Lista completa de Questões sobre Interação Medicamentosa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens a seguir, acerca do mecanismo de ação dos antimicrobianos, antineoplásicos e suas interações.
A rifampicina é um antimicrobiano tetracíclico que inibe a síntese da parede bacteriana dos patógenos microbianos. Ela apresenta antagonismo farmacológico com a pirazinamida e isoniazida e nunca deve ser utilizada em associação com esses medicamentos para se evitar resistência microbiana.
Julgue os próximos itens, acerca de vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis e interações medicamentosas.
Em países de clima ensolarado, a deficiência de vitamina D está associada a dores musculares e convulsão tônico %u2014 clônico.
Julgue os próximos itens, acerca de vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis e interações medicamentosas.
O retinol pode ser administrado na gravidez sem qualquer tipo de restrição.
Farmácia - Interação Medicamentosa - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Quanto às interações medicamentosas, é correto afirmar que
na associação entre o anticoagulante varfarina e o paracetamol (AINES), há redução da ação do anticoagulante em decorrência de uma interação farmacodinâmica.
na administração concomitante de antiácidos contendo sais de alumínio e o antibiótico ciprofloxacino, ocorre exacerbação da absorção do antibiótico.
o antimicótico itraconazol, que inibe a CYP3A, aumenta o risco de toxicidade do antineoplásico vincristina, biotransformado pela mesma subfamília de isoenzimas.
é recomendado proceder ao reforço da vacina tríplice em adultos em tratamento com ciclofosfamida para evitar as reinfecções em caso de surtos.
a 5-fluoruracila em associação à vincristina é recomendada por minimizar a toxicidade da vincristina.
Farmácia - Interação Medicamentosa - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Como resultado das interações medicamentosas, pode-se afirmar que
o efeito aditivo ocorre entre fármacos que atuam em diferentes receptores farmacológicos.
sinergismo é um tipo de resposta farmacológica obtida a partir da associação de dois ou mais medicamentos cuja resultante é menor do que a simples soma dos efeitos isolados de cada um deles.
o antagonista químico é aquela substância que se liga ao fármaco presente no organismo, inativando a ação terapêutica desse fármaco e/ou a sua toxicidade.
o antagonismo fisiológico ou funcional ocorre quando dois (ou mais fármacos) competem pelo mesmo receptor, diminuindo o efeito farmacológico/ toxicidade do fármaco que não se ligou ao receptor.
antagonismo competitivo corresponde às ações opostas de dois fármacos, tendendo a cancelar ou reduzir o efeito de um dos fármacos, portanto, ocorre quando dois fármacos produzem efeitos opostos na mesma função fisiológica.
Em relação às interações medicamentosas, assinalar a alternativa CORRETA:
O fenobarbital interage com a doxicilina aumentando as suas concentrações séricas.
O cloranfenicol interage com a fenitoína, diminuindo as suas concentrações séricas.
O uso de metronidazol com álcool inibe a sua degradação completa.
Na interação de tetraciclinas com antiácidos, ocorre diminuição na sua absorção.
Em relação às incompatibilidades físico-químicas dos medicamentos, assinalar a alternativa CORRETA:
O ácido ascórbico é termoestável, porém muito oxidável.
A clorhexidina pode explodir em contato com a glicerina.
A tetraciclina é um exemplo clássico de droga que é inativada por complexação.
A oxidação é frequentemente favorecida pelo pH ácido.
Existem algumas associações de antimicrobianos que levam a um aumento da eficácia no tratamento de algumas infecções como, por exemplo, o uso conjunto de drogas do grupo das penicilinas e aminoglicosídios. A justificativa para essa utilização conjunta é:
os dois grupos de droga apresentam a capacidade de inibição da parede celular e dessa forma há um sinergismo entre ambos. Essa associação é importante para o tratamento de infecções por anaeróbios, ação potencializada pelo aminoglicosídio, um grupo potente como anaerobicida;
os grupos inibem a síntese protéica bacteriana e dessa forma levam a um efeito sinérgico. Essa associação é importante não só porque aumenta o espectro de ação, mas ainda pode diminuir o risco de nefrotoxicidade e ototoxicidade;
a associação entre esses dois grupos leva a um aumento do espectro, pois, as duas drogas associadas provocam uma inibição da replicação do DNA bacteriano e dessa forma levam a morte do microorganismo;
a associação entre esses dois grupos leva a um aumento da concentração plasmática do aminoglicosídio e dessa forma há uma maior inibição da síntese protéica aumentando o efeito bactericida;
a explicação mais aceita para o sinergismo entre esses dois grupos de antimicrobianos é que a inibição da síntese da parede celular aumenta a entrada dos aminoglicosídios nas bactérias.
A respeito dos antimicrobianos, julgue os próximos itens.
A tetraciclina pode ser administrada com leite porque não há evidência clínica de interação medicamentosa entre tais elementos.
Julgue os itens a seguir, acerca da farmacocinética em casos especiais, como os de hepatopatas, nefropatas, crianças e idosos.
O diminidrinato deve ser utilizado com cautela durante a amamentação porque diminui a quantidade de leite.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...