Lista completa de Questões sobre Patologia Clínica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Alguns fatores de risco aumentam as chances de leucemia mieloide aguda, entre eles:
A malária é uma doença causada por protozoários do gênero Plasmodium. O diagnóstico dessa doença pode ser realizado por diversos métodos. O método utilizado para pesquisa do DNA dos protozoários é
A Leucemia Mieloide Aguda LMA é um tipo de leucemia que começa nas células que deveriam se transformar normalmente em glóbulos brancos, mas que acabam por formar outros tipos de células imaturas. Essas células imaturas, também chamadas blastos, continuam a reproduzir-se e a acumular-se. A designação de aguda refere-se à rapidez com que se desenvolve esse tipo de leucemia. São tipos de LMA, EXCETO
Qual dessas doenças sexualmente transmissíveis é provocada por um vírus?
Farmácia - Patologia Clínica - Centro de Produção da Universidade do Rio de Janeiro (CEPUERJ) - 2013
A síndrome de Crohn é caracterizada pelo grande processo inflamatório crônico no intestino delgado e grosso. Um dos tratamentos medicamentosos adotados se fundamenta pela neutralização do fator de necrose tumoral alfa (TNF-α) através da utilização de:
A insuficiência renal crônica caracteriza-se por ser uma situação onde encontramos alterações importantes dos elementos sanguíneos. Nessa condição, todas as substâncias abaixo encontram-se com seus valores elevados, EXCETO:
Cálcio.
Creatinina.
Fosfato
Fosfatase alcalina.
Potássio.
Considerando a necessidade de implantar medidas para a redução da morbi-mortalidade relacionadas às patologias congênitas no Brasil, o Ministério da Saúde instituiu pela portaria GM/MS nº 822, de 6 de junho de 2001, o Programa Nacional de Triagem Neonatal. O programa tem por objetivo o desenvolvimento de ações de triagem neonatal em fase pré-sintomática, acompanhamento e tratamento das doenças congênitas detectadas. As doenças congênitas fazem parte do programa, exceto:
fenilcetonúria.
hipotireoidismo congênito e fibrose cística.
doenças falciformes e outras hemoglobinopatias.
Síndrome de Down.
Qual dos seguintes riscos relativos (RR) pode ser considerado fator protetor contra uma determinada doença.
RR = 0,5
RR = 1,0
RR = 1,5
RR = 2,0
A doença de Parkinson (DP) é um distúrbio progressivo do movimento, que ocorre mais comumente no indivíduo idoso. Os principais sintomas são: tremor em repouso, rigidez muscular e a supressão dos movimentos voluntários (hipocinesia) devida à rigidez muscular. Os fármacos que se mostram eficazes no tratamento dessa patologia podem ser classificados na seguinte categoria:
Fármacos que liberam dopamina, (p.ex. levodopa, em geral utilizada concomitantemente com inibidores da dopa descarboxilase de ação periférica).
Fármacos que mimetizam a ação da dopamina (p.ex.benztropina).
Inibidores da monoamina oxidase-B (MAO-B) (p.ex.selegilina).
Fármacos que substituem a dopamina (p.ex. amantadina).
Antagonistas da acetilcolina (p.ex. bromocriptina, pergolida, lisurida).
Sobre o processo inflamatório, assinale a alternativa INCORRETA:
Dentro de poucas horas, após a instalação de inflamação grave e aguda, o número de neutrófilos no sangue pode aumentar por quatro ou cinco vezes. Essa situação é denominada neutrofilia.
À agressão tecidual se seguem, imediatamente, fenômenos vasculares mediados, principalmente, pela histamina, incluindo também serotonina e prostaglandinas.
O edema ou inchaço ocorre a partir da diminuição da permeabilidade vascular aos componentes do sangue, o que leva ao extravasamento do líquido intravascular para o espaço intersticial extracelular.
Os espaços teciduais e os linfáticos, na área inflamada, são bloqueados por coágulos de fibrinogênio.
A formação de pus ocorre após alguns dias após o início do processo inflamatório, e contém quantidade variável de tecido necrótico, neutrófilos e macrófagos mortos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...