Lista completa de Questões sobre Patologia Clínica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As hepatites virais são doenças provocadas por diferentes agentes etiológicos, com tropismo primário pelo tecido hepático, que apresentam características epidemiológicas, clínicas e laboratoriais semelhantes, porém com importantes particularidades. Os quadros clínicos agudos das hepatites virais são muito diversificados, variando desde formas subclínicas ou oligossintomáticas até formas fulminantes. A maioria dos casos cursa com predominância de fadiga, anorexia, náuseas, mal-estar geral e adinamia. Nos pacientes sintomáticos, o período de doença aguda se caracteriza pela presença de colúria, hipocolia fecal e icterícia. Como as aminotransferases (ALT e AST) são marcadores sensíveis de lesão do parênquima hepático, porém não são específicas para nenhum tipo de hepatite, pode-se recorrer à sorologia para um diagnóstico diferencial.
Quanto aos anticorpos da Hepatite B aguda, assinale a alternativa INCORRETA:
HBsAg é o primeiro marcador que aparece no curso da infecção.
Anti-HBs é o único anticorpo que confere imunidade ao HBV. Está presente no soro após o desaparecimento do HBsAg, sendo indicador de cura e imunidade; está presente isoladamente em pessoas vacinadas.
HBeAg é marcador de replicação viral; sua positividade indica alta infecciosidade.
Anti-HBc IgG é marcador de infecção recente, encontrado no soro até 32 semanas após a infecção.
HBeAg é marcador de replicação viral; sua positividade indica alta infecciosidade.
Assinale a alternativa em que as patologias são consideradas doenças infectocontagiosas.
Hipertensão Arterial e o Diabetes.
Neoplasia e Osteoporose.
Doença Renal Crônica e Asma brônquica.
Tuberculose e Hanseníase.
Um Farmacêutico ao analisar um hemograma evidencia leucocitose acentuada, plaquetopenia e grande número de blastos. Estes dados permitem uma suspeita clínica de:
leucemia linfoide crônica;
leucemia mielóide aguda;
leucemia linfoide aguda;
leucemia mielóide crônica;
doença mieloproliferativa crônica.
Faça a correlação das afirmativas abaixo:
A ordem CORRETA das respostas é:
3, 4, 5, 1, 2.
2, 4, 1, 3, 5.
4, 1, 2, 3, 5.
3, 1, 5, 4, 2.
4, 2, 3, 1, 5.
Julgue os itens a seguir, acerca da farmacocinética em casos especiais, como os de hepatopatas, nefropatas, crianças e idosos.
Em insuficiência renal crônica, quando a depuração da creatinina endógena for inferior a 50 mL/minuto, fármacos com excreção urinária exclusiva ou predominante devem ser evitados ou podem ter seu esquema de administração reajustado, mediante modificação de dose ou de intervalo entre doses. Caso contrário, haverá efeito cumulativo, pois sua meia-vida fica aumentada proporcionalmente ao déficit de função renal.
Doença de Parkinson é uma doença degenerativa do SNC, lentamente progressiva, idiopática, que se caracteriza por rigidez muscular, tremor de repouso, diminuição da mobilidade e instabilidade postural. A anomalia principal consiste na perda de neurônios de uma área específica do cérebro, o que provoca a diminuição da dopamina, alterando os movimentos chamados extrapiramidais. Julgue os itens a seguir, a respeito da neurotransmissão mediada por esse neurotransmissor.
I Além da dopamina, o glutamato e as prostaglandinas são exemplos de mediadores químicos do SNC.
II Os termos neuromodulador e neurotransmissor são similares no SNC.
III No SNC, apenas os neurônios desempenham papel sinalizador com a liberação de mediadores químicos.
IV Devido à complexidade das interconexões neuronais presentes no SNC, a interferência induzida por fármacos nesses sistemas pode apresentar diversos efeitos adversos.
V No SNC, a dopamina age principalmente nos canais controlados por voltagem.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
5
A miastenia grave é uma doença autoimune que se caracteriza por fraqueza muscular severa, com fadiga dos músculos voluntários, tipicamente dos músculos faciais, levando à morte por parada diafragmática, decorrente da presença insuficiente da acetilcolina na fenda sináptica. Com relação à produção, à liberação e à metabolização desse neutrotransmissor, assinale a opção correta.
A acetilcolina provoca vasodilatação generalizada por meio de uma ação direta da inervação parassimpática.
Os receptores muscarínicos e nicotínicos são típicos receptores acoplados à proteína G de membrana celular.
Os receptores muscarínicos e nicotínicos são encontrados tanto na região pré-sináptica quanto na região pós-sináptica.
São descritos cinco subtipos diferentes de receptores muscarínicos, que diferem quanto a sua localização e que, após sua estimulação, induzem efeitos excitatórios nas células.
A atropina é antagonista apenas dos receptores muscarínicos do tipo M1.
A esquizofrenia é uma doença mental crônica, classificada como psicótica, em que o paciente tem dificuldade de reconhecer a realidade, de pensar logicamente e de se comportar normalmente em sociedade. Seu tratamento envolve uma combinação de tratamentos farmacológicos, psicológicos e sociais. A respeito dos fármacos utilizados no tratamento dessa enfermidade, assinale a opção correta.
Todos os fármacos disponíveis atualmente são eficazes tanto para os sintomas positivos como para os sintomas negativos da esquizofrenia.
A ação antipsicótica dos fármacos utilizados no tratamento dessa patologia é determinada pelo bloqueio dos receptores D2 da dopamina.
Devido à alta potência dos antipsicóticos, baixa ocupação dos receptores D2 da dopamina é capaz de reverter os sintomas da esquizofrenia.
Devido a sua ação de bloqueio imediato dos receptores D2, os efeitos são observados horas após a administração dos antipsicóticos.
As substâncias com afinidade aos receptores 5-HT aumentam os sintomas observados na esquizofrenia.
Assinale a alternativa verdadeira, cujos resultados laboratoriais são compatíveis com anemia ferropriva.
Ferro sérico diminuído, transferrina sérica diminuída, ferritina sérica aumentada, microcitose e hipocromia.
Ferro sérico diminuído, transferrina sérica diminuída, ferritina sérica aumentada, normonocitose e normocromia.
Ferro sérico diminuído, transferrina sérica aumentada, ferritina sérica aumentada, normocitose e normocromia.
Ferro sérico diminuído, transferrina sérica diminuída, ferritina sérica normal, microcitose e hipocromia.
Ferro sérico diminuído, transferrina sérica aumentada, ferritina sérica diminuída, microcitose e hipocromia.
Assinale a alternativa correta.
Qual a reação de fixação de complemento para o diagnóstico da sífilis?
Reação de Hauf-Bauer.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...