Lista completa de Questões de Farmácia da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Lei de Ação das Massas descreve a cinética de ligação de um fármaco ao seu receptor, formando o complexo fármaco-receptor, que é capaz de promover o efeito farmacológico. A respeito dos princípios da terapêutica medicamentosa, assinale a alternativa correta.
Quando um fármaco se liga covalentemente a um receptor, estabelece-se um equilíbrio dinâmico que obedece à Lei de Ação das Massas.
A saturação dos receptores ocorre com um número de moléculas do fármaco igual ao número de moléculas do receptor independentemente da afinidade do fármaco.
A redução na concentração de um fármaco é um estímulo para a redução na expressão dos receptores.
A redução na concentração de um fármaco é um estímulo para o aumento na expressão dos receptores.
A redução na concentração de um fármaco não tem nenhuma interferência na expressão dos receptores.
Um paciente com clearance renal de creatinina igual a 120 mL/min recebeu um fármaco X, cujo clearance é igual a 18 mL/min. Se esse fármaco X tem taxa de ligação às proteínas plasmáticas igual a 40%, qual porcentagem do fármaco X é reabsorvida pelos túbulos renais após filtração glomerular?
10
15
25
50
75
A insulina lispro é uma insulina monomérica, produzida por tecnologia recombinante, em que dois aminoácidos situados próximo à extremidade carboxi-terminal da cadeia B tiveram a sua posição invertida. Assinale a alternativa correta acerca da insulina lispro.
A inversão na posição dos dois aminoácidos não interfere de modo algum na ligação da insulina, na sua meia vida circulante ou na sua imunogenicidade.
A ligação da insulina lispro ao receptor de insulina é diferente da insulina regular humana e, por isso, sua meia vida circulante é menor quando comparadas.
Quando injetada por via subcutânea, a insulina lispro dissocia-se rapidamente em formulações hexaméricas, alcançando níveis séricos máximos em duas horas.
A insulina lispro tem ação intermediária.
De todas as preparações comerciais de insulina disponíveis, a insulina lispro é a que exibe maior variabilidade na sua absorção (25%).
A metformina pertence ao grupo de agentes antidiabéticos orais. Assinale a alternativa correta acerca desse assunto.
A metformina e fenformina pertencem à categoria tiazolidinodionas, que constituem uma classe de agentes secretagogos da insulina.
A metformina tem sido prescrita a pacientes com obesidade refratária cuja hiperglicemia é devida à ação ineficaz da insulina, isto é, com síndrome de resistência à insulina, pois é um agente poupador de insulina.
A metformina tem meia vida de 32 horas, liga-se às proteínas plasmáticas e é excretada nas fezes, sob a forma do composto ativo.
A metformina acumula-se em pacientes com insuficiência hepática, provocando hipoglicemia.
Os efeitos tóxicos da metformina são raros; entre eles, foram relatadas erupções cutâneas e hipoglicemia.
A clorpropamida é uma sulfonilureia de primeira geração, que tem como principal ação aumentar a liberação de insulina do pâncreas. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.
A clorpropamida é metabolizada rapidamente no fígado por produtos que conservam todas as atividades biológicas.
A clorpropamida é indicada para pacientes com insuficiência hepática e renal.
A clorpropamida, administrada via oral em doses acima de 500 mg ao dia, não aumenta o risco de icterícia.
A dose de manutenção média da clorpropamida é de 250 mg ao dia, administrada em dose única, pela manhã.
A clorpropamida é bem absorvida. A duração do efeito é relativamente curta, com meia vida de 4 a 5 horas, tornando-se, assim, a sulfonilureia mais segura para uso em diabéticos idosos.
Assinale a alternativa que apresenta o fármaco constituído de escolha para o tratamento da amebíase extraluminal e que se mostra eficaz na erradicação das infecções teciduais intestinais e extraintestinais.
Albendazol
Metronidazol
Levamisol
Tiabendazol
Mebendazol
A ivermectina é a droga
de escolha para o tratamento de infecção por oxiúros, ascaridíase, tricuríase, estrongiloidíase e amebíase.
de escolha para o tratamento de infecções causadas por Schistosoma mansoni.
de escolha para o tratamento de estrongiloidíase e oncocercíase e é alternativa para escabiose.
alternativa para o tratamento de ascaridíase, com taxas de cura superiores a 90% quando administrada durante dois dias.
alternativa para o tratamento da estrongiloidíase e das larvas migrans cutânea.
Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre droga e seu grupo farmacológico.
Primaquina anti-helmíntico
Levamisol antibiótico
Teofilina broncodilatador
Repaglinida antiprotozoário
Suramina antidiabético
Assinale a alternativa que apresenta propriedades gerais em comum dos agentes anti-inflamatórios não-esteroides (AINE).
Todos os AINE, à exceção da nabumetona, são ácidos orgânicos fracos.
A maioria dos AINE é pouco absorvida, e sua biodisponibilidade é significativamente modificada pela presença de alimentos.
A maioria dos AINE não se liga às proteínas.
Nenhum AINE pode ser encontrado no líquido sinovial, mesmo após administrações repetidas.
Os AINE aumentam a sensibilidade dos vasos sanguíneos à bradicinina e à histamina e não afetam a produção de linfocinas pelos linfócitos T.
O captopril, um fármaco inibidor da enzima conversora de angiotensina (ECA), é comumente utilizado no tratamento da hipertensão arterial sistêmica. Entretanto, uma das indicações clínicas mais recentes para o uso desse fármaco é a nefropatia diabética, pois se sabe que o captopril é capaz de prevenir ou retardar o avanço dessa doença renal. Assinale a alternativa que apresenta o mecanismo pelo qual o captopril atua como nefroprotetor.
O captopril aumenta a pressão de filtração glomerular e, consequentemente, melhora o clearance de creatinina e a função renal.
O captopril promove a dilatação da arteríola aferente renal, melhorando o fluxo sanguíneo glomerular e a depuração renal.
Ao inibir a ECA, o captopril induz o acúmulo tecidual de angiotensina I, um decapeptídeo nefroprotetor.
O captopril reduz a proliferação de células mesangiais, ao diminuir os níveis intrarrenais de angiotensina II, um octapeptídeo que atua como fator de crescimento.
Ao inibir a ECA, o captopril diminui a seletividade de filtração e aumenta a permeabilidade glomerular, o que melhora a depuração renal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...