Lista completa de Questões de Farmácia da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os medicamentos representam uma alta parcela no orçamento do hospital, sendo necessárias medidas preventivas para a racionalização do consumo de fármacos, incluindo uma efetiva dispensação e distribuição de medicamentos. Assinale a alternativa correta quanto ao sistema de distribuição de medicamentos.
O sistema de distribuição coletivo é o melhor sistema de distribuição e deve ser adotado por todos os hospitais brasileiros.
O sistema de distribuição individualizado caracteriza-se pela dispensação dos medicamentos por um período máximo de 12 horas.
O sistema de distribuição por dose unitária é o mais primitivo e arcaico dos sistemas de distribuição de medicamentos.
A vantagem do sistema de distribuição coletivo é a revisão da prescrição pelo farmacêutico e a diminuição de estoque nas unidades assistenciais.
Entre as vantagens da distribuição individualizada, incluem-se a possibilidade de revisão das prescrições médicas, o maior controle sobre o medicamento e a redução de estoque nas unidades assistenciais.
Em relação à reorientação da assistência farmacêutica, assinale a alternativa correta.
Com relação à Atenção Básica à Saúde, a reorientação da assistência farmacêutica visa proporcionar a ampliação da resolutividade das ações de saúde por meio da inserção da Assistência Farmacêutica Básica (AFC) no Programa de Saúde da Família (PSF).
A Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) foi elaborada pela primeira vez em 2002, aprovada pela portaria n.º 344/1998, sendo instrumento básico para a elaboração da lista nacional dos medicamentos.
Os antibióticos não são considerados medicamentos básicos para assistência farmacêutica, portanto não precisam fazer parte do elenco mínimo e obrigatório de medicamentos na pactuação da atenção básica à saúde.
A assistência farmacêutica objetiva a centralização da gestão em saúde.
Os medicamentos essenciais para a saúde mental só devem ser disponibilizados nas capitais federais.
Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.
Todas as vias de administração, para as quais seja requerida uma ação sistêmica, implicam a absorção do fármaco para a corrente sanguínea a partir da via de administração.
A taxa de absorção de um fármaco administrado na forma farmacêutica de comprimido simples independe de sua taxa de dissolução nos fluidos gastrintestinais.
A administração de um fármaco contido em uma forma farmacêutica para a administração sublingual tem como desvantagem o rápido metabolismo hepático devido ao efeito de primeira passagem.
A via de administração transdérmica é utilizada para disponibilizar fármacos de ação sistêmica pela pele.
Uma suspensão que utilize um veículo aquoso não é uma forma farmacêutica conveniente para administrar fármacos insolúveis ou escassamente solúveis em água.
Os organofosforados são pesticidas amplamente utilizados na agricultura. Esses pesticidas são altamente lipossolúveis, sendo absorvidos por diversas vias; dérmica, inclusive. Os organofosforados são inibidores irreversíveis da acetilcolinesterase. A respeito da transmissão sináptica colinérgica durante a intoxicação por organofosforados, seria indicado, para amenizar os efeitos do pesticida, o uso de
neostigmina, um antagonista muscarínico.
pilocarpina, um agonista nicotínico.
atropina, um antagonista muscarínico.
d-tubocurarina (princípio ativo do curare), um agonista nicotínico.
colina, um precursor da acetilcolina.
Os corticosteroides são utilizados no tratamento da asma desde 1950, devido à sua ampla eficácia anti-inflamatória. Com relação ao uso dos corticosteroides, é correto afirmar que
o mecanismo de ação é relaxar diretamente o músculo liso das vias aéreas e aumentar a reatividade brônquica.
os inalados são curativos, e seu uso crônico aumenta a reatividade brônquica.
os inalados tópicos não causam candidíase orofaríngea nem rouquidão.
a introdução de corticosteroides lipossolúveis, como beclometasona e outros, tornou possível a administração de corticosteroides nas vias aéreas, com absorção sistêmica mínima.
A via da ciclo-oxigenase (COX) do metabolismo do araquidonato produz prostaglandinas que exercem efeitos sobre as células envolvidas na inflamação. A isoforma da COX, a COX-2, é induzida durante a inflamação e tende a facilitar a resposta inflamatória. Assinale a alternativa que apresenta um inibidor altamente seletivo da COX-2.
Piroxican
Ibuprofeno
Indometacina
Cetoprofeno
Rofecoxib
No gráfico a seguir, observe as curvas dose-resposta dos fármacos X e Y e, com relação aos conceitos farmacodinâmicos, assinale a alternativa correta.
O fármaco X tem maior eficácia e, por isso, é mais potente do que o Y.
O fármaco X tem eficácia máxima, ou seja, é capaz de atuar em 100% dos receptores testados.
O EC50 do fármaco Y é igual a 5.10-7.
A diferença entre a eficácia do fármaco X e a do fármaco Y corresponde à janela terapêutica dessa classe de medicamentos em teste.
O fármaco X tem menor EC50 do que o Y.
Um homem de 30 anos de idade é trazido ao pronto-socorro com relatos de uso excessivo de drogas (overdose). As manifestações sindrômicas observadas foram: taquicardia, hipertensão, midríase, excitação, agressividade, paranoia e alucinações. Assinale a alternativa que apresenta a droga responsável por esse conjunto de sinais e sintomas.
maconha
álcool
ketamina
flunitrazepam
anfetamina
A resistência às penicilinas e a outros betalactâmicos é produzida por quatro mecanismos gerais. Um desses mecanismos é a
modificação do sítio de ligação ribossomal por mutação cromossômica.
produção de excesso de enzima transglicosilase.
probabilidade de a proteína receptora do ribossomo sofrer deleção.
interferência na entrada do aminoglicosídeo na célula.
inativação do antibiótico pela betalactamase.
A claritromicina é um antibiótico derivado da eritromicina, e seu mecanismo de ação é igual ao da eritromicina. A respeito da claritromicina, é correto afirmar que
um dos principais metabólitos, o 14-hidroxiclaritromicina não possui atividade antibacteriana.
a meia vida é menor, quando comparada com a da eritromicina.
as vantagens da claritromicina, em comparação com a eritromicina, incluem menor ocorrência de intolerância gastrintestinal e necessidade de doses menos frequentes.
a dose recomendada é 500 mg a 1 g três vezes ao dia, e parte do fármaco ativo é eliminado nas fezes.
ela penetra pouco na maioria dos tecidos, com concentrações inferiores às das concentrações séricas alcançadas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...