Lista completa de Questões de Farmácia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação aos antimicrobianos, marque a alternativa CORRETA:
Os antibióticos do grupo das cefalosporinas são classificados por geração, sendo as de 3ª geração mais ativas contra microorganismos gram positivos que as de 1ª geração.
Os carbapenêmicos (imipenem e meropenem) são mais usados como profiláticos, visando a prevenir infecções por germes multirresistentes.
As doses de vancomicina devem ser reajustadas em pacientes com insuficiência renal.
Devido a sua polaridade, os aminoglicosídeos têm boa absorção oral sendo essa via a de escolha para o uso desse tipo de antimicrobiano.
Um grande número de fármacos pode causar hiperglicemia em indivíduos normais ou comprometer o controle metabólico em pacientes diabéticos. Nesse contexto, são exemplos de fármacos com efeitos hiperglicemiantes, EXCETO:
Salicilatos.
Epinefrina.
Bloqueadores dos receptores H2.
Diuréticos.
Embora o uso de contraceptivos orais seja considerado seguro para a maior parte das mulheres saudáveis, estes agentes podem contribuir para maior incidência e gravidade de certas doenças quando há outros fatores de risco. Com base nas características desses agentes, são consideradas contraindicações absolutas para o uso de contraceptivos orais, EXCETO:
História de doença tromboembólica.
Doença cerebrovascular.
Infarto do miocárdio.
Hipertensão.
No que se refere às características e comparação dos analgésicos não esteroidais (AINE), relacione a 1ª coluna com a 2ª coluna. A seguir, marque a sequência CORRETA:
4, 2, 5, 3, 1.
3, 1, 4, 5, 2.
2, 1, 5, 4, 3.
5, 4, 1, 2, 3.
A angiotensina II é um importante regulador da função cardiovascular. A capacidade de reduzir os níveis de angiotensina II com inibidores da Enzima Conversora da Angiotensina II (ECA) representa um importante avanço no tratamento da hipertensão. Com base na informação, marque a alternativa CORRETA, que representa exemplos de fármacos inibidores da ECA:
Verapamil, Diltiazem, Anlodipina.
Losartana, Telmisartana, Valsartana.
Atenolol, Prazosina, Carvedilol, Clonidina.
Captopril, Enalapril, Lisinopril.
Paciente masculino, 67 anos, portador de hipertensão arterial sistêmcia e artrite reumatóide. Para o controle da pressão utiliza captopril e hidroclorotiazida. Nas crises de artrite utiliza piroxicam para controle principalmente da dor. No último surto de artrite, as cifras pressóricas se elevaram mais do que normalmente ocorria e a sensação de ardência estomacal se tornou insuportável. Trata-se de RNM que pode ser classificado como:
RNM 5: problema de segurança não quantitativa relacionada à lesão gástrica e interação medicamentosa negativa com os antihipertensivos.
RNM 3: problema de inefetividade não quantitativa relacionada à interação medicamentosa negativa com os antihipertensivos e à lesão gástrica.
RNM 1: problema de necessidade realcionada a falta de medicamentos para a lesão gástrica e hipertensão não controlada.
RNM 4: problema de inefetividade quantitativa relacionada à interação medicamentosa negativa com os anti-hipertensivos e à lesão gástrica.
Esse fato não é considerado um RNM.
Assinale a alternativa CORRETA sobre efeitos farmacológicos, segundo Rang & Dale, 2007.
Os fármacos agem principalmente sobre alvos celulares, produzindo efeitos em diferentes níveis funcionais.
O efeito direto do fármaco sobre seu alvo não produz respostas agudas no âmbito da bioquímica celular ou fisiológica.
Respostas agudas geralmente conduzem a efeitos retardados que se manifestam em curto prazo, como dessensibilização ou infrarregulação dos receptores, hipertrofia, atrofia ou remodelamento dos tecidos, tolerância e dependência.
As respostas retardadas que se manifestam a curto prazo resultam de alterações na expressão de genes, embora os mecanismos por meio dos quais os efeitos agudos provocam tais alterações sejam, muitas vezes, mal entendidos.
Os efeitos terapêuticos somente estão baseados em respostas agudas.
Assinale a alternativa CORRETA sobre fármacos, segundo Rang & Dale, 2007.
Os fármacos atravessam as membranas lipídicas exclusivamente por difusão passiva.
O peso molecular de um fármaco é mais importante que a lipossolubilidade na determinação da taxa de difusão passiva através das membranas.
A partição do pH significa que os ácidos fortes tendem a acumular-se em compartimento com pH relativamente alto.
Os fármacos atravessam as membranas lipídicas exclusivamente por diferença mediada por transportadores.
Para atravessar as barreiras celulares, os fármacos devem atravessar membranas lipídicas.
Para exercer seu efeito farmacológico, um medicamento necessita chegar ao seu local de atuação e precisa ser absorvido para ser distribuído no organismo. Nesse sentido, julgue os seguintes itens referentes a alguns conceitos farmacocinéticos com V (verdadeiro) e F (falso).
( ) Quanto maior o grau de ionização de uma droga, maior será a sua absorção.
( ) Quanto maior a ligação às proteínas plasmáticas, mais rápida será a eliminação do fármaco do organismo.
( ) Os medicamentos que possuem partículas maiores que as dimensões coloidais e as suspensões oleosas não devem comumente ser administradas por via endovenosa.
( ) Em geral, os supositórios, principal forma farmacêutica para administração retal, são formas sólidas à temperatura ambiente, mas à temperatura corporal, passam para a fase líquida.
( ) Embora promova um aumento preferencial da concentração no pulmão, em geral, um medicamento administrado por via inalatória é parcialmente absorvido pelo sistema circulatório, podendo, assim, levar ao aparecimento de efeitos colaterais sistêmicos.
A sequência CORRETA é:
F, V, V, F, V.
V, V, F, V, V.
F, F, V, V, V.
F, F, V, V, F.
V, F, V, F, F.
A medida da falta de resistência dos comprimidos à abrasão, quando submetidos à ação mecânica de aparelhagem específica, é denominada:
Desintegração.
Dureza.
Friabilidade.
Densidade.
Uniformidade de dose.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...