Lista completa de Questões sobre Farmacologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Farmácia - Farmacologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
O exame de depuração da creatinina e da uréia é utilizado para medir
a função tubular do rim.
o valor da depuração da inulina.
a taxa de filtração glomerular.
o quociente creatininemia/uréia sanguínea.
a concentração de creatinina no soro.
Farmácia - Farmacologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Púrpuras são doenças hemorrágicas e podem ser causadas por uma diminuição no número de plaquetas ou pela perda da função plaquetária. Quanto às púrpuras plaquetopênicas e não-plaquetopênicas, é correto afirmar que
quando o nível de plaquetas é de 150 000 a 100 000/mm3, aparecem manifestações purpúricas com fenômenos hemorrágicos graves.
para o diagnóstico do tipo de púrpura, é importante avaliar a função plaquetária, que é realizada pelo teste de Coombs.
o exame da medula óssea é importante no caso de uma diminuição no número de plaquetas. Se o achado for uma diminuição no número de megacariócitos, se está diante de uma plaquetopenia por diminuição de produção.
na púrpura não-plaquetopênica, o número de plaquetas está normal, tempo de sangramento aumentado e retração de coágulo normal.
várias drogas são capazes de interferir na função plaquetária, podendo provocar púrpuras não-plaquetopênicas adquiridas. Entre elas, o paracetamol é a droga mais conhecida.
Farmácia - Farmacologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2005
A AIDS surgiu no cenário mundial como uma pandemia. Estima-se que existam 38 milhões de pessoas portadoras do vírus HIV. No Brasil, o Ministério da Saúde notificou 310 000 casos de AIDS do início da década de 80 até dezembro de 2003 e 22 mil novos casos notificados naquele mesmo ano. A taxa de mortalidade no país vem se mostrando estável nos últimos anos (6,3 óbitos por AIDS para cada 100 mil habitantes), o que se atribui à política de distribuição de medicamentos antiretrovirais pelo Sistema Único de Saúde. Para o tratamento da infecção pelo HIV são usadas correntemente três classes de antiretrovirais: análogos nucleosídeos e nucleotídeos (NRTI's), inibidores não-nucleosídeos da transcriptase reversa (NNRTI's) e inibidores da protease (PI's). São inibidores de protease:
indinavir e ritonavir.
didanosina e zidovudina.
nevirapina e estavudina.
saquinavir e nevirapina.
efavirenz e didanosina.
A substância de efeito antiespasmódico para os distúrbios gastrintestinais é:
A substância que exerce seu efeito anti-hipertensivo bloqueando os canais de cálcio é:
Entre as drogas chamadas de diuréticos osmóticos, pode-se citar:
Dos antagonistas dos receptores H2, a substância que inibe o citocromo P450 em um grau mais intenso que os demais, apresentando interação medicamentosa com vários fármacos, é:
Indique a opção que apresenta, respectivamente, os nomes comerciais dos fármacos Clorpromazina, Midazolam, Alprazolam e Cloxazolam.
Um agricultor é encontrado desacordado na plantação e levado ao hospital da cidade, apresentando miose, salivação e sudorese intensas, bradicardia, respiração sibilante e fraqueza generalizada com algumas contrações involuntárias.
O quadro é sugestivo de intoxicação por organofosforados e deve-se à inibição da:
Os antidepressivos Fluoxetina e Selegilina pertencem, respectivamente, às classes:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...