Lista completa de Questões sobre Patologia Clínica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa correta.
Das alternativas abaixo, qual melhor descreve as reações de aglutinação para a pesquisa do fator reumatóide?
Detecta a presença total de anticorpos IgG, IgM e IgA.
A hipertensão arterial sistêmica é uma patologia caracterizada por níveis de pressão arterial elevados. No Brasil, estima-se que aproximadamente 15% dos indivíduos adultos possam ser considerados hipertensos. O controle dessa patologia é feito por diversos grupos de medicamentos, entre eles os bloqueadores adrenérgicos. A respeito da interação entre agonistas e(ou) antagonistas e dos receptores adrenérgicos, assinale a opção correta.
O propanolol e a adrenalina são exemplos, respectivamente, de agonista e de antagonista dos receptores adrenérgicos beta do tipo 1.
A fenilefedrina é um importante agonista dos receptores alfa do tipo 2.
A anfetamina, considerada um antagonista de ação direta, age no neurônio pré-sináptico causando a liberação de neurotransmissores.
Existem duas classes de receptores adrenérgicos, denominadas alfa e beta.
Com relação ao Programa de Medicamentos Excepcionais, julgue os próximos itens.
As doenças abrangidas por esse programa incluem doença de Parkinson, Alzheimer, hepatites B e C, AIDS e hipertensão.
A doença de Parkinson é uma doença neurodegenerativa, lentamente progressiva, idiopática, que acomete ambos os sexos. É uma das doenças neurológicas mais freqüentes na faixa de idade acima de 50 anos e está associada com a deficiência da dopamina. Embora, até o presente, não exista cura para essa doença, estão disponíveis alguns medicamentos capazes de melhorar significativamente a maioria dos sintomas, sendo a levodopa a droga mais eficaz no alívio dos sintomas parkinsonianos. Considerando aspectos bioquímicos relacionados à doença de Parkinson, julgue os itens seguintes.
A dopamina é um neurotransmissor envolvido com a inibição dos movimentos voluntários.
Em relação às doenças passíveis de transmissão e aos agentes contaminantes do sangue, plasma e demais hemocomponentes, julgue os itens que se seguem.
O vírus da hepatite B (HBV), juntamente com o vírus da hepatite A(HAV) e hepatite C (HCV) são os principais responsáveis pelos casos de hepatites pós-transfusionais (HPT), sendo o HAV o mais freqüente.
Em relação às doenças passíveis de transmissão e aos agentes contaminantes do sangue, plasma e demais hemocomponentes, julgue os itens que se seguem.
A diminuição da prevalência e a triagem sorológica prévia em busca de antígenos do Trypanosoma cruzi no sangue dos doadores vêm diminuindo os casos de doença de Chagas transfusional nos últimos quinze anos.
Considerando aspectos gerais da hemostasia e da coagulação, julgue os itens subseqüentes.
Algumas coagulopatias são provocadas por deficiência em vitamina K.
Segundo os dados do Ministério da Saúde, a hanseníase, embora seja endêmica em todos os estados e regiões do país, apresenta uma taxa de prevalência bastante variável, que oscila de 0,5 a 17 casos por 10 mil habitantes. Até o momento, a hanseníase não foi considerada eliminada como problema de saúde pública. A respeito do tratamento da hanseníase, assinale a opção correta.
O tratamento é feito pelo SUS, em postos de saúde ou hospitais, sendo o medicamento vendido em farmácias a preços subsidiados pelo governo.
A eficiência do tratamento depende da adesão do paciente durante todo o período estipulado pelo protocolo médico, salvo exceções particulares de cada paciente.
O tratamento obedece a um único protocolo terapêutico, independentemente da forma clínica da doença.
O Ministério da Saúde apóia financeiramente somente as ações voltadas ao diagnóstico e à confirmação da doença, bem como as campanhas educativas à população.
As atividades desenvolvidas para a eliminação da hanseníase são responsabilidade apenas do governo federal.
Julgue os itens a seguir, com relação ao tema tratado no texto acima.
Gripe, resfriado, carbúnculo (ou antraz), cólera e coqueluche são doenças de notificação compulsória.
Diversos pacientes apresentam, como complicação da esquistossomose, hipertensão portal, que pode levar à formação de varizes de esôfago, uma causa freqüente de sangramento digestivo. Além disso, existe a possibilidade de sangramento intestinal, seja por comprometimento primário, seja por lesão mesentérica. Considerando que um paciente apresente episódios freqüentes de sangramento esofágico há 30 dias, assinale a opção correta.
Os índices hematimétricos são usados para o diagnóstico de processos infecciosos agudos, portanto não se espera que esses índices estejam alterados no paciente mencionado.
Se, nesse paciente, o hematócrito estiver diminuído em relação ao valor normal e a contagem de eritrócitos estiver aumentada, o VCM estará aumentado.
A redução no valor do hematócrito leva à redução do valor da CHCM, independentemente da concentração de hemoglobina.
Espera-se encontrar contagem de reticulócitos muito reduzida no paciente mencionado.
No referido paciente, espera-se encontrar redução da concentração de hemoglobina e do hematócrito.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...