Lista completa de Questões sobre Interação Medicamentosa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que se refere a formas farmacêuticas e vias de administração de medicamentos e a interações medicamentosas, julgue os próximos itens.
As interações farmacológicas são uma das causas de reações adversas a medicamentos.
Em relação à farmacocinética, julgue os itens a seguir.
Fármacos que apresentam como efeito adverso náusea e vômito devem ser administrados com alimento para diminuir o desconforto gastrintestinal, como, por exemplo, anti-inflamatórios não esteroidais, fluoxetina e metoclopramida.
De acordo com o Suplemento de Saúde da PNAD 2008, a prevalência de hipertensão na população idosa está em torno de 54%. O idoso pode apresentar diversas doenças que afetam o sistema cardiovascular e ainda outras doenças crônicas associadas. Julgue os itens a seguir, em relação ao tratamento dessas doenças e a aspectos farmacocinéticos, farmacodinâmicos e interação medicamentosa.
A furosemida, diurético de alça, pode ter a sua efetividade diminuída quando administrada concomitantemente aos antiálgicos, inibidores seletivos ou não seletivos de cicloxigenase, podendo ocasionar aumento da pressão arterial.
No que se refere à neurotransmissão colinérgica e adrenérgica, julgue os itens seguintes.
Quando um usuário de cocaína utiliza fármacos como antidepressivos inibidores de receptação de serotonina, anorexígenos e broncodilatadores ocorre sinergismo de efeito adverso, podendo ocasionar taquicardia, aumento da pressão intraocular e pressão arterial.
No que se refere à neurotransmissão colinérgica e adrenérgica, julgue os itens seguintes.
A amitriptilina, quando é administrada com a carbamazepina, provoca antagonismo de ação farmacológica e diminui a biodisponibilidade da carbamazepina por induções do metabolismo renal.
Os tipos de interações medicamentosas são vários, podendo até causar quadros de intoxicação iatrogênica. Uma interação medicamentosa é:
Quanto ao uso concomitante de distintos fármacos é correto afirmar que
Acerca da utilização de medicamentos pelo homem em diversas faixas etárias, das contraindicações que esses medicamentos apresentam e das precauções que devem ser tomadas por seus usuários, julgue os itens subsequentes.
A síndrome serotoninérgica ocorre quando há interação medicamentosa entre os antidepressivos, ou quando estes são administrados em doses subclínicas. Tremores, midríase, constipação e hipertermia são alguns sinais clínicos da síndrome serotoninérgica.
Reações adversas a medicamentos (RAM) representam importantes problemas que podem ocorrer durante o período de terapia de pacientes, sendo causas significativas de hospitalização e atraso no término do tratamento, podendo causar até óbito. A respeito das RAM e das medidas adotadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) nesse âmbito, julgue os itens a seguir.
Em crianças menores de dois anos, o uso de medicamentos deve seguir orientação médica e acompanhamento, pois elas estão mais sujeitas à ocorrência de RAM que os adultos e as crianças mais velhas.
Estima-se que a incidência de interações medicamentosas oscila de 3% a 5% para pacientes que usam vários medicamentos. Acerca desse tema, julgue os itens subsequentes.
Os antidepressivos da classe dos IMAO (inibidores da enzima monoamonino oxidase) causam hipotensão severa que pode ser potencializada pela tiramina presente em alimentos como queijos e chocolates.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...