidade da droga pelo receptor.
Farmácia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
No que concerne aos padrões para funcionamento, a Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAFH) preconiza que a farmácia hospitalar deve contar, no mínimo, com
um (01) farmacêutico para cada 20 leitos
um (01) farmacêutico para cada 30 leitos.
um (01) farmacêutico para cada 40 leitos.
um (01) farmacêutico para cada 50 leitos.
um (01) farmacêutico para cada 60 leitos.
Farmácia - Farmacocinética - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Observe os gráficos de dose-resposta (A) e dose letal (B).
Os gráficos representam a porcentagem de animais protegidos das convulsões (gráfico A) e a porcentagem de animais mortos (gráfico B) durante o tratamento com diferentes doses (1 a 50 mg/kg de peso) da droga X. Assinale a alternativa correta de acordo com os gráficos.O índice terapêutico é 10.
A margem de segurança para a droga X é 1.
Farmácia - Fisiologia Humana - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Por eletroforese são separadas do plasma as frações albumina, globulina alfa-1, globulina alfa-2, globulina beta, globulina gama e fibrinogênio. No que concerne a estas proteínas, assinale a alternativa incorreta:
A baixa de albumina reflete gravidade e cronicidade de hepatopatia.
A elevação de globulina beta atesta alterações do fluxo biliar.
A diminuição da globulina gama demonstra a reação mesenquimatosa típica das doenças crônicas do fígado.
Nas infecções crônicas encontra-se, ao lado de uma diminuição dos valores da albumina, uma grande elevação da globulina gama.
Na nefrose se observa uma grande baixa de albumina e de globulina gama.
Farmácia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Assinale a alternativa que não corresponde a uma área básica fundamental da Central de Abastecimento Farmacêutico – CAF
Área administrativa
Área de recepção.
Área para termolábeis
Área de expedição
Área de produtos rejeitados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...