Lista completa de Questões de Farmácia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Farmácia - Nutrição Clínica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
No que se refere à incompatibilidade entre nutrientes na nutrição parenteral, assinale a alternativa incorreta:
Quando é usado o sulfato de magnésio na nutrição parenteral, o cálcio não deve ser dado na forma de cloreto, uma vez que o sulfato de cálcio precipita-se rapidamente.
Os eletrólitos sódio, o potássio o acetato e o cloreto são compatíveis em todas as concentrações e com todos os componentes da nutrição parenteral.
Os sais de acetato e lactato devem ser usados como precursores de bicarbonato visto que as incompatibilidades mais comuns são a formação de sais insolúveis com cálcioo e magnésio e a formação de precipitados com vitaminas C e do complexo B.
Na reação química entre o fosfato de potássio e o gluconato de cálcio obtêm-se cristais de cálcio, que podem levar à embolia pulmonar.
A incompatibilidade entre o fósforo e o cálcio é incomum em pacientes pediátricos
Farmácia - Patologia Clínica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Indica-se o mielograma nos casos sem diagnóstico pelo estudo clínico e exame do sangue periférico do paciente. Procura-se, então, na medula o diagnóstico diferencial de duas ou três doenças selecionadas pelos critérios já estabelecidos. As condições enumeradas abaixo são indicação para o mielograma, exceto:
Hematopatias: leucemias, linfomas, agranulocitose, plasmocitoma e púrpuras.
Doenças não hematopoéticas: leishmaniose, toxoplasmose, tosaurismoses, metástases de tumores.
Avaliar prognóstico: linfossarcomas, doença de Hodgkin e leucemias.
Doenças infecciosas: gastroenterite, lepra, febre tifóide, cólera e meningite.
Anemia: aplástica e megaloblástica
Farmácia - Patologia Clínica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em condições normais, o número de hemácias no sedimento não deve exceder a duas ou três por campo microscópico de grande aumento (450x). Quanto às principais causas de hematúria, assinale a alternativa incorreta:
A litíase e o tumor são causas de hematúria de origem ureteral
Uretrite aguda, prolapso da uretra e traumatismo causa hematuria de origem uretral
Glomerulonefrite aguda e crônica, nefrite focal e intersticial, rim policistico e pionefrose causam hematúria de origem renal.
Litíase vesical, cistite aguda ou crônica, lupus eritematoso disseminado e tuberculose renal causam hematúria de origem vesical.
Litíase vesical, apenas
Farmácia - Patologia Clínica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
As porfirias são decorrentes de alterações na síntese do heme com produção anormal de porfirinas. Quanto às porfirias, é correto afirmar que
a síntese do heme ocorre no eritroblasto e na célula hepática e é mediada por enzimas. A deficiência enzimática pode causar porfirias eritropoiéticas ou hepáticas.
o diagnóstico da porfiria intermitente aguda é feito durante as crises pelo achado de uroporfirinogênio III aumentado no sangue e na urina.
a porfiria cutânea hepática é devida à diminuição da uroporfirinogênio sintetase.
na protoporfiria eritropoiética, a anemia é severa e do tipo hipercrômica.
a urina avermelhada é um dos sintomas da porfiria eritropoiética congênita do tipo autossômica dominante.
Farmácia - Patologia Clínica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Utilizando os resultados dos índices hematimétricos HbCM, VCM e CHbCM, pode-se distinguir as anemias como:
anemias hipocrômicas apresentam diminuição do VCM, mas HbCM e CHbCM permanecem normais.
anemias normocrômicas apresentam HbCM diminuído e CHbCM normal.
anemias microcíticas apresentam VCM normal e HbCM e CHbCM diminuídos.
anemias macrocíticas apresentam VCM aumentado e HbCM e CHbCM normais ou aumentados.
As enzimas, proteínas catalisadoras que são responsáveis pela maioria das reações químicas do corpo, estão presentes em todos os tecidos. Atualmente, muitas enzimas foram identificadas no soro e os níveis dessas enzimas foram estudados extensivamente em várias condições. Analise a tabela abaixo, que demonstra os valores anormais de algumas enzi-mas em 4 doenças, e assinale a afirmativa INCORRETA.
Leucocitose patológica é o aumento da contagem total de leucócitos (CTL) que ocorre como resultado de doença e normalmente é a resposta a um dano tecidual. Assinale a causa de leucocitose que NÃO está de acordo com o tipo celular:
Sobre a Linfocitose Infecciosa e a Coqueluche, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
Sobre a Doença de Hodgkin, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
Sobre o Mieloma Múltiplo, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...